A COSTA AMALFITANA

14/10/2014

Fizemos uma viagem improvisada para a Costa Amalfitana. Estávamos percorrendo o sul da Itália, saímos da Puglia e deveríamos seguir para Manfredonia, quando mudamos o roteiro para visitar as ruínas de Pompéia e a Costa Amalfitana.

Paisagem da Costa Amalfitana

Paisagem da Costa Amalfitana

A Costa Amalfitana é uma estreita faixa de terra localizada na região de Campanha, cerca de 70 km a sul de Nápoles. A área fica entre as cidades de Sorrento e Salerno, na Península de Sorrento, percorre uma extensão de aproximadamente 60 km. É a mais bela e romântica paisagem da Campanha e se caracteriza pelas encostas íngremes, estradas sinuosas e estreitas e uma maravilhosa vista para o mar.

Estradas estreitas e sinuosas na Costa Amalfitana

Estradas estreitas e sinuosas na Costa Amalfitana

A Costa Amalfitana já serviu de cenário para diversos filmes de Hollywood. São quase 20 vilas a uma pequena distância uma da outra, onde destacam-se as cidades de Sorrento, Positano, Amalfi, (que dá nome à Costa) e Ravello.

A Vila de Positano.

A Vila de Positano.

Estávamos hospedados num hotel na beira da estrada e próximo a Sorrento. Decidimos não dirigir nas estreitas e sinuosas estradas da Costa Amalfitana, pois aí, quem dirige não consegue aproveitar a paisagem. Contratamos um carro privativo, com um motorista/guia e seguimos pela estrada encantada.

Para aproveitar as paisagens é melhor não dirigir.

Para aproveitar as paisagens é melhor não dirigir.

Sempre que havia um mirante especial na beira da estrada, parávamos para tirar fotos e apreciar a paisagem.

São muitos os mirantes na beira da estrada.

São muitos os mirantes na beira da estrada.

Um dos principais mirantes fica na chegada a Positano. Lá de cima temos uma vista especial dessa cidade presépio. Algumas barracas vendem frutas e artesanatos. Chama a atenção os imensos e belos limões sicilianos.

Barracas de frutas na chegada a Positano.

Barracas de frutas na chegada a Positano.

Positano é uma vila pendurada nas encostas e na beira do mar, frequentado por ricos e famosos, mas que tem opções de serviços e hospedagens para todos os bolsos. A vila é um charme, formada por ladeiras estreitas e cheias de lojas de grife, galerias de arte, restaurantes, bares e lojas de suvenires.

Comércio charmoso em Positano.

Comércio charmoso em Positano.

Quando descemos as ladeiras de Positano, chegamos à praia que não possui areia e sim pedrinhas escuras, onde os banhistas deitam-se em toalhas e se deliciam com um bom banho de mar.

A praia de Positano.

A praia de Positano.

Seguimos de Positano direto para Ravello, a última das vilas importantes da Costa Amalfitana, deixamos para visitar Amalfi na volta. Ravello é a mais alta das vilas e possui algumas das melhores vistas da costa e destaca-se pela intensa realização de festivais musicais e exposições culturais.

A praça principal de Ravello.

A praça principal de Ravello.

Almoçamos em Scala, uma pequena vila do lado oposto a Ravello, de onde se tem uma boa vista da cidade vizinha.

Ravello vista a partir de Scala.

Ravello vista a partir de Scala.

Após o almoço começamos a voltar. Paramos em Amalfi, a maior cidade da costa e que teve uma importância grande durante o Império Romano. Amalfi foi uma zona portuária de destaque entre os séculos 9 e 12 a.C.. O Duomo de Sant’Ana do século X, em Amalfi, é um destaque. A Catedral possui uma grande escadaria frontal e uma bela fachada colorida do século XIII, com influência árabe, bizantina, barroca e normanda.

O maravilhoso Duomo de Sant'Ana em Amalfi.

O maravilhoso Duomo de Sant’Ana em Amalfi.

