SIRACUSA A MAIS BELA CIDADE DA GRÉCIA ANTIGA, NA ITÁLIA

02/10/2014

Saímos de Lido di Noto para Siracusa no meio da tarde, numa viagem de 40 km, que fizemos em 40 minutos. Chegamos a tempo de aproveitar um pouco da cidade. Ficamos hospedados no excelente Grand Hotel Ortigia, construído no século XIX, localizado em frente à principal marina de Siracusa, com uma excelente vista do mar que fica ao lado.

Veleiro na Marina de Siracusa.

Veleiro na Marina de Siracusa.

Siracusa sempre foi uma das principais cidades da costa siciliana. Fundada pelos gregos, teve um papel determinante na época da Magna-Grécia, foi a cidade mais importante da Grécia entre os séculos V e III a.C. e a mais bela de todas. O seu porto abrigado deu a Siracusa, poder e riqueza. As ruínas gregas e romanas que existem aí estão entre as melhores do Mundo.

Anfiteatro grego em Ortigia.

Anfiteatro grego em Siracusa.

Na ponta da cidade fica a ilha de Ortigia, a antiga cidade ligada ao continente por um pequeno estreito. A situação estratégica facilitava a fortificação de Ortigia e consequentemente de Siracusa.

O forte protege a entrada de Siracusa.

O forte protege a entrada de Siracusa.

A cidade perdeu o seu apogeu a partir de 211 a.C., quando foi conquistada pelos romanos, após uma batalha sangrenta, na qual morreu o matemático Arquimedes, o mais famoso cidadão de Siracusa.

A ponta da ilha de Ortigia.

A ponta da ilha de Ortigia.

Deixamos as malas no hotel e saímos andando para conhecer o Centro Histórico de Ortigia. Estava chovendo, compramos guarda-chuvas chineses ali mesmo na porta do hotel e fomos bater pernas apara aproveitar o final da tarde. De beco em beco, chegamos na Praça da Catedral de Siracusa.

A fachada barroca da Catedral de Siracusa

A fachada barroca da Catedral de Siracusa

A Praça do Duomo é maravilhosa, cercada por palácios e casarões antigos, cheia de bares e restaurantes. O piso em pedra amarela combina com as fachadas dos palácios e igrejas ao redor. Estava chovendo e o piso molhado deixava a praça ainda mais bonita.

A maravilhosa Praça do Duomo de Siracusa

A maravilhosa Praça do Duomo de Siracusa

O Duomo de Siracusa foi construído a partir de 1728, pelo arquiteto Andrea Palma, aproveitando a estrutura do magnífico Templo de Atena do século V a.C.. As colunas dóricas impressionantes foram deixadas visíveis, o que cria um contraste perfeito com a fachada barroca e dá à Catedral um charme único e especial.

As colunas dóricas do Templo de Atena  sustentam as paredes da Catedral

As colunas dóricas do Templo de Atena sustentam as paredes da Catedral

Saímos do Duomo e seguimos pelas ruas do Centro Histórico, muito bem preservado, com lojas de grifes e interagindo plenamente com a cidade. Chegamos até a Fonte de Diana, um dos principais monumentos de rua de Siracusa.

Detalhe da Fonte de Diana

Detalhe da Fonte de Diana

Seguimos um pouco mais e chegamos ao Templo de Apolo, em frente à Puonte Nuovo, uma ruina grega localizada no centro de Ortigia. Parte das gigantescas colunas monolíticas do Templo se mantêm de pé até hoje. O Templo de Apolo é um testemunho da importância de Siracusa para a Magna Grécia.

Detalhes do magnífico Templo de Apolo.

Detalhes do magnífico Templo de Apolo.

Na praça do Templo de Apolo decidimos procurar um restaurante para jantar, Fomos salvos pelo Trip Advisor, Consultamos um bom restaurante perto dali e ele nos sugeriu o Excelente Dom Camillo, com uma boa carta de vinhos e um atum dos Deuses, de Apolo e Atena.

A romântica noite em Siracusa.

A romântica noite em Siracusa.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Itália e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para SIRACUSA A MAIS BELA CIDADE DA GRÉCIA ANTIGA, NA ITÁLIA

  1. joaquimnery disse:

    Olá Akemi,

    Por favor entre em contato com a Via Alegria através do telefone (71)3797-6130 ou pelo e-mail contato@viaalegria.com.br

    Um abraço,

    Joaquim Nery

  2. Akemi disse:

    Gostaria de saber o custo da viagem para Siracusa ( preços das passagens de ida e volta, alimentação, estadia etc). Também queria saber, se há uma agência de excursões lá, que disponibilizam ônibus (caso o percurso seja muito longo para ir à pé) ou se semos nós mesmos que fazemos nossos horários lá.

  3. ENZO MALTESE disse:

    SOU SICILIANO E MORO A MUITOS ANOS NO RIO DE JANEIRO PORE A PESER DE Nào ser DE SIRACUSA ,MAS DE MODICA (RG.)ADORO ESTA CIDADE GREGO ROMANA UMA DAS MAIS LINDAS.

  4. Aldo Cavacece disse:

    Sou siracusano e agora vivo em Portugal.
    nunca morreu o desejo de voltar na minha linda Siracusa, lembrando esta cidade com a commoção no coração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s