O VATICANO E A BASÍLICA DE SÃO PEDRO

17/01/1992

A terceira parada foi na Praça de São Pedro (Estado do Vaticano). O Vaticano é um Estado soberano governado pelo Papa, que se torna portanto um monarca absoluto. É o menor Estado do mundo, com 430 mil metros quadrados e apenas cerca de 800 moradores. Apesar disso possui o seu próprio correio, banco, moeda e sistema judiciário.

A chegada ao Estado do vaticano.

A chegada ao Estado do vaticano.

A melhor forma de chegar ao Vaticano é pela Praça São Pedro, em frente à Basílica de São Pedro. A Praça foi criada por Bernini entre 1656 e 1667 em estilo clássico com toques de barroco. No centro da Praça existe um obelisco egípcio com 40 metros de altura colocado ali desde 1585.

A chegada à Praça de São Pedro

A chegada à Praça de São Pedro

Tem capacidade para 200 mil pessoas e é rodeada por 284 colunas dóricas em forma de elipse, que sustentam 140 estátuas de santos e Papas. No centro aparece um enorme obelisco egípcio ladeado por duas fontes. Há um corredor largo entre as colunas onde podem passar carros e pessoas. É aí na Praça que o Papa celebra a Missa Pontifícia.

As colunas dóricas, os santos e os Papas.

As colunas dóricas, os santos e os Papas.

Seguimos até a Basílica de São Pedro, o maior templo da Igreja Católica e que impressiona pela sua grandiosidade. O projeto arquitetônico e o acompanhamento da obra de engenharia foi de Michelangelo.

A Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro

A Basílica é a mais importante igreja católica do mundo e atrai peregrinos e turistas o ano inteiro. Ocupa uma área de 2,3 hectares possui 186 metros de extensão e pode abrigar até 60 mil devotos.

A Praça de São Pedro

A Praça de São Pedro

Muitos dos artistas do renascimento contribuíram para a construção da Basílica de São Pedro. Destacam-se o Domo criado por Michelangelo e os detalhes arquitetônicos de Bernini.

A Basílica de São Pedro

O Domo da Basílica de São Pedro

A cúpula da Igreja chega a uma altura de 133 metros e as pessoas parecem formigas dentro dela. Impressionam também os mosaicos de mármore imitando pinturas. A Igreja levou 17 anos para ser erguida e 200 anos para ser decorada. Visitamos o túmulo de São Pedro, a estátua em bronze de São Pedro, a Porta da Paz e outra obra prima de Michelangelo, a Pietá, criada em 1499 quando o artista tinha 23 anos de idade e que representa Jesus nos braços da Virgem Maria e é considerada uma das melhores representações da anatomia humana já feita pela arte. A leveza e sensualidade são visíveis na Pietá.

A Pietá de Michelangelo.

A Pietá de Michelangelo.

Atrás da Basílica aparece o Museu do Vaticano, onde fica a Capela Sistina e um dos acervos de arte mais importantes do Mundo, com peças gregas e romanas, além de clássicos do renascentismo com obras de Rafael, Michelangelo e Leonardo Da Vinci.

Corredor no Museu do Vaticano.

Corredor no Museu do Vaticano.

Continuamos o tour até os Museus do Vaticano, são sete quilômetros de museus. Percorremos apenas três. Vimos a sala dos tapetes pintados por Rafael e confeccionados por artesãos flamengos. A galeria dos mapas com afrescos no teto, com uma técnica tridimensional, a galeria das relíquias históricas com esculturas romanas, geralmente cópias de esculturas gregas, que têm mais de 2 mil anos.

Escultura no Museu do Vaticano

Escultura no Museu do Vaticano

Na Capela Sistina apreciamos os trabalhos mais representativos da pintura de Michelangelo. O teto e o grande painel sobre o Juízo Final. Na saída da Capela Sistina passamos pela Biblioteca e pelos Tesouros do Vaticano, formado por peças ricas onde destacam-se diamantes, rubis, pérolas, esmeraldas, porcelanas, ébano, marfim, ouro, prata e história. As peças foram presenteadas ao Vaticano ao longo dos séculos.

A Capela Sistina

A Capela Sistina – Internet

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Itália e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s