O TEATRO DE MANAUS, O SÍMBOLO MAIOR DO CICLO DA BORRACHA

20 de abril de 2015.

Saímos pela manhã para uma caminhada pelo excelente calçadão da Ponta Negra em Manaus. Na volta deixamos o Hotel Tropical de Manaus e seguimos para o bom Restaurante Choupana, o melhor que fomos em Manaus. Provamos uma Caçarola de Pirarucu que estava divina.

O Teatro de Manaus

O Teatro de Manaus

Após o almoço fomos até ao Teatro de Manaus, para finalmente visitar a parte interna desse ícone da arquitetura manauara. O Teatro fica no centro da cidade, largo São Sebastião. Existem tours guiados a cada hora. O Teatro de Manaus é a mais importante obra herdada do Ciclo da Borracha.

O Teatro de Manaus no Largo SãoSebastião.

O Teatro de Manaus no Largo São Sebastião.

O Ciclo da Borracha foi a época áurea para Manaus, que durou de 1870 até 1910. Nessa época a cidade produziu grande riqueza pelo monopólio do comércio da Borracha e do látex da seringueira, que era produzida em toda a Amazônia Brasileira e era um produto essencial para a indústria na Europa e nos Estados Unidos.

A extração do látex da seringueira.

A extração do látex da seringueira.

Os ingleses dominavam esse comércio, a cidade enriqueceu e se tornou a mais importantes cidade brasileira nessa época e uma das mais prósperas do mundo. A cidade cosmopolita precisava de um espaço para apresentações culturais que pudessem atender aos interesses dos forasteiros do Brasil e do estrangeiro.

Fachada principal do Teatro de Manaus.

Fachada principal do Teatro de Manaus.

Vários foram os legados arquitetônicos deixados pelo Ciclo da Borracha na cidade de Manaus. O Teatro foi o mais importante. Foi construído no final do século XIX a obra começou em 1884 e o teatro foi inaugurado em 31 de dezembro de 1896, no apogeu do Ciclo da Borracha, no governo de Eduardo Ribeiro.

Os três andares de balcões do Teatro.

Os três andares de balcões do Teatro.

Foram trazidos arquitetos, pintores, escultores e construtores da Europa para a execução da obra. O Teatro tem uma capacidade para 700 pessoas incluindo os três andares de camarotes. Aí já aconteceram apresentações importantes como White Stripes e Roger Waters, dentre outras.

A cortina do palco foi pintada na França e é inspirada no Encontro das Águas entre os rios Negro e Solimões.

A cortina do palco foi pintada na França e é inspirada no Encontro das Águas entre os rios Negro e Solimões.

O Teatro possui um estilo eclético e bastante variado, por apresentar uma grande variedade de materiais, cores e decorações diferentes. Um dos destaques é a sua cúpula colorida, que faz do Teatro de Manaus um dos prédios mais conhecidos do Brasil e símbolo maior da cidade. A cúpula é composta por 36 mil peças de escamas em cerâmica esmaltada e telhas vitrificadas vindas da Alsácia na França.

A cúpula multicolorida é um dos símbolos do Teatro de Manaus.

A cúpula multicolorida é um dos símbolos do Teatro de Manaus.

Saímos do Teatro de Manaus e fomos até o Mercado Municipal de artesanatos, o Mercado Adolpho Lisboa, construído num belo prédio histórico, também na época do Ciclo da Borracha. O Mercado é precário, as barracas de artesanato são muito ruins.

O belo prédio do Mercado Municipal de Manaus.

O belo prédio do Mercado Municipal de Manaus.

Saímos do Mercado e fomos até o Porto de Manaus, onde embarcamos no navio/hotel Iberostar Grand Amazon para um Cruzeiro de quatro dias pelo Rio Negro. O navio possui 75 cabines e capacidade para 150 hóspedes. Realiza dois cruzeiros pela Amazônia: um de 3 dias pelo Rio Solimões e outro de 4 dias pelo Rio Negro. É possível integrar os dois programas e fazer um Cruzeiro de 7 dias pelos dois rios.

O Grand Amazon da Iberostar.

O Grand Amazon da Iberostar.

Partimos às 18h, assistimos a uma palestra no teatro do navio, sobre as excursões que seriam realizadas nos quatro dias de passeio. As excursões já estão inclusas no valor do navio, não existem passeios opcionais adicionais.

O Grand Amazon ancorado num igarapé.

O Grand Amazon ancorado num igarapé.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Amazonas, Brasil e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O TEATRO DE MANAUS, O SÍMBOLO MAIOR DO CICLO DA BORRACHA

  1. MariaLDário disse:

    Republicou isso em MariaLDario's Bloge comentado:
    Antropologia: conhecendo os costumes, as histórias e tradições de cada lugar.
    BRASIL. ¨Um pouquinho de cada lugar¨. Joaquim Nery

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s