SÃO JOÃO EM LENÇÓIS

22 de junho de 2015

Mais uma vez decidimos passar o São João em Lençóis, na Chapada Diamantina. Dessa vez seguimos antes para a fazenda de um casal de amigos, localizada no município de Baixa Grande. Fomos recebidos com muito carinho e passamos um excelente final de semana. Licores e guloseimas juninas fizeram uma prévia do São João.

Fazenda de amigos em Baixa Grande

Dois dias depois seguimos para Lençóis, pela estrada que passa pela cidade de Ruy Barbosa. As estradas estão boas, mas a quantidade de carretas e caminhões na BR 242, do entroncamento de Ruy Barbosa até a entrada de Lençóis exige muita atenção.

L1000051

Chegamos a Lençóis e fomos direto para a excelente Pousada de Charme – Canto das Águas. A Pousada fica nas margens do Rio Lençóis e da sacada dos quartos temos a visão do rio e o barulho constante das águas. Almoçamos aí no Restaurante Água, um dos destaques do Canto das Águas.

A vista da varanda da Pousada Canto das Águas

A cidade de Lençóis foi um dos centros de mineração da Chapada Diamantina no século XIX. O casario da cidade é bastante preservado e tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O casario colonial de Lençóis

Hoje é o principal destino turístico da Chapada Diamantina, região que possui inúmeras atrações ligadas ao ecoturismo. Trilhas, cachoeiras, rios e uma geografia privilegiada, com paisagens espetaculares.

Belezas da Chapada

À noite circulamos pela cidade que já estava enfeitada para o São João. Muitos bares e restaurantes animados. Estava chovendo um pouco, mas não o suficiente para estragar a noite. Após o jantar fomos até a praça do Anfiteatro onde acontecia a festa do São João. Dançamos um pouco de forró e seguimos para o hotel.

A decoração em 2015 foi mais fraca que nos anos anteriores.

Nesse ano, deu para sentir que a decoração estava mais simples que nos anos anteriores que tivemos aí. Acho que a crise chegou também ao São João de Lençóis, mas as atrações da Chapada estavam lá e no dia seguinte iríamos visitar algumas delas.

Preparado para a Quadrilha.

Esse post foi publicado em Bahia, Brasil e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para SÃO JOÃO EM LENÇÓIS

1. Anna Clara disse:

Amamos fazer parte desse roteiro Chapada!!! A presença de vocês foi um diferencial!!!

2. joaquimnery disse:

Um abraço Reis. Você é citado no post sobre o Buracão. Dessa vez fui rapidamente. Só fiquei em Lençóis.

3. sebastião reis disse:

bom dia joaquim, sou reis guia de turismo em ibicoara, tive a satisfação de conduzr vc, sua esposa, e seus amigos ate a cachoeira do buracão, fico imensamente satisfeito que voce voltou a visitar a chapada, materia do são joão em lencois foi de uma importancia muito grande, um forte abraço.