PALERMO – A CAPITAL DA MÁFIA SICILIANA

27/09/2014 A chegada a Palermo impressiona desde a janela do avião. O mar azul, absolutamente transparente é interrompido por falésias brancas, próximas à capital da Sicília, estabelecendo o contraste entre a dramaticidade do relevo da ilha e a beleza do seu litoral.

A chegada a Palermo.

A chegada a Palermo.

São aproximadamente 30 km desde o aeroporto até a cidade. Chegamos a Palermo e fomos nos hospedar no Hotel Palace Politeama, um hotel antigo, no coração da cidade, numa localização espetacular. De lá dar para fazer muita coisa a pé.

O Politeama Hotel.

O Politeama Hotel.

O hotel fica em frente ao belo Teatro Politeama Garibaldi, na Praça Ruggero Settimo, um dos ícones de Palermo. O prédio do teatro possui uma arquitetura bonita e a fachada é valorizada por uma imponente quadriga. Deixamos as malas no hotel e fomos aproveitar a tarde.

O Teatro Politeama Garibaldi

O Teatro Politeama Garibaldi

Pegamos um ônibus de turismo da City Sightseeing, aí nas proximidades do hotel, que faz circuitos panorâmicos pela cidade, com locução em vários idiomas, inclusive em português e que o turista pode descer ou subir onde quiser, quantas vezes quiser e esperar o ônibus seguinte. Como tínhamos pouco tempo em Palermo essa seria a maneira mais fácil de ver mais em menos tempo. Esses ônibus São sempre uma boa alternativa. Pode-se comprar um ticket para dois dias e foi o que fizemos.

DSC_8756

Circulando por Palermo

Palermo é a capital, e um resumo da Sicília. A variedade arquitetônica e cultural é reflexo de uma história de invasões e ocupações por povos diversos. A cidade fica protegida entre as montanhas e o mar, num imenso anfiteatro natural denominado de Conca d’Oro (Concha de Ouro).

Vista panorâmica da cidade de Palermo.

Vista panorâmica da cidade de Palermo.

A arquitetura de Palermo possui estilos que variam do árabe, passando pelo normando e chegando a formas e construções barrocas, como em toda a Sicília. Palermo é uma cidade com muitos casarões e palacetes antigos, que testemunham uma época de grandes riquezas. Muitos desses casarões estão sem uma conservação adequada, passando um aspecto de degradação em alguns pontos da cidade.

Muitos dos palacetes de Palermo estão mal conservados.

Muitos dos palacetes de Palermo estão mal conservados.

Seguimos o sightseeing tour pelas principais ruas da cidade, observando as pessoas gesticulando animadas pelas ruas. Na visita panorâmica passamos pelo enorme monumento dedicado aos mortos na luta contra a Máfia.

Monumento dedicado aos mortos na luta contra a Máfia

Monumento dedicado aos mortos na luta contra a Máfia

A Máfia siciliana é a mais famosa da Itália, mas não é a única. Existem máfias organizadas em Nápoles, na Calábria e em outros lugares do país. A da Sicília se chama Cosa Nostra, ou literalmente Coisa Nossa. É uma organização criminosa secreta que começou a se desenvolver na primeira metade do século XIX. Seguiu para a América, em especial para a costa leste dos Estados Unidos, com os imigrantes que chegaram aí no final do século XIX.

A saga de O Poderoso Chefão de Mario Pezzo colocou a Máfia mais uma vez em evidência.

A saga de O Poderoso Chefão de Mario Pezzo colocou a Máfia mais uma vez em evidência.

A Máfia para a Sicília é um misto de organização criminosa e instituição protetora dos pobres e oprimidos. Para muitos ela significava proteção, defesa de direitos e responsabilidade social, numa região onde o Estado quase sempre esteve ausente. Para outros, a Máfia era uma organização que cobrava taxas dos pequenos e médios comerciantes, além de estimular atividades ilegais como o contrabando e o trafico de drogas.

A escadaria do Teatro de palermo, onde Mary Corleone foi assassinada em O Poderoso Chefão III

A escadaria do Teatro de palermo, onde Mary Corleone foi assassinada em O Poderoso Chefão III

Passamos pela região do Porto e da Marina de Palermo. Uma área degradada e mal cuidada, que contrasta com o mar lindo que está a sua frente. Paramos na Praça Garibaldi em busca de um restaurante onde pudéssemos jantar.

A marina de Palermo.

A marina de Palermo.

Seguimos andando pelos becos do centro histórico de Palermo até encontrar o restaurante Antica Focacceria San Francisco, instalado no mesmo lugar, desde 1834, servindo focaccias especiais, um pão achatado, de origem italiana, que aí vem preparado com vários complementos. Existe até focaccia de rim, uma especialidade da Sicília. Provamos e não gostamos. A Praça em que fica o restaurante tem um charme especial, escondida no centro histórico de Palermo, possui uma área de atendimento externo e o interior da Focacceria possui uma decoração com objetos antigos que traduz o ambiente do lugar. A qualidade deixa um pouco a desejar.

A Antica Focacceria San Francisco

A Antica Focacceria San Francisco

Saímos do restaurante e decidimos voltar a pé para o hotel, passando pelas principais ruas do centro de Palermo. O comércio ainda estava aberto e uma multidão circulava pelas ruas.

As ruas movimentadas do centro de Palermo.

As ruas movimentadas do centro de Palermo.

Na chegada à Praça Ruggero Séttimo ainda pudemos desfrutar de um concerto com música clássica em frente ao Teatro Politeama e consequentemente em frente ao nosso hotel.

Concerto em frente ao Teatro Politeama.

Concerto em frente ao Teatro Politeama.

Ouça uma entrevista sobre esta viagem ao Sul da Itália.

http://www.cbnsalvador.com.br/noticias/single-noticias/noticia/joaquim-nery-destaca-o-sul-da-italia/?cHash=2e989f5cf6cf9d3821d963752de279cd

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Itália e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para PALERMO – A CAPITAL DA MÁFIA SICILIANA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s