UM POUQUINHO DE CADA LUGAR – O LIVRO – Pgs de 76 a 95

O MONTE SAINT MICHEL

A imagem do Monte Saint-Michel e o desejo de conhecê-lo, sempre me acompanharam. O Monte Saint-Michel é híbrido de ilha e península. Ilha, quando a maré sobe bastante. Península, quando a maré desce.

A abadia do Monte Saint- Michel é o segundo mais importante ponto de visitação turística da França.

Lá do alto da abadia pudemos ver a chegada de turistas que atravessavam a Baía de Saint-Michel, cumprindo a rota dos peregrinos. O detalhe é que nesse dia, como na maioria deles na Normandia, estava muito frio e havia muita chuva.

Se você for ao Monte Saint-Michel, a chance de estar chovendo é muito alta. Os normandos perderam a noção do tempo e não sabem mais o que é primavera. Muito frio e muita chuva sempre, mas relaxe, pois o que você vai ver por lá é algo, literalmente de “outro mundo”.

Leia mais em: https://umpouquinhodecadalugar.com/2013/05/06/o-espetacular-monte-saint-michel/

O Monte Saint-Michel

O Monte Saint-Michel

O VALE DO RIO LOIRE

No Vale do Rio Loire na França existem mais de 300 castelos, que foram instalados aí pela corte francesa ao longo da sua história.

Os castelos mais antigos foram construídos como grandes fortificações a partir do século X. Quinhentos anos depois, a arquitetura desses castelos foi se transformando, ganhando mais leveza e luxo, deixando de ser uma máquina de guerra e sendo transformada em palácios, com ênfase em design e paisagismo.

O Castelo/Palácio de Chambord, em destaque nessa página, é o maior de todos eles. Bonito e imponente.

Leia mais em: https://umpouquinhodecadalugar.com/2013/05/19/chambord-o-maior-castelo-do-vale-do-loire/

O Castelo de Chambord.

O Castelo de Chambord.

A PIRÂMIDE DO MUSEU DO LOUVRE

A entrada principal do Museu do Louvre se dá pela grande Pirâmide de Vidro, que leva a um salão subterrâneo criado para resolver os problemas de acesso ao museu. Esta criação provocou polêmicas e críticas de descontentes que viam nisso uma interferência modernista para um edifício de enorme importância e conteúdo histórico. Outros acharam que a pirâmide possui uma sintonia perfeita entre o clássico e o moderno. Esta foto em destaque foi feita debaixo da Pirâmide de Vidro.

Leia mais em : https://umpouquinhodecadalugar.com/2013/07/01/chegando-ao-museu-do-louvre/

Detalhe da pirâmide de vidro do Museu do Louvre.

Detalhe da pirâmide de vidro do Museu do Louvre.

OS JARDINS DE MONET

A pequena cidade de Giverny nos arredores de Paris é famosa por ter sido escolhida pelo pintor impressionista Claude Monet, como seu local de moradia.

A casa onde o artista viveu e que serviu de inspiração para algumas das suas principais obras, hoje, sedia a Fundação Claude Monet. A principal atração da Casa de Monet são os seus magníficos jardins que ficaram famosos, pois inspiraram o artista em muitas das suas obras e temas de estudo. No jardim, a presença da água e das pontes, cercadas de uma vegetação muito bem distribuída, possibilita belas fotos.

Detalhe dos jardins de Monet.

Detalhe dos jardins de Monet.

A FONTANA DI TREVI

A Fontana de Trevi é a mais fantástica fonte de Roma. Apresenta ao centro um Netuno gigantesco numa concha, imitando uma carruagem puxada por dois cavalos domados por tritões, personagens mitológicos gregos. Um dos tritões domina um cavalo bravio, que representa o mar revolto. E o outro domina um cavalo dócil, que representa o mar calmo. A localização da Fontana de Trevi sempre me incomodou, mas entendo as proporções do passado. A mais bela das fontes romanas está numa praça constrangida, pequena.

Leia mais em: https://umpouquinhodecadalugar.com/2014/10/22/renovando-a-paixao-por-roma/

A Fontana de Trevi.

A Fontana de Trevi.

O GRANDE CANAL DE VENEZA

Passear pelo Grande Canal é um dos programas imperdíveis de Veneza, pois ele é totalmente cercado de belos palácios medievais. Esse programa deve ser feito de dia e à noite, quando a iluminação dos palácios cria uma atmosfera especial.

As pontes sobre o Grande Canal são um espetáculo à parte. A Ponte de Rialto em destaque nesta página é a mais famosa e bonita da cidade.

Outra maneira de circular pelo Grande Canal é de gôndola, a embarcação que é a cara de Veneza. Existem cerca de 400 gondoleiros em Veneza. Passeando com os turistas, eles costumam cantar trechos de óperas para diversão dos casais.

Leia mais em: https://umpouquinhodecadalugar.com/2013/09/14/o-grande-canal-de-veneza/

O Grande Canal de Veneza.

O Grande Canal de Veneza.

CINQUE TERRE E PORTOFINO

A “Cinque Terre”, na Itália, fica próxima a Gênova. É um conjunto formado por cinco vilas coloridas e charmosas, encravadas nos rochedos, na beira do Mar Mediterrâneo, na costa da Ligúria. As vilas são: Riomaggiore, Corniglia, Manarello, Vernazza e Moterrosso Al Mare. Muitos turistas fazem o caminho entre todas as “Cinque Terre”, a pé, numa trilha por cima do penhasco. Entre Riomaggiore e Corniglia, existe uma passarela na beira do rochedo, chamada de “Via dell’Amore”.

Ao lado da “Cinque Terre” fica Portofino, o balneário mais exclusivo da Itália e um dos mais famosos do mundo. A vila é uma enseada, cercada por casas e pequenos prédios coloridos e cheia de iates maravilhosos dos ricaços europeus. Na orla da enseada aparecem as mais importantes lojas de grifes do mundo, restaurantes e bares aconchegantes.

Leia mais em: https://umpouquinhodecadalugar.com/2014/02/17/portofino-um-dos-lugares-mais-exclusivos-do-mundo/

Portofino.

Portofino.

AS PRAIAS DA PUGLIA NA PENÍNSULA DE SALENTO

A Puglia é o “salto da bota” da Itália. A região compreende a Península de Salento, que possui belas praias. No verão europeu, a região ferve e é invadida por turistas. A Torre dell’Orso é uma praia maravilhosa, com belas vistas das pequenas falésias que fazem a moldura da areia.

Seguimos à procura de um local conhecido como Mulino d’Acqua, um conjunto de falésias escondidas, de difícil acesso, pois não havia sinalização para chegar até lá. Vimos nos cartões postais e decidimos