AS PRAIAS DA PUGLIA NA PENÍNSULA DE SALENTO

10/10/2014

Estávamos em Lecce, no sul da Itália e pela manhã saímos para conhecer as praias da Puglia. Boa parte da Puglia é formado pelo “salto da bota” da Itália. Essa região compreende a Península de Salento, que possui belas praias e boas vistas panorâmicas voltadas para o mar. No verão europeu a região ferve e fica totalmente invadida por turistas de toda a Europa. Fomos no outono. Os turistas já tinham ido embora e as praias estavam vazias, mas ainda dava para arriscar um banho de mar.

Praia na costa da Península de Salento.

A península possui dois caminhos de praias. Nesse dia pegamos a costa leste, que bordeja o Mar Adriático. Seguimos direto para Torre dell’Orso, um balneário italiano que lota no verão. Possui uma praia maravilhosa, com belas vistas das pequenas falésias que fazem a moldura da areia.

Praia em Torre dell'Orso.

Praia em Torre dell’Orso.

Em Torre dell’Orso a água do mar é de uma transparência “caribenha”, mas a temperatura da água, nessa época do ano é bastante fria. Não nos intimidamos com o frio e caímos no mar. Depois que o corpo acostuma, vale muito a pena.

Arriscando um banho no mar gelado em Torre dell'Orso.

Arriscando um banho no mar gelado em Torre dell’Orso.

De Torre dell’Orso seguimos até Otranto, a maior cidade dessa parte do litoral, possui algumas ruínas greco-romanas e outros sítios históricos da Itália medieval.

Marina de Otranto com a cidade ao fundo.

Foi em Otranto que seguimos a procura de um local conhecido como Mulino d’Acqua, um conjunto de falésias escondidas, de acesso difícil, pois não havia uma boa sinalização para chegar até aí. Vimos nos cartões postais e decidimos encontrar. Achamos o lugar e a vista para o mar é arrebatadora.

As falésias de Mulino d’Acqua

Na caçada aos recantos escondidos da costa da Península de Salento, saímos a procura da Piscina Natural La Poesia na Praia de Roca. Essa foi mais fácil de achar, pois fica quase na beira da estrada.

A Piscina Natural La Poesia na Praia de Roca

A piscina é impressionante, um grande buraco cavado na rocha, pela água do mar, que penetra por baixo e possibilita um banho difícil, mas mágico.

As falésias da Piscina Natural La Poesia na Praia de Roca

Fizemos uma última parada em um local desconhecido. Foi o instinto de viajante que nos fez parar aí. Numa cidadezinha na beira da estrada, resolvemos entrar num beco para ver onde dava. Chegamos num conjunto de falésias de pedras brancas que possibilitaram algumas das fotos mais mágicas da viagem.

A última foto do dia foi a melhor.

No final da tarde voltamos para Lecce. À noite jantamos no bom restaurante Blu Notte, especializado em peixes e comida mediterrânea.

Esse post foi publicado em Itália e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para AS PRAIAS DA PUGLIA NA PENÍNSULA DE SALENTO

1. Ana Maria disse:

Belas fotos! É bem legal ver gente curtindo a natureza!

2. Stela disse:

Olá Joaquim, linda viagem!!!!! Parabéns!!! Se possível! Gostaria tb de receber o roteiro no mapa como solicitado pela Ana Claudia. Preenchi meu email no campo abaixo. Se vc puder mandar, show!!!! Abraços

3. joaquimnery disse:

Ola Ana,

Me passe um e-mail que te mando o roteiro. Fica melhor que por aqui. joaquimnery@viaalegria.com.br

4. Ola Joaquim,
    voce teria um roteiro no mapa do caminho que fizeram?
    Me perdi na ordem dos posts.

5. flaviabraga disse:

As falésias de Mulino d’Acqua.. que cor de água foi essa hein..