AS PRIMEIRAS IMPRESSÕES SOBRE BARCELONA

21/01/1992

Saímos de Nice às 8h da manhã com destino a Barcelona. Seguimos pela Rota do Sol que costeia todo o sul da França e tivemos uma visão panorâmica da paisagem dessa região. O dia estava muito frio e uma forte névoa cobria a paisagem dificultando a visão. A agricultura desta região do Sul da França está fundamentada no cultivo da uva, mas a principal atividade econômica é o turismo, sobretudo no verão. Almoçamos na estrada e chegamos a Barcelona às 18h, onde nos alojamos no Hotel Atenas.

As ruas movimentadas de Barcelona

As ruas movimentadas de Barcelona

Barcelona é a capital da Comunidade Autônoma da Catalúnia, a segunda maior cidade da Espanha e uma das maiores da Europa, rivaliza com Madri. Possui um governo próprio integrado à Espanha. Os catalões não se consideram espanhóis, possuem um sentimento regionalista muito forte, marcado por um idioma próprio, o Catalão.

A bandeira da Catalúnia

A bandeira da Catalúnia

A cidade apesar de antiga é essencialmente jovem de espirito e um dos principais centros de difusão cultural do país. A presença do Mediterrâneo contribui para essa áurea descontraída de Barcelona. Dedica-se basicamente à indústria e ao turismo, sendo também um importante porto do Mediterrâneo, numa área conhecida como Costa Brava. Aqui o idioma oficial é o Catalão.

A cidade é jovem e bastante movimentada.

A cidade é jovem e bastante movimentada.

No centro da Cidade Velha fica Las Ramblas, entre a Praça da Catalunha e o antigo porto de Barcelona. Uma das mais famosas ruas da Europa, coberta de árvores dos dois lados e cheia de vida o tempo inteiro.

Las Ramblas

Las Ramblas

Ao lado de Las Ramblas fica o Bairro Gótico com centenas de ruelas e ao final da rua aparece o monumento a Cristóvão Colombo ao lado da Marina. O monumento fica no local onde Colombo desembarcou em 1493 retornando da América e levando consigo seis índios caribenhos. Toda essa área foi bastante recuperada para os Jogos Olímpicos de 1992, que repaginou a cidade.

O monumento dedicado a Cristóvão Colombo

O monumento dedicado a Cristóvão Colombo

Saímos do hotel e seguimos de metrô até a Praça Catalúnia onde fomos até a loja de departamentos El Corte Inglês, para fazer algumas compras, pois já estávamos na reta final da viagem. Ao sairmos estava chovendo bastante, voltamos ao hotel onde jantamos e fomos dormir.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Espanha e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s