TOLEDO, UM RESUMO DA ESPANHA MEDIEVAL

25/01/1992

Saímos às 8h da manhã em uma excursão opcional feita pela Julia Turismo para a pequena cidade de Toledo, localizada na região de Castela e La Mancha, a 70 km de Madri. Os moinhos e Castelos Medievais da região de La Mancha foram imortalizados por Cervantes, nas aventuras épicas de D. Quixote de La Mancha.

A cidade de Toledo no alto da colina.

A cidade de Toledo no alto da colina.

Toledo é o principal destino turístico de Castela e La Mancha. A cidade possui uma infinidade de monumentos históricos que representam uma mistura de estilos com influências de culturas muçulmana, cristã e judaica. Pode ser explorada a pé.

As ruas estreitas de Toledo.

As ruas estreitas de Toledo.

Fica no alto de uma colina de onde se tem uma vista do Rio Tejo, aquele que desemboca em Lisboa. A cidade possui ainda as muralhas originais. Aí viveram, na idade media, cristãos, muçulmanos e judeus. Foi sucessivamente ocupada pelos visigodos, árabes e romanos, que deixaram marcas culturais na arquitetura e nos costumes da cidade.

A influência árabe está presente na arquitetura de Toledo.

A influência árabe está presente na arquitetura de Toledo.

Seguimos andando pelas ruas estreitas até a Catedral que aparece no alto da colina. A Catedral é grandiosa, está localizada numa praça pequenina que não nos permite uma visão confortável do seu esplendor. Começou a ser construída em 1226 e a sua conclusão data de 1493. O longo Período de construção deu à Catedral de Toledo diferentes estilos arquitetônicos, predominando na área externa o Gotico-francês.

A Catedral fica espremida numa praça pequena.

A Catedral fica espremida numa praça pequena.

É uma antiga igreja gótica com altares em estilos barroco e rococó. São destaques da igreja a sacristia, onde existe uma grande coleção de quadros de El Greco, que viveu em Toledo no século XVI. No interior da Catedral destaca-se o trabalho rebuscado do grande coro central com dois órgãos imponentes, com entalhes em madeira retratando a vitória dos reis católicos sobre os muçulmanos de Granada.

A maravilhosa Catedral de Toledo.

A maravilhosa Catedral de Toledo.

Ao sairmos da igreja, visitamos o Mosteiro de San Juan de Los Reyes, a Igreja de São Tomé (onde existe um belo quadro de El Greco) e a Sinagoga Santa Maria La Blanca, o maior exemplo da integração cultural entre muçulmanos e judeus de Toledo, construída no século XII, possui no interior excelentes exemplos de arcos mudéjar, de arquitetura muçulmana, em forma de ferradura. A sinagoga judáica foi transformada em igreja católica em 1405.

A Sinagoga Santa Maria La Blanca

A Sinagoga Santa Maria La Blanca

Dentre os monumentos, destaca-se o Castelo de Alcázar, palácio fortificado de Carlos V, erguido em local onde existiram fortalezas romanas no passado.

O Castelo do Alcázar

O Castelo do Alcázar

Dentre os inúmeros museus de Toledo destaca-se o Museu Santa Cruz, onde é Possível ver obras de El Greco. El Greco veio para Toledo em 1577 para pintar a peça do altar do Convento de Santo Domingo. Encantou-se com a cidade e ficou por aí, onde pintou várias obras de cunho religioso. El Greco está intimamente ligado a Toledo, onde morreu em 1614.

O centro de Toledo.

O centro de Toledo.

No centro de Toledo existem inúmeras lojas de artesanato e lembranças típicas da região, como espadas e armaduras medievais.

As lojas de artesanato estão por toda parte.

As lojas de artesanato estão por toda parte.

Continuamos a pé pelas ruelas da cidade até a ponte do século XVI sobre o Rio Tejo. Seguimos até uma fábrica de artesanato mudéjar herdado dos árabes e feito com incrustações de metais preciosos no aço, com motivos árabes. Assistimos a uma demonstração da técnica artesanal e retornamos a Madri.

A ponte sobre o Rio Tejo.

A ponte sobre o Rio Tejo.

Almoçamos no McDonald’s e voltamos ao hotel para preparar as malas, pois no dia seguinte seguiremos de volta para o Brasil.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Espanha e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para TOLEDO, UM RESUMO DA ESPANHA MEDIEVAL

  1. Anônimo disse:

    vale a comer en Mc Donalds muy bien,podias comer algo tipico del pais .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s