BRUGES, A VENEZA DO NORTE

09/01/1992

Saímos de Londres às 7:30h da manhã em direção a Dover, onde pegamos um excelente Ferry-Boat em direção a Calais. Daí seguimos em direção ao norte da Bélgica, para Bruges, passando por Dunkerque, um importante centro industrial.

Atravessando o Canal da Mancha

Atravessando o Canal da Mancha

Bruges fica bem próximo ao litoral, é um dos principais centros turísticos da Bélgica. Uma antiga cidade medieval que foi um dos primeiros centros de comércio do norte da Europa, entre os séculos XII e XVI. Foi por lá que começaram a surgir os sindicatos de comerciantes que dominaram a economia europeia durante o final da Idade Média. Fazia uma conexão comercial com Veneza e era a ligação direta entre o Mar Mediterrâneo e o Mar do Norte.

Os canais de Bruges

Os canais de Bruges

O comércio de tecido a partir do século XIII fez a cidade crescer e prosperar muito naquela época, por mais de 200 anos, período conhecido como a Idade do Ouro de Bruges.

A arquitetura de Bruges é um tesouro.

A arquitetura de Bruges é um tesouro.

Os mercadores de Bruges ficaram famosos, também pelas mansões pomposas que construíram. O Centro Histórico é maravilhoso, formado por ruas sinuosas e com construções medievais espetaculares.

As casas lembram Amsterdam

As casas lembram Amsterdam

A arquitetura local se assemelha muito à de Amsterdam, possuindo inclusive canais por todos os lados, o que lhe dá o título de “Veneza do Norte”. Destaca-se o Canal do Amor. Existem vários passeios de barco, onde pode-se visitar até cidades vizinhas em caminhos charmosos pelos campos da Bélgica cheios de moinhos nas margens dos canais.

Os canais estão por todos os lados.

Os canais estão por todos os lados.

Passeamos pela cidade durante uma hora e meia, foi muito pouco tempo. Vimos as torres da prefeitura, uma das mais antigas da Bélgica, um tesouro da arquitetura gótica e da Catedral e a Igreja Heiling Bloed Basiliek onde existe como relíquia, um frasco com gotas do sangue de Cristo. Não tivemos a chance de visita-la, pois estava fechada.

Torre símbolo de Bruges.

Torre símbolo de Bruges.

Chegamos em Bruxelas, a capital da Bélgica, às 19 horas. Bruxelas é também considerada a capital da Europa, pois é a sede da união Europeia. Fomos direto para a Grand Place, uma magnífica praça do século XVII, com prédios belíssimos e uma iluminação fantástica.

A Grand Place de Bruxelas

A Grand Place de Bruxelas

Um dos símbolos de Bruxelas é a estátua do Menino Fazendo Xixi (Manneken Pis). A que se encontra aí perto da Praça é uma réplica. A original foi esculpida em 1619, por Jeromy Duquesnoy, O Velho.

O menino Fazendo Xixi de Bruxelas

O menino Fazendo Xixi de Bruxelas

Fomos nos hospedar no Hotel Scheers, que não é dos melhores. Descobrimos que Bruxelas era apenas uma passagem no nosso roteiro, um caminho para chegarmos à Suíça.

As ruas estreitas próximas à Grand Place são cheias de restaurantes. A disputa pelos clientes faz com que os restaurantes coloquem enormes vitrines em frente à porta, com peixes e frutos-do-mar expostos ao ar livre em bancas de gelo

As vitrines de peixes e frutos-do-mar

As vitrines de peixes e frutos-do-mar

Escolhemos o Restaurante Parnassos, de culinária grega, com música ao vivo e muito bem decorado. O serviço e a qualidade do restaurante eram excelentes. Quando fomos identificados como brasileiros, os músicos começaram a tocar País Tropical de Jorge Ben Jor. Adoramos.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Bélgica e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para BRUGES, A VENEZA DO NORTE

  1. Estive recentemente, maravilhosa!!

  2. É uma viagem de sonhos. Deve ser muito bom. A pessoa obtém cultura, se diverte e se renova.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s