SINT MAARTEN E SAINT MARTIN, UM DESTINO SOFISTICADO NO CARIBE

28 de fevereiro de 2015

A ilha de Saint Martin (São Martinho) é um dos lugares mais exclusivos do Caribe. As suas baías e marinas estão repletas de veleiros e iates luxuosos de milionários do mundo inteiro.

Barcos maravilhosos no porto de Sint Maarten .

Barcos maravilhosos no porto de Sint Maarten .

A ilha é pequena, mas mesmo assim está dividida em duas possessões, É o menor território contínuo do Mundo governado por dois países diferentes. Uma parte pertencente à Holanda, a Sint Maarten e a outra pertencente à França a Saint Martin. Essa divisão já foi motivo de conflitos e guerras entre as duas nações europeias. Hoje, os moradores das ilhas convivem com essa realidade.

Marina em Sint Maarten

Marina em Sint Maarten

Não existe fronteira formal nem controle de documentos entre as duas partes. Numa metade, o idioma oficial é o francês e a moeda o Euro, na outra o idioma oficial é o holandês e a moeda o dólar americano. Em ambas, porém falam-se vários idiomas, característica de todo o Caribe, uma das áreas mais cosmopolitas do Planeta.

Carro antigo no charmoso comércio de Marina em Sint Maarten

Carro antigo no charmoso comércio de Marina em Sint Maarten

Philipsburg é a capital de Sint Maarten (o lado holandês), é maior, mais charmosa e mais rica que Marigot, a capital de Saint Martin (o lado francês). É em Sint Maarten que fica o principal porto de Cruzeiros e o Aeroporto Internacional, que aliás é uma das atrações da ilha.

A interessante praia de Maho Beach

A interessante praia de Maho Beach

O Aeroporto Internacional de Sint Maarten fica ao lado da Maho Beach e a cabeceira da pista de pouso e decolagem fica bem ao lado da praia. Todos os turistas que vão à ilha passam por aí para ver a “adrenalina” que acontece quando os aviões se aproximam da pista e passam a poucos metros dos banhistas.

O avião passa sobre as cabeças dos banhistas.

O avião passa sobre as cabeças dos banhistas.

Fomos até Maho Beach e seguimos para o charmoso centro comercial de Philipsburg. A principal rua de comércio é a Front Street, cheia de cafés, cassinos e lojas duty-free. Gostoso de passear, com centenas de lojas de grifes internacionais, perfumes, eletrônicos, joias (uma das características do lugar), relógios, etc. Philipsburg é porto livre e portanto possui bons preços, boas lojas e é um bom lugar para compras, um dos melhores do Caribe.

Visão panorâmica da Front Street.

Visão panorâmica da Front Street.

Do centro comercial com lojas e casas coloridas seguimos andando de volta para o navio. Existe a opção de pegar um táxi aquático, mas são apenas dez minutos de caminhada com belas praias, um azul turquesa no mar e muita vida ao redor.

Comércio chique em Sint Maarten

Comércio chique em Sint Maarten

Voltamos caminhando para o navio, que nesse dia partiu cedo (14:30H), pois haveria uma longa viagem de volta para La Romana na República Dominicana, onde aconteceria o desembarque no dia seguinte.

Janelas coloridas em Sint Maarten

Janelas coloridas em Sint Maarten

Chegamos em La Romana e tivemos um “transfer” para o aeroporto onde embarcamos num voo da Gol para São Paulo. O cruzeiro da MSC com o aéreo incluso foi uma comodidade bem interessante.

Última foto do MSC Música.

Última foto do MSC Música.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Antilhas, França, Holanda, Saint Martin, Sint Maarten e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para SINT MAARTEN E SAINT MARTIN, UM DESTINO SOFISTICADO NO CARIBE

  1. joaquimnery disse:

    Olá Bruna,
    Que bom falar com você. Você vai amar o Morro de São Paulo. Faça um passeio de lancha para as praias de Moreré (piscinas naturais maravilhosas) e Garapuá. Em Garapuá prove a “lambreta” (um marisco da Bahia imperdível). Segue uns links do blog sobre o Morro de São Paulo e arredores. https://umpouquinhodecadalugar.com/2014/03/24/boipeba-morere-e-cairu-lugares-encantados-da-bahia/ , https://umpouquinhodecadalugar.com/2014/03/17/garapua-um-paraiso-intocado-no-litoral-da-bahia/ ,https://umpouquinhodecadalugar.com/2014/03/15/o-morro-de-sao-paulo-na-bahia/

  2. Bruna disse:

    Olá queridos nery e monica! Aqui é bruna, gaucha, nos conhecemos no mac musica! Estou adorando rever as fotos destes lugares incriveis, ja deu vontade de voltar. Estou indo salvador e a morro de sao paulo agora na pascoa, se tiveres algumas dicas de onde ir na ilha eu adoraria! Abraco pra voces

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s