SICÍLIA – UMA TERRA DE MUITOS POVOS

27/09/2014

Saímos de Roma para Palermo, capital da Sicília, a maior ilha do Mediterrâneo, num voo de 1,5 horas de duração e carregados de expectativa para conhecer esse pedaço da Itália, que até então era muito novo para nós. Iríamos começar ali a segunda e mais importante parte da viagem.

A Sicília é a maior ilha do Mediterrâneo

A Sicília é a maior ilha do Mediterrâneo

A Sicília é a ilha que a “bota” da Itália chuta. Fica no meio do Mar Mediterrâneo, no extremo sul da Europa e bem pertinho da África. A sua localização geográfica estratégica fez com que a Sicília fosse invadida por quase todas as grandes civilizações do Mundo Antigo ou mesmo na Idade Média e na Idade Moderna.

As ruínas gregas são comuns na Sicília.

As ruínas gregas são comuns na Sicília.

Os conquistadores da Sicília chegavam e saíam quando eram substituídos por outros. O resultado disso foi um grande mosaico cultural, que está representado e é visível no seu povo, na sua cultura, na língua, na arte, nos costumes, na culinária e na sua arquitetura. O Siciliano é mais siciliano que italiano. É comum encontrarmos pelas ruas pessoas falando siciliano, um dialeto local.

O símbolo da Sicília

O símbolo da Sicília

Quem primeiro deixou grandes marcas na Sicília, foram os gregos, que ocuparam a região nos séculos VI e V a.C, formando a região da Magna Grécia. As ruínas gregas existentes nas cidades da Sicília estão entre as melhores do mundo.

O anfiteatro grego de Taormina.

O anfiteatro grego de Taormina.

Os romanos ocuparam o lugar a partir do século III a.C., seguidos pelos povos bárbaros (vândalos e ostrogodos), depois foi a vez dos bizantinos.

O teatro romano de Siracusa.

O teatro romano de Siracusa.

Na Idade Média, entre os séculos IX a XI a região foi ocupada por árabes, que influenciaram muito as artes e a arquitetura. Os normando chegaram no século XI e somente a partir daí a Sicília virou Sicília, uma terra de muitos povos, que hoje possui aproximadamente 5,2 milhões de habitantes.

A arquitetura árabe e normanda se misturam em Palermo.

A arquitetura árabe e normanda se misturam em Palermo.

A ilha tem um litoral extenso com praias belíssimas. O interior é montanhoso e íngreme, com pequenas cidades isoladas do mundo. Possui um clima árido, Temperado Mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos suaves e úmidos.

Cefalú, um dos destaques do litoral da Sicília.

Cefalú, um dos destaques do litoral da Sicília.

A ilha é circundada pelo Mar Mediterrâneo, que ao norte da Sicília se subdivide em Mar Tirreno e a leste em Mar Jônico. Um dos destaques da geografia siciliana é o Monte Etna, um dos vulcões mais ativos do Planeta, cuja lava fertilizou os solos da Sicília o que facilita a agricultura.

O Monte Etna, um dos destaques da Sicília.

O Monte Etna, um dos destaques da Sicília.

As características da Sicília, suas cores, sabores, paisagem ímpar e cultura peculiar, fazem dessa região uma das mais visitadas da Itália, recebendo anualmente milhões de turistas do mundo inteiro. O turismo é uma das suas principais atividades econômicas da região.

Na Sicília o verão é mais longo e isso atrai muita gente.

Na Sicília o verão é mais longo e isso atrai muita gente.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Itália e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para SICÍLIA – UMA TERRA DE MUITOS POVOS

  1. Marilda Hoffmann disse:

    Sou fã seus relatos. Conheço várias cidades da Itália mas na Cecília nunca estive, com seu parecer aguçou minha vontade de conhecer a Ilha .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s