BARI, A CAPITAL DA PUGLIA

12/10/2014

Depois do almoço seguimos para Bari, que fica a uma hora de Alberobello e está localizada no “calcanhar da bota” italiana. Em Bari ficamos hospedados no bom Hotel Palace, com uma localização excelente, na porta de entrada do centro histórico. Literalmente um palácio.

Detalhe da marina de Bari.

Bari é uma cidade de aproximadamente 350 mil habitantes, grande para os padrões europeus. É a capital administrativa e comercial da Puglia, possui um excelente e importante porto. É a principal ligação do sul da Itália, no Mar Adriático, com a Grécia e consequentemente com o Mar Mediterrâneo.

Escultura em Bari.

Circulamos pela cidade antiga de Bari, mas era domingo à noite, a cidade histórica estava meio abandonada e não tivemos uma boa sensação dos becos onde nos metemos. Achamos que o clima no centro histórico não era muito amistoso. Foi a única cidade da viagem onde tivemos essa impressão.

Os becos de Bari.

Paramos para visitar a Igreja de São Nicolau, um importante centro de peregrinação no sul da Itália.

Fachada da Igreja de São Nicolau.

A Igreja de São Nicolau foi uma das primeiras igrejas normandas da Puglia e começou a ser construída em 1087 (século XI). São Nicolau é o padroeiro da cidade de Bari e da Rússia, por isso, muitos russos visitam Bari. É também o padroeiro das crianças e dos marinheiros.

O austero interior da Igreja de São Nicolau.

Na cripta do subsolo da igreja ficam as relíquias de São Nicolau. Os restos mortais do Santo estão aí. É um local de forte religiosidade. Testemunhamos fiéis rezando alto e com grande fervor.

As relíquias de São Nicolau.

Seguimos caminhando pelos becos de Bari até a Catedral da cidade. O Duomo foi inspirado na Igreja de São Nicolau e data do final do século XII. O interior é simples, uma característica do período medieval.

A Catedral medieval de Bari.

Jantamos no bom restaurante do terraço do hotel, com uma bela vista do centro histórico da cidade. O restaurante no terraço do Hotel Palace tem uma excelente vista da cidade.

A bela vista do terraço do Hotel Palace.

Esse post foi publicado em Itália e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.