OS FÓRUNS IMPERIAIS

Chegamos aos Fóruns Imperiais pelo Fórum de Trajano, um dos mais bem preservados no conjunto das ruínas romanas. O Fórum de Trajano começou a ser construído em 107d.C., para comemorar a conquista da Dácia, atual Romênia e foi o mais ambicioso da época, com um grande templo e duas grandes bibliotecas.

O Fórum de Trajano

O Fórum de Trajano

Ao lado do Fórum aparece o Mercado De Trajano, um conjunto de edifícios romanos da época imperial, que fica ao lado do Fórum e data do início do século II (113 d.C.).

O Mercado de Trajano - Precursor dos Shopping Centers

O Mercado de Trajano – Precursor dos Shopping Centers

Os Mercados de Trajano equivaleriam na Roma Antiga aos atuais Shopping Centers. No local havia cerca de 150 lojas, onde se vendia de tudo, sedas, especiarias orientais, frutas, carne, peixes, etc. Trajano distribuía aí também uma ração gratuita de milho para as pessoas pobres, no período da República, com o objetivo de comprar votos. Foi o “Bolsa Família” de Trajano.

A Coluna de Trajano entre as bibliotecas.

A Coluna de Trajano entre as bibliotecas.

O maior destaque do local é a monumental Coluna de Trajano, com aproximadamente 30 metros de altura e mais 8 metros de pedestal, situada entre as duas bibliotecas. A coluna é toda trabalhada em um baixo relevo em espiral, contando a história da guerra do Imperador Trajano contra os dácios. No século XVI foi colocado uma estátua de São Pedro no alto da coluna, que permanece até hoje.

Detalhes do relevo da Coluna de Trajano.

Detalhes do relevo da Coluna de Trajano.

Em frente aos Mercados de Trajano aparece um dos mais imponentes monumentos da Roma mais moderna o Monumento a Vittorio Emanuelle, construído de 1885 a 1911 em homenagem ao primeiro Rei da Itália unificada. Vittorio Emanuelle é um herói nacional e um nome onipresente. É nome das principais avenidas e praças de quase todas as cidades italianas.

O Monumento a Vittorio Emanuelle

O Monumento a Vittorio Emanuelle

Seguimos a pé pela Via Dei Fiori Imperiali de onde se tem uma vista panorâmica dos Fóruns Romanos. O primeiro é o Fórum de César, construído pelo Imperador Júlio César para desafogar o movimento dos Fóruns Romanos, numa espécie de expansão e requalificação urbana da época. Hoje restam poucos vestígios intactos do Fórum de César.

Colunas corintias no Fórum de César

Colunas corintias no Fórum de César

Logo em seguida vem, o Fórum Romano. Uma grande praça retangular onde estão concentradas muitas ruínas e várias construções públicas da Roma Antiga. Durante muito tempo o Fórum foi o centro da vida pública de Roma, onde aconteciam cerimônias triunfais, eleições, discursos públicos, processos criminais etc.. Era o ponto de encontro mais importante do mundo na sua época. Hoje é um grande complexo arqueológico em permanente escavação e investigação científica.

As ruínas do Fórum Romano

As ruínas do Fórum Romano

Continuamos andando e quase sem querer, passeando pela Via dos Fóruns Imperiais, encontramos a Igreja de Cosme e Damião que existe aí na região dos Fóruns Romanos, atrás do Templo de Rômulo. Era o dia dos santos gêmeos. A comemoração na Itália se dá no dia 26/09 e não no dia 27, como no Brasil.

A Igreja de São Cosme e São Damião em Roma

A Igreja de São Cosme e São Damião em Roma

Entramos na igreja para rezar. Haviam dois músicos baianos fazendo homenagens a Cosme e Damião, com toques de atabaque no claustro da Igreja. O sincretismo religioso da Bahia invadiu os Fóruns Romanos.

Detalhes dos santos gêmeos no mosaico no altar

Detalhes dos santos gêmeos no mosaico no altar

No subsolo da Igreja milenar, estão os túmulos dos restos mortais de Cosme e Damião. É um local de peregrinação e de forte devoção.

O túmulo dos santos gêmeos.

O túmulo dos santos gêmeos.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Itália e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s