A EXPECTATIVA SOBRE O PARQUE NACIONAL YELLOWSTONE

07 de maio de 2014

Planejamos entrar no Yellowstone pela Entrada Sul (South Entrance) e por isso escolhemos Jackson Hole como parada base. Assim que chegamos ao hotel descobrimos que a Entrada Sul ainda estava fechada em função de um inverno rigoroso e que demorou a acabar, só abriria três dias após a nossa chegada a Jackson Hole. A solução foi rodar mais 200 milhas através do estado de Idaho, até West Yellowstone no estado de Montana e acessar o Parque pela Entrada Oeste.

A estrada para Idaho já impressionava pela beleza do lugar.

A estrada para Idaho já impressionava pela beleza do lugar.

O Yellowstone foi o Primeiro Parque Nacional implantado no Mundo com recursos governamentais, em 1872. Criou o conceito que se espalhou pelos quatro cantos e ajudou a preservar santuários da natureza, numa época em que políticos, governos e empresas davam muito pouca importância a ideias preservacionistas.

Paisagem do Parque Nacional Yellowstone, próximo à Entrada Oeste.

Paisagem do Parque Nacional Yellowstone, próximo à Entrada Oeste.

É, sem dúvida, o mais bonito e grandioso de todos os Parques Nacionais Americanos. Já estive antes no Parque Nacional do Grand Canyon e no Yosemite, mas o Yellowstone é o que mais impressiona pela variedade e grandiosidade da paisagem. Qualificado pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, ele fica numa área de 8.983 quilômetros quadrados, entre os estados de Wyoming, Montana e Idaho, na região centro-norte dos Estados Unidos, dividido entre as Montanhas Rochosas e as pradarias norte-americanas.

A vida selvagem é abundante no Yellowstone

A vida selvagem é abundante no Yellowstone

A principal característica do Yellowstone é estar sobre uma enorme cratera de um vulcão adormecido, mas que pode acordar a qualquer momento. A atividade geotermal do Yellowstone é uma das maiores do Mundo, com grande concentrações de gêiseres.

Gêiseres e fumarolas se espalham por toda a área do Parque.

Gêiseres e fumarolas se espalham por toda a área do Parque.

Os gêiseres são fenômenos de águas termais que ficam sobre caldeiras vulcânicas, superaquecidas e que “explodem” de vez em quando. Alguns deles possuem intervalos regulares de erupções. O Yellowstone possui centenas deles.

O Yellowstone tem a maior concentração de gêiseres do mundo.

O Yellowstone tem a maior concentração de gêiseres do mundo.

Os fenômenos geotermais dão origem a lagoas coloridas por causa da grande quantidade de enxofre existente nas águas e da ação de bactérias sobre essas águas e isso é também uma grande atração do Parque.

As lagoas coloridas é uma característica das áreas geotermais.

As lagoas coloridas é uma característica das áreas geotermais.

Como a região é cercada de montanhas, os rios se espalham por todos os lados, formando vale profundo e cânions. O Grand Canyon do Yellowstone possui paisagens espetaculares e quedas d’água impressionantes como a Upper Falls e a Lower Falls.

Trecho do Grand Canyon do Yellowstone.

Trecho do Grand Canyon do Yellowstone.

A vida selvagem é outra atração do Parque Nacional Yellowstone. Manadas de bisões (os búfalos americanos que quase foram extintos no século XIX), ursos negros e pardos, alces, cervos e lobos são comuns por aí. Foi o Yellowstone que inspirou o parque em que viviam o Zé Colmeia e o Catatau nos desenhos animados.

Os Ursos pardos estão presentes no Yellowstone.

Os Ursos pardos estão presentes no Yellowstone.

No Parque existem opções para os visitantes como trilhas para caminhadas, mountain bike, canoagem, pesca esportiva, etc. Era tudo isso que esperávamos encontrar por lá e foi o que nos motivou a planejar a viagem.

O Yellowstone é para quem ama a natureza.

O Yellowstone é para quem ama a natureza.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Estados Unidos da América e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para A EXPECTATIVA SOBRE O PARQUE NACIONAL YELLOWSTONE

  1. joaquimnery disse:

    Olá Regina, vou continuar postando sobre o Yellowstone. Acompanhe. Vale a pena. Um abraço.

  2. joaquimnery disse:

    Olá Marilda, vou continuar postando sobre o Yellowstone. Acompanhe. Vale a pena. Um abraço.

  3. Marilda Hoffmann disse:

    Bom dia! Amei o descritivo sobre o Parque Yellowstone, aumentou minha cultura. As fotos, maravilhosas, me senti lá. Conheci os Parques Grand Canyon e Yosemite, fiquei fascinada e vc registra q/ o Yelloswstone te impressionou mais. Realmente n/ vi ursos e bisões mas um cervo veio lamber a minha mão a procura de alimento no Yosemite, foi o máximo, minha colega registrou em foto. Grata por compartilhar seu conhecimento, suas emoções. Marilda ________________________________

  4. Regina Val disse:

    Gostei de conhecer o parque Yellowstone através de você.. Apesar de ter andado por 21 estados dos Estados Unidos, deste parque nunca ouvirá falar. Valeu.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s