O GIGANTE RIO AMAZONAS

21 de abril de 2015.

No final da manhã assistimos a uma excelente palestra com um dos guias do navio, sobre a Amazônia. Na palestra foram enfatizados aspectos relacionados com o relevo e a hidrografia da Amazônia.

Os guias do Grand Amazon são muito bem preparados.

Os guias do Grand Amazon são muito bem preparados.

A Amazônia possui três grandes unidades de relevo. Ao norte predomina o Planalto das Guianas, uma das mais antigas formações geológicas do planeta. O Planalto das Guianas sobe degraus, a partir da calha central da Planície Amazônica, até a fronteira do Brasil com as Guianas, Venezuela e Colômbia, onde alcança as suas maiores altitudes e onde nascem os afluentes da margem esquerda do Rio Amazonas. É nessa parte que fica o Pico da Neblina, a maior elevação do Brasil.

O relevo brasileiro

O relevo brasileiro

No centro da região fica a Planície Amazônica, uma planície sedimentar, bastante plana, onde passa a calha central do Rio Amazonas. A Planície Amazônica foi formada ao longo do tempo geológico pela deposições sedimentares do Rio Amazonas e dos seus afluentes.

A imensidão da Planície Amazônica.

A imensidão da Planície Amazônica.

Na porção sul do território, fica o Planalto Brasileiro, que também é uma estrutura geológica antiga, porém bem mais plana que o Planalto das Guianas. É aí que nascem os afluentes da margem direita do Rio Amazonas.

O Rio Amazonas nasce no Peru, em dois rios, Ucayali e Marañon, que se encontram para formar o Solimões, que por sua vez já é o próprio Amazonas. As nascentes mais longínquas do Rio Amazonas provavelmente ficam no Nevado Mismi, nas encostas dos Andes, existem porém avaliações controversas em relação a isso. A partir daí são 6.922 km de extensão, o que lhe dá o título de mais extenso rio do Mundo, além de ser aquele que apresenta o maior volume de água.

Os Rios Ucayali e Marañon se juntam para formar o Solimões.

Os Rios Ucayali e Marañon se juntam para formar o Solimões.

O Amazonas entra no Brasil com o nome de Solimões e somente passa a se chamar Amazonas a partir do momento em que se encontra com o Rio Negro, após a cidade de Manaus. Daí ele segue até a sua foz na divisa entre o Amapá e o Pará. Nesse trecho ele derrama 180 milhões de litros de água por segundo na foz. Chega a empurrar as águas do Oceano Atlântico por mais de 120 km oceano a dentro.

O Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões.

O Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões.

O ecossistema amazônico possui uma série de identidades próprias. A Terra Firme são áreas mais afastadas dos rios e mais altas, que nunca sofrem alagamentos, Os Igapós são florestas que ficam inundadas durante as cheias dos rios. Possuem também árvores frondosas e tão densas quanto na Terra Firme.

Os igapós correspondem às florestas inundadas.

Os igapós correspondem às florestas inundadas.

À tarde fomos navegar pelos canais entre as ilhas do Arquipélago das Anavilhanas, na região conhecida como Três Bocas. O caminho era um labirinto de canais e ilhas. A paisagem é impactante. O espelho d’água faz transparecer a tranquilidade da floresta e do meio ambiente ainda intocado.

Os espelhos d'água na região das Anavilhanas.

Os espelhos d’água na região das Anavilhanas.

Por entre os Igarapés e Igapós das Anavilhanas, vimos tucanos, araras, papagaios, patos, etc. Anoiteceu e ainda estávamos nos canais, onde tivemos demonstrações de focagem de animais. Foi possível ver cobras, jacarés e ouvir a magnífica cantoria dos sapos na noite escura. Voltamos para o Navio e finalizamos esse dia de fortes emoções na Amazônia Brasileira.

O por-do-sol no Rio Negro

O por-do-sol no Rio Negro

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Amazonas, Brasil e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O GIGANTE RIO AMAZONAS

  1. Batista Nunes Pereira disse:

    Como e Linda a natureza, posso ti afirma que achei muito Lindos Rios, planícies e Florestas,
    como eu queria ir a passeio nestes Lugares., Já estive no pantanal mais a serviço, com caminhão Boiadeiro, transportando gados para os Frigoríficos, da Região de Rondonópolis-MT, e pra ser mais claro na cidade de Pedra Preta, onde fica um dos Frigoríficos, Friboi.,

  2. usastonehenge disse:

    Republicou isso em usastonehengee comentado:
    Rio a

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s