BARCELONA ERA UM CANTEIRO DE OBRAS ATRASADAS EM 1992

22/01/1992

Saímos para um city tour às 9h da manhã, com a guia Lolita. Uma das situações curiosas em viagens é como as condições do tempo atmosférico interfere no humor e na satisfação que temos sobre elas. Os dias que passamos em Barcelona estavam frios e muito chuvosos e a impressão que tivemos da cidade não foi das melhores. Voltei a Barcelona outras vezes e amei a cidade, que é um dos principais destinos turísticos do Mundo.

Barcelona hoje. Moderna e vibrante.

Barcelona hoje. Moderna e vibrante.

Fizemos uma visita panorâmica a Barcelona. Uma cidade planejada, com traçado ortogonal e de fácil circulação. A cidade estava sendo preparada para as Olimpíadas de 1992. Seguimos até o local onde serão realizados muitos dos jogos e onde estava sendo construída a Vila Olímpica.

A Vila Olímpica estava sendo construída.

A Vila Olímpica estava sendo construída.

Barcelona era um canteiro de obras atrasadas e a impressão que tivemos era de que as coisas não estariam prontas em junho. A cidade é cercada por duas colinas que servem de mirantes. O Montjuic é uma dessas colinas, fica perto do porto. No alto da colina existe uma antiga fortaleza militar.

A cidade era um canteiro de obras atrasadas.

A cidade era um canteiro de obras atrasadas.

As maiores atrações de Barcelona ficam por conta da arquitetura modernista que domina vários pontos da cidade e são destaques mundiais.

O maravilhoso trabalho de Miró nas ruas de Barcelona

O maravilhoso trabalho de Miró nas ruas de Barcelona

Visitamos a Catedral da cidade construída em estilo gótico, em cima de antigas muralhas romanas. São destaques da catedral, o órgão gigantesco, o coro central e as capelas laterais em estilo barroco.

A Catedral de Barcelona

A Catedral de Barcelona

Seguimos até a Igreja da Sagrada Família, a construção mais bela de Barcelona, possui 8 torres imponentes em estilo neogótico e com trabalhos de fachada diferentes de tudo que tínhamos visto até então.

A surpreendente Sagrada Família

A surpreendente Sagrada Família

É a obra de Gaudí mais enigmática e símbolo maior de Barcelona. A construção começou em 1883 e não foi concluída até hoje, sendo que a obra somente foi interrompida durante a Guerra Civil Espanhola.

A Igreja da Sagrada Família de Barcelona

A Igreja da Sagrada Família de Barcelona

Durante a construção, enquanto Gaudí ainda era vivo ele ia improvisando à medida que a Catedral ia ganhando forma. Gaudí viveu internado na obra da Catedral durante 16 anos. Quando morreu somente uma torre da Sagrada Família havia sido concluída. As outras torres foram sendo construídas seguindo o projeto original.

A eterna igreja inacabada.

A eterna igreja inacabada.

A parte mais completa da Catedral é a Fachada da Natividade, que foi concluída em 1904. O estilo é completamente diferente da fachada oposta (Fachada da Paixão). Hoje a obra continua com recursos de doações dos fiéis.

Os detalhes maravilhosos da Sagrada Família.

Os detalhes maravilhosos da Sagrada Família.

Almoçamos paella com todo o grupo e brindamos a despedida da excursão. À tarde seguimos até o centro da cidade onde fomos até a Galeria Preciados, uma das lojas de departamentos mais famosas da Espanha e compramos algumas lembranças para as meninas. Voltamos para o hotel e fomos dormir. No dia seguinte seguiremos para Madri.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Espanha e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para BARCELONA ERA UM CANTEIRO DE OBRAS ATRASADAS EM 1992

  1. joaquimnery disse:

    Gerson,

    Obrigado pelos elogios e pelo incentivo que muito me envaidecem. Vou levar tudo isso em consideração.

    Um abraço.

  2. Prezado Joaquim Nery! As tuas lembranças globais são, indiscutivelmente, muito edificantes. A propósito destas recordações que nos remete através do site, gostaria de incentivá-lo a que publicasse um livro bem ilustrado com elas, detalhando-as com todas as perspectivas da tua filmadora. É uma ideia que lhe exponho e tenho certeza, tal obra, faria um grande sucesso pelos quatros cantos do mundo.
    Antecipadamente, agradeço-lhe pelos posts, e almejo-te uma sincera repercusão fotográfica nestas romarias as quais tem se aventurado.
    Meu cordial abraço e muito sucesso a ti.
    Gerson A. Gastaldi – escritor, psicólogo e poeta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s