USHUAIA – A CIDADE DO FIM DO MUNDO

14 de fevereiro de 2005

Saímos da Península Valdés e pegamos um voo com 2 horas de duração, de Trelew para Ushuaia, a capital da Terra do Fogo e cidade mais Austral do Planeta, localizada a 55º de latitude sul e a 3.000 quilômetros de Buenos Aires. Por ser a cidade mais a sul do planeta, Ushuaia é apelidada como “A Cidade do Fim do Mundo”, fica em frente ao Canal de Beagle, assim batizado em homenagem ao navio de Charles Darwin, que passou por aí.

Ushuaia - A cidade mais austral do planeta.

Ushuaia – A cidade mais austral do planeta.

Ushuaia fica um pouco isolada no extremo sul da América do Sul. Não existe acesso por trem e apenas uma rodovia chega à cidade, que possui pouco mais de 100 anos de existência e já é um dos principais polos de atração turística da Argentina. Está localizada na Ilha da Terra do Fogo. Possui um paisagem espetacular, com bosques, montanhas, rios, lagos e canais.

A paisagem encantadora nos arredores de Ushuaia.

A paisagem encantadora nos arredores de Ushuaia.

A ilha foi batizada como Terra do Fogo por Fernão de Magalhães, o primeiro europeu a passar por aí, pelo estreito que leva o seu nome e que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico. Tem esse nome em função das fogueiras que eram acesas no litoral, pelos indígenas que habitavam a região. A Ilha da Terra do Fogo é dividida entre a Argentina e o Chile e isso já foi motivo de conflitos históricos entre os dois países.

A cidade e a Baía de Ushuaia.

A cidade e a Baía de Ushuaia.

A ocupação europeia só começou a acontecer na Terra do Fogo em meados do século XIX, as condições climáticas adversas e o isolamento territorial dificultaram essa ocupação. Os indígenas foram sendo gradativamente dizimados por epidemias e doenças contra as quais não tinham defesa imunológica.

Casa típica dos primeiros moradores de Ushuaia.

Casa típica dos primeiros moradores de Ushuaia.

A cidade e Ushuaia cresceu na primeira metade do século XX, em torno de um grande presídio, que foi instalado aí a partir de 1902 e para o qual eram transferidos presos de toda a Argentina. A chegada de novos colonos e funcionários administrativos para o presídio ajudaram a desenvolver a cidade.

Assado de cordeiro, uma tradição da Patagônia.

Assado de cordeiro, uma tradição da Patagônia.

O presídio foi extinto na metade do século XX e o turismo, além dos incentivos governamentais para a ocupação do território da Terra do Fogo, passaram a ser fundamentais para a continuidade do crescimento da cidade, que hoje conta com uma boa infraestrutura turística.

A ilha da Terra do Fogo.

A ilha da Terra do Fogo.

A época ideal para visitar Ushuaia é o verão, quando o clima é mais ameno e os lugares podem ser mais facilmente acessados. Hoje em dia porém, o governo da Argentina e da Província tem feito esforços no sentido de diminuir a sazonalidade do turismo, criando opções para o inverno, com por exemplo, o desenvolvimento de uma boa estação de esqui.

No verão aproveita-se melhor a paisagem de Ushuaia.

No verão aproveita-se melhor a paisagem de Ushuaia.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Argentina e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para USHUAIA – A CIDADE DO FIM DO MUNDO

  1. Claudineia. cardoso disse:

    Queria muito conhecer. A último. Cidades. Do mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s