SIRACUSA A TERRA DE DIONÍSIO E ARQUIMEDES,

03/10/2014

O Grand Hotel Ortigia fica em frente à marina de Siracusa. Atravessamos a rua e pegamos um barco para um tour ao redor da ilha de Ortigia.

O barco do nosso passeio.

O barco do nosso passeio.

O Passeio de barco passa pela Baía de Siracusa, contorna o Castelo Maniace, erguido por Frederico II em 1239, que sempre foi usado na defesa da cidade. Seguimos em direção às grutas de rochas calcária que aparecem na borda da cidade. Paramos para um excelente banho de mar nas águas mornas (que nessa época do ano não estavam tão mornas assim) do Mar Jônico na costa da Sicília.

As grutas calcáreas estão por toda a orla de Siracusa.

As grutas calcáreas estão por toda a orla de Siracusa.

No final do passeio seguimos andando pela passarela que contorna a Ilha de Ortigia, cheia de restaurantes e bares. Paramos para almoçar por aí.

Uma passarela contorna a Ilha de Ortigia.

Uma passarela contorna a Ilha de Ortigia.

No Caminho passamos pela mitológica Fonte de Aretusa, uma das atrações antigas de Siracusa, essa fonte de água doce fica bem pertinho do mar e é citada nos relatos mitológicos clássicos como sendo o local onde Aretusa emergiu do solo e foi transformada em fonte por Ártemis para fugir de Alfeu.

A Fonte de Aretusa.

A Fonte de Aretusa.

Após o almoço, pegamos um ônibus até o bairro de Neápolis, fora da ilha de Ortigia, onde fica o grande sítio arqueológico de Siracusa. São inúmeras ruinas do período Greco-romano da cidade.

Túmulo grego no Parque Arqueológico de Siracusa

Túmulo grego no Parque Arqueológico de Siracusa

As escavações do sítio arqueológico começaram na segunda metade do século XIX. O maior destaque do Parque Arqueológico é o monumental Teatro Grego, encravado na encosta do relevo e voltado para a planície de Siracusa, em frente ao mar.

O maravilhoso Teatro Grego de Siracusa.

O maravilhoso Teatro Grego de Siracusa.

O Teatro Grego data do século V a.C., já foi submetido a ampliações e transformações ainda na antiguidade. Era o centro da vida cultural de Siracusa, utilizado para representações teatrais clássicas e manifestações populares.

Anfiteatro de Siracusa.

Anfiteatro de Siracusa.

Na primeira metade do século XVI, o Teatro sofreu muito com explorações e retirada de materiais para serem utilizados nas fortificações de Ortigia.

Muitas pedras do teatro foram retiradas para as fortificações de Siracusa.

Muitas pedras do teatro foram retiradas para as fortificações de Siracusa.

Aí perto do Teatro Grego está a Pedreira Latomia del Paradiso, onde fica a enorme gruta denominada Orelha de Dionísio. O eco que sai da gruta permite que, o que se fala lá dentro possa ser ouvido claramente do lado de fora. Daí o nome de Orelha de Dionísio. O tirano prendia aí os seus inimigos e escutava do lado de fora, o que falavam.

A pedreira Latomia del Paradiso

A pedreira Latomia del Paradiso

A gruta foi usada como prisão pelo tirano Dionísio. Acredita-se que até sete mil atenienses foram presos aí e deixados à míngua até a morte em 413 a.C., em uma batalha descrita por Tucídides como a “maior ação da história helênica”.

A enorme Orelha de Dionísio.

A enorme Orelha de Dionísio.

Outra atração importante do Parque Arqueológico de Neapólis é o Anfiteatro Romano, uma espécie de “Coliseu” que data do século II d.C. e é o maior deste estilo na Sicília.

O anfiteatro Romano de Siracusa.

O anfiteatro Romano de Siracusa.

Ainda caminhamos por entre necrópolis romanas em busca do Túmulo de Arquimedes que fica aí nas ruínas. O matemático Arquimedes (287 a.C.), foi o mais famoso filho de Siracusa. Nasceu e viveu aí, sem nunca ter se afastado muito da cidade.

Túmulos gregos e romanos aparecem por todos os lados.

Túmulos gregos e romanos aparecem por todos os lados.

Arquimedes de Siracusa foi um dos principais cientistas da Antiguidade, com contribuições fundamentais para a Física e para a Matemática. Descobriu a Lei do Empuxo e a Lei da Alavanca. Contribuiu decisivamente para o desenvolvimento de experiências militares. Desenvolveu máquinas capazes de içar navios inimigos para fora d’água e outras para incendiar navios inimigos usando jogos de espelhos. Influenciou físicos como Galileu, Newton e Einstein.

Ideias de Arquimedes.

Ideias de Arquimedes.

Durante o cerco a Siracusa, em 212 a. C., Arquimedes foi morto por um soldado romano, mesmo depois de os soldados terem recebido ordens para que não o ferissem, devido à admiração que os líderes romanos tinham por ele.

Arquimedes de Siracusa.

Arquimedes de Siracusa.

Saímos do Parque Arqueológico de Siracusa e voltamos para a cidade onde ficamos por aí batendo pernas. À noite fomos jantar no excelente restaurante francês, Perbacco, que encontramos por um acaso.

Detalhe de Siracusa.

Detalhe de Siracusa.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Itália e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para SIRACUSA A TERRA DE DIONÍSIO E ARQUIMEDES,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s