LONDRES EM UM DIA

07/01/1992

Saímos para um City Tour que nos deu uma visão panorâmica da cidade. Passamos pelos parques reais e pelas principais ruas de Londres, com destaque para a Trafalgar Square, Hyde Park e Oxford Street.

A Trafalgar Square

A Trafalgar Square

A Trafalgar Square é uma área muito agitada, com multidões circulando dia e noite pelos bares, restaurantes e teatros que existem por aí. O centro da praça é um grande ponto de encontro e de manifestações públicas. É o principal ponto de comícios e manifestações públicas de Londres

Trafalgar Square - Foto em 2012

Trafalgar Square – Foto em 2012

Tivemos uma visão externa do Parlamento e do Big Ben, um dos maiores símbolos de Londres. O famoso relógio foi inaugurado em 1859, no apogeu do Império Britânico. A Tower Clock, a torre onde fica o Big Ben está ao lado do Palácio de Westminster, no prédio do parlamento britânico, ás margens do Rio Tâmisa.

O prédio do parlamento britânico

O prédio do parlamento britânico

Big Ben na realidade não é o nome do relógio e sim do sino de 14 toneladas que fica na Torre e que é acionado a cada hora pelo grande relógio. O apelido é uma homenagem a Sir Benjamin Hall, ministro de obras públicas da Inglaterra no período da inauguração do relógio e que foi o responsável pela obra.

O Big Ben

O Big Ben

A torre onde fica o relógio possui 106m de altura e cada uma das faces têm diâmetros de 7,5m. O ponteiro dos minutos mede 4,26m. As visitas à Torre são proibidas, mas é permitido visitar os salões do Parlamento.

O Big Ben

O Big Ben

O Palácio de Westminster, ou Casa do Parlamento britânico começou a adquirir o formato atual em meados do século XIX, após o grande incêndio de 1834 que destruiu boa parte do antigo palácio. A partir daí começou a ser reconstruído. No local já existiam palácios desde o século XI, na Idade Média.

O Prédio do Parlamento Britânico

O Prédio do Parlamento Britânico

O Palácio possui várias torres, a mais alta é a Victoria Tower, com 98m de altura. Na parte interna ficam as Câmaras do Parlamento Britânico: A Câmara do Lordes e a Câmara dos Comuns.

O Parlamento Britânico

O Parlamento Britânico

Ao final do tour fomos assistir à troca da guarda no Palácio de Buchinghan, uma tradição milenar que hoje em dia assume ares folclóricos e de atração turística.

A Troca da Guarda no palácio de Buckingham

A Troca da Guarda no palácio de Buckingham

A Troca da Guarda acontece diariamente na frente do Palácio de Buckingham. Existem horários específicos e é possível ver do lado de fora dos portões. Centenas de turistas ficam apinhados atrás das grades para pegar a melhor foto da cerimônia.

O Palácio de Buckingham

O Palácio de Buckingham

Visitamos também a Casa da Guarda onde os soldados estavam impecavelmente vestidos e posavam para fotografias.

A Casa da Guarda

A Casa da Guarda

O Palácio de Buckingham é a residência e o escritório da monarquia. É aí que acontecem a maior parte das solenidades oficiais da família real. No Palácio trabalham cerca de 300 pessoas.

O Palácio de Buckingham

O Palácio de Buckingham

Continuamos sozinhos e fomos até o Museu de Cera Madame Toussaud. As esculturas de cera impressionam pela perfeição e parecem estar vivas. Às vezes confundimos visitantes com esculturas e vice-versa.

Museu de Cera Madame Toussaud

Museu de Cera Madame Toussaud

No Museu aparecem inicialmente personalidades do Mundo contemporâneo como: Martina Navratilova, Michael Jackson, Pavarotti, Chair, Silvestre Stalone, James Jean, Marylin Monroe, Elvis Presley e outros. Depois aparecem personagens históricos representativos da Inglaterra e personagens da política contemporânea. O Museu conta também como foram feitas as primeiras peças a partir das cabeças guilhotinadas pela Revolução Francesa. Os personagens históricos mais antigos foram esculpidos a partir de quadros onde os mesmos eram retratados pela Lady Tussaud.

Martina Navratilova no Museu de Cera da Madame Toussaud

Martina Navratilova no Museu de Cera da Madame Toussaud

Saímos do Museu de taxi em direção à Tower Bridge, onde subimos na torre e tivemos uma boa vista do Rio Tâmisa e de uma parte de Londres. A Ponte da Torre é o maior símbolo da cidade. A ponte foi inaugurada em 1894 e é uma das mais famosas do mundo. As partes centrais se elevam para permitir a passagem de grandes navios, formando um vão de até 42m de altura.

A Tower Bridge

A Tower Bridge

Ao sair da Torre fomos até o Castelo da Torre de Londres, uma das principais atrações turísticas da cidade, fica localizada bem perto da London Bridge, do Rio Tâmisa e do centro financeiro da cidade.

A famosa ponde de Londres sobre o Rio Tâmisa

A famosa ponde de Londres sobre o Rio Tâmisa

A Torre foi fundada em 1078, por Guilherme, O Conquistador. Foi Guilherme quem ordenou a construção da Torre Branca, o embrião de todo o complexo. Ao longo dos séculos, a Torre passou por várias modificações, sempre com o objetivo de torná-la mais segura. Foram implantados fossos e muralhas sucessivas, que faziam da Torre, uma fortificação imbatível.

O Castelo da Torre

O Castelo da Torre

A Torre foi prisão e local de tortura, além de execuções. Uma das mais importantes execuções que aconteceu aí foi a decapitação de Ana Bolena, uma das mulheres de Henrique VIII.

A Torre de Londres

A Torre de Londres

A Torre Branca é o centro do complexo, hoje foi transformada em museu e o seu acervo é formado por armaduras e armas do Império Britânico. Destacam-se armaduras de Henrique VIII e outros reis da Inglaterra.

A Torre de Londres

A Torre de Londres

É aí no museu da Torre Branca que aparecem as Joias da Coroa britânica. Esse tesouro é o principal destaque do complexo. Algumas dessas joias da Coroa são utilizadas em cerimônias oficiais, inclusive na coroação dos novos monarcas. Não pudemos visitar pois as joias da Rainha, estavam em limpeza.

O Castelo da Torre

O Castelo da Torre

Ao sairmos do Castelo fomos de ônibus até a Catedral de Saint Paul, sede da Igreja Anglicana, obra prima da renascença, onde se casou o Príncipe Charles coma Lady Di. A Catedral impressiona pelo porte e pelos detalhes da sua nave.

A Catedral de Saint Paul

A Catedral de Saint Paul

A Catedral foi totalmente destruída por um incêndio em 1666 e depois reconstruída com um novo projeto do mais importante arquiteto inglês do século XVII, Christopher Wren.

A Catedral de Saint Paul

A Catedral de Saint Paul

O Domo principal tem 110m de altura, é o segundo mais alto do mundo, perdendo apenas para o de São Pedro no Vaticano. A Catedral é espaçosa e possui uma nave distribuída em cruz. Foi aqui na Catedral de Saint Paul que aconteceu o casamento do Príncipe Charles com Lady Diana Spencer.

O Domo principal da Catedral de Saint Paul

O Domo principal da Catedral de Saint Paul

Seguimos a Oxford Street a pé e compramos algumas lembranças para as meninas.

Fachada de loja na Oxford Street.

Fachada de loja na Oxford Street.

Fomos jantar num restaurante do centro de Londres e voltamos para o hotel, onde escrevemos postais e fomos dormir, pois amanhã a maratona continua.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Inglaterra e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s