Circulamos pelas ruas de Amalfi, que possui a mais bela praça da região. Assim como as outras vilas, as ruas de Amalfi possuem um comércio intenso voltado para turistas. Galerias de Arte, lojas de grife e de artesanato, além de bares e restaurantes.

A praça principal de Amalfi.

A praça principal de Amalfi.

Saímos de Amalfi e voltamos para o hotel. Deixamos Sorrento para a noite. Sorrento é um balneário importante, com uma excelente infraestrutura hoteleira e de outros serviços. Do porto de Sorrento partem os ferry-boats para a Ilha de Capri e para Nápoles.

A praia de Amalfi.

A praia de Amalfi.

Jantamos no Restaurante Museu Caruso, o melhor da cidade. Excelente. Uma carta de vinhos espetacular, a decoração toda focada no famoso cantor italiano de Ópera, Caruso. O restaurante chega a ter características de um museu.

Detalhe da Costa Amalfitana.

Detalhe da Costa Amalfitana.

Na volta para o hotel, passamos a maior enrascada nas estradas de Sorrento, pois o GPS se perdeu e não acertava o endereço e tivemos que encontrar o caminho através de mapas simples, depois de percorrermos longos pedaços de estrada.

Produtos artesanais da Costa Amalfitana.

Produtos artesanais da Costa Amalfitana.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Itália e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

11 respostas para A COSTA AMALFITANA

  1. Mariana disse:

    Olá, sou Mariana, brasileira e moro em Positano há 10 anos, para qualquer informação para translado, hospedagem e/ou excursões para Capri e Costa Amalfitana, estarei a disposição.
    Tenho ótimos apartamentos super novos e mobilados.
    Podem entrar em contato pelo meu email nany_mbr@hotmail.com ou WhatsApp +393349129013

  2. cynthia Lucilio disse:

    Gostei muito do teu blog Joaquim o senhor ta de parabens em divulgar a Italia no Brasil

  3. joaquimnery disse:

    Juliana,

    A Agência Via Alegria vai entrar em contato com você para te passar uma cotação.

  4. joaquimnery disse:

    Olá,

    Agendei com o concierge do Hotel. É super simples.

  5. Juliana disse:

    Oi, Joaquim,

    Irei à costa amalfitana em setembro e gostaria de agendar um transfer desde Nápoles até Amalfi. Como você realizou o agendamento do serviço de carro com motorista e qual a média de preço?

  6. Anônimo disse:

    Oi, Joaquim,

    Como você agendou o serviço de carro com motorista? Qual a média de preço?

  7. joaquimnery disse:

    Olá Nicole,

    Infelizmente não tenho o nome do motorista, mas não será difícil para você conseguir um bom guia que possa te acompanhar pela Costa Amalfitana com a consierge do hotel em que estiver hospedada.
    Um abraço.

  8. Nicole disse:

    Você poderia me enviar os contatos do motorista/guia que fez os passeios pela Costa Amalfitana?

  9. joaquimnery disse:

    Olá Silvia,

    Junho é o início da alta temporada na Costa Amalfitana, mas ainda não está no seu auge que coincide com as férias européias de julho/agosto. Acho que dois dias em Amalfi e em Positano é uma boa opção. A distância para Sorrento e Ravelo é muito pequena e você pode fazer com facilidade. Estude também a possibilidade de passar pelo menos uma noite na Ilha de Capri. vale muito a pena. caso você queira, a Via Alegria pode sugerir um roteiro mais completo para você. Mande um e-mail solicitando para joaquimnery@viaalegria.com.br

  10. Gostaria muito de fazer a Costa Amalfitana neste mÊS DE JUNHO PROXIMO . Gostaria de ter uma ideia de preço por pessoa . Maior tempo de estadia em Amalfi e Positano , no mínimo dois dias cheios para cada uma . Este esquema está muito bom . Aguardo resposta . Pode ser um pacote de dez dias . Obrigada

  11. flaviabraga disse:

    sou apaixonada pela Costa Amalfitana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s