COLISEU E FÓRUM ROMANO – LEGADOS ARQUITETÔNICOS DO IMPÉRIO

A segunda visita que fizemos em Roma foi ao conjunto arquitetônico do Fórum Romano, passando antes pelo Coliseu. Seguimos a pé do monumento a Vitório Emanuelle II até o Coliseu, passando pela Via Dei Fiori Imperial. Nos 800 metros que separam os dois monumentos é possível ver as ruínas do Fórum Romano.

Detalhe do Fórum Romano.

Detalhe do Fórum Romano.

A estátua em homenagem a Julio César também está aí na Via Dei Fiori Imperial. Julio César foi um dos mais importantes líderes político e militar de Roma. Foi através do seu comando que o exército romano conquistou a Gália e estendeu o domínio do Império até o Mar Mediterrâneo, na costa do que é hoje a França.

A estátua de Julio César.

A estátua de Julio César.

Nesse caminho aparece do outro lado da pista, o Fórum de Trajano, com as ruínas do que é conhecido pelo nome de Mercado De Trajano, na realidade um conjunto de edifícios romanos da época imperial, do início do século II (113 d.C.). O Fórum de Trajano foi um dos mais fantásticos da época. O mercado anexo ao Fórum tinha cerca de 150 lojas e equivaleriam aos atuais Shoping Centers.

Detalhe do Mercado de Trajano.

Detalhe do Mercado de Trajano.

No local aparece a Coluna de Trajano, com aproximadamente 30 metros de altura e mais 8 metros de pedestal. A coluna é toda trabalhada em um baixo relevo que conta a história da guerra contra os dácios. No século XVI foi colocado uma estátua de São Pedro no alto da coluna, que permanece até hoje.

A Coluna de Trajano.

A Coluna de Trajano.

O Coliseu é o maior anfiteatro de Roma. Foi eleito como uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e é o maior de todos os monumentos romanos, um símbolo da cidade  e de todo o Império. Denominado Anfiteatro Flaviano, a sua construção foi iniciada por Vespasiano, numa obra que levou entre 8 e 10 anos de construção e que foi concluída entre 70 e 90 d.C. no reinado do Imperador Tito.

O Coliseu Romano.

O Coliseu Romano.

É um dos lugares mais impressionante do mundo. O apelido de Coliseu deve-se à estátua “colossal” do Imperador Nero que ficava no local onde foi construído o anfiteatro. Estima-se que mais de 500 mil pessoas e mais de um milhão de animais morreram nos combates entre homens e animais durante os festivais do Coliseu.

Vista interna do Coliseu com a imagem do subsolo onde ficavam as prisões dos gladiadores, das feras e dos cristãos.

Vista interna do Coliseu com a imagem do subsolo onde ficavam as prisões dos gladiadores, das feras e dos cristãos.

O anfiteatro tem 48 metros de altura e tinha a capacidade de receber até 50 mil pessoas para assistir aos mais variados tipos de espetáculos, com destaque para as lutas entre gladiadores, sacrifícios de cristãos, lutas contras animais, etc. Funcionou como lugar de espetáculos por 400 anos.

Alto relevo mostrando combates entre gladiadores no Coliseu.

Alto relevo mostrando combates entre gladiadores no Coliseu.

Saímos do Coliseu e entramos no Fórum Romano. Uma grande praça retangular onde estão concentradas muitas ruínas e várias construções públicas da Roma Antiga.

Vista geral do Fórum Romano.

Vista geral do Fórum Romano.

Durante muito tempo o Fórum foi o centro da vida pública de Roma, onde aconteciam cerimônias triunfais, eleições, discursos públicos, processos criminais etc.. Era o ponto de encontro mais importante do mundo na sua época.

Detalhes do Fórum Romano.

Colonas coríntias no Templo de Castor e Pólux.

Um dos monumentos mais importantes da área onde fica o Fórum Romano é o magnífico Arco de Constantino, erguido no século IV para comemorar vitórias militares de Constantino. Hoje é um grande complexo arqueológico em permanente escavação e investigação científica.

O Arco de Constantino.

O Arco de Constantino.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Itália e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s