UM BOM SAFARI NAS MARGENS DO RIO MARA, NO QUÊNIA

08 de agosto de 2015

Saímos para o safari da tarde, às 16h. No caminho, logo na saída, fomos presenteados por um belíssimo grupo de girafas que estavam na beira da estrada.

Girafas

Girafas

As girafas podem chegar a 6 metros de altura. Se alimentam geralmente de folhas, nas árvores mais altas. A sua língua pode chegar a 50 centímetros, o que facilita a coleta, por entre os espinhos, no alto dos galhos das acácias.

As girafas podem chegar a 6 metros de altura.

As girafas podem chegar a 6 metros de altura.

Deixamos as girafas para trás e seguimos para a margem do Rio Mara, pois o nosso objetivo principal era ver a travessia dos gnus que acontece nessa época do ano. Do outro lado do rio, um grande grupo de gnus estava reunido. Parecia uma assembleia para tomada de decisões.

Um grupo de gnus estava reunido do outro lado do Rio Mara.

Um grupo de gnus estava reunido do outro lado do Rio Mara.

Decidiram não atravessar e isso frustrou a nossa tarde. Fomos ao Quênia para ver a travessia. Esse era o nosso segundo dia na Reserva Masai Mara e ainda não tínhamos tido a sorte de presenciar a cena épica. Se não conseguíssemos ver nessa tarde, só nos restaria mais um dia.

Gnus

Gnus

Enquanto observávamos os gnus, fomos presenteado por um grande leão macho, que se aproximou do nosso carro. Um grupo de carros de safari cercavam o leão e era visível o seu desconforto. Quando fizemos safaris em Botswana, havia uma regra local, onde apenas três carros podiam ficar observando a mesma cena animal por cada vez. No Quênia, não existe controle sobre o número de carros que podem ficar próximos dos animais.

O grande leão.

O grande leão.

Os carros de safari cercam o grande leão.

Os carros de safari cercam o grande leão.

Seguimos pela beira do rio e ficamos observando os hipopótamos. Vivem a maior parte do tempo dentro d’água, onde podem ficar submersos por até 5min. O objetivo é manter a temperatura do corpo. Saem dos rios à noite para pastar nos arredores. Possuem pelagem grossa e são muito agressivos. Matam mais homens na África do que leões, leopardos e rinocerontes juntos.

Os hipopótamos do Rio Mara.

Os hipopótamos do Rio Mara.

Os hipopótamos possuem grandes presas, que mostram com frequência, com o objetivo de intimidar. Seu único predador natural é o leão, que normalmente ataca em bando.

Hipopótamos do Rio Mara

Hipopótamos do Rio Mara

No final da tarde, quando estávamos indo de volta para o Ashnil Mara Camp, vimos uma cena única. Um enorme crocodilo-do-nilo, na beira do Rio Mara estava devorando um gnu. Não vimos a caçada, mas a prova dela estava pendurada na boca do crocodilo.

Flagramos o crocodilo-do-nilo comendo um gnu.

Flagramos o crocodilo-do-nilo comendo um gnu.

O crocodilo-do-nilo é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o crocodilo-de-água-salgada. Os machos podem chegar a 5 metros de comprimento. O Rio Mara é infestado desses animais. Eles ficam à espera dos gnus e zebras que precisam atravessar o rio duas vezes por ano em busca das melhores pastagens.

O crocodilo-do-nilo

O crocodilo-do-nilo

Quando a tarde estava findando e a luminosidade começou a diminuir, decidimos voltar para o Ashnil Mara Camp. Foi um safari maravilhoso, mas ainda não vimos a travessia dos gnus. Ficou para o próximo dia.

O entardecer na savana.

O entardecer na savana.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Quênia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para UM BOM SAFARI NAS MARGENS DO RIO MARA, NO QUÊNIA

  1. Paloma Silva disse:

    Aaaaa que legaaaal! *—–*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s