QUEBEC – A CIDADE MAIS FRANCESA DAS AMÉRICAS

15 de maio de 2014

A história da Cidade de Quebec se confunde com a do Canadá. É uma das cidades mais antigas do continente. Era uma aldeia de índios Iroqueses quando foi descoberta pelo explorador francês Jacques Cartier e transformada em cidade em 1608 por Samuel de Champlain.

Detalhes da Cidade de Quebec.

Detalhes da Cidade de Quebec.

A Cidade de Quebec é a capital da província do mesmo nome, desde a sua origem se tornou o coração da França nas Américas. Os franceses dominaram toda a área a norte do Rio São Lourenço, até a região dos Grandes Lagos e desceram pelo Vale do Rio Mississipi, até Nova Orleans. Toda essa área foi colônia francesa, até o início do século XVIII quando os ingleses começaram a avançar sobre esses territórios.

A navegabilidade do Rio São Lourenço transformou Quebec numa cidade estratégica.

A navegabilidade do Rio São Lourenço transformou Quebec numa cidade estratégica.

Em 1759 os ingleses derrotaram os franceses na porta de Quebec, numa batalha que ocorreu na Planície de Abraão, fora das muralhas da cidade. A partir daí começou o domínio dos ingleses em toda a Província de Quebec e se estendeu por todo o território onde hoje é o Canadá.

A Cidade de Quebec é a única cidade murada a norte do México.

A Cidade de Quebec é a única cidade murada a norte do México.

Após a independência do Canadá, a ligação de Quebec com a França continuou a ser muito forte. A cidade é o centro político do que se chama Canadá Francês e possui ainda hoje um forte sentimento separatista, que de vez em quando ameaça dividir o Canadá ao meio. Em Quebec se fala francês, apesar do país admitir os dois idiomas como oficiais.

A cidade tem um clima francês no ar.

A cidade tem um clima francês no ar.

A cidade tem um charme parisiense, é formada por uma série de ruelas bastante coloridas e cheias de vida. A arquitetura especial e bela, além da importância histórica fizeram de Quebec um Patrimônio Histórico da Humanidade, num título conferido pela UNESCO em 1985.

Quebec é Patrimônio Histórico da Humanidade.

Quebec é Patrimônio Histórico da Humanidade.

A maior parte da Cidade de Quebec fica no alto de uma colina, de frente para a entrada do Rio São Lourenço, uma artéria vital para o transporte na América do Norte.

O Rio São Lourenço na Cidade de Quebec

O Rio São Lourenço na Cidade de Quebec

O Rio São Lourenço se tornou navegável em toda a sua extensão a partir das grandes obras realizadas com a abertura de canais e sistemas de comportas, permitindo que a hidrovia chegasse até os Grandes Lagos possibilitando o crescimento econômico de toda essa porção sudeste do Canadá e nordeste dos Estados Unidos.

Galerias de arte e lojas transadas na Basse-Ville

Galerias de arte e lojas transadas na Basse-Ville

A cidade está dividida em Cidade Baixa (Basse-Ville) e Cidade Alta (Aute-Ville). O nosso hotel ficava na Cidade Baixa, a primeira parte da cidade que percorremos. Essa é a área mais antiga, porém totalmente recuperada. Nas ruas ao redor do Auberge Saint-Antoine existem inúmeras galerias de arte e lojas de artesanato e de objetos de decoração de muito bom gosto. Passear por aí é uma delícia.

A Place Royale em Quebec.

A Place Royale em Quebec.

A Place Royale, com arquitetura dos séculos XVIII e XIX fica aí bem perto. Já foi o centro político de Quebec e por isso tem grande valor histórico. No centro da praça um busto de Luís XIV lembra a ligação de Quebec com a França e as casas coloridas completam o charme do lugar.

A estátua de Luís XIV na Place Royale.

A estátua de Luís XIV na Place Royale.

Saímos da Place Royale e começamos a subir a escadaria que leva à Cidade Alta. As escadas reformadas possuem uma grande quantidade de lojinhas pelo caminho.

A escadaria que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa em Quebec.

A escadaria que liga a Cidade Alta à Cidade Baixa em Quebec.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Canadá e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para QUEBEC – A CIDADE MAIS FRANCESA DAS AMÉRICAS

  1. Luis disse:

    Muito bom os comentários e observações! Amo o Canadá

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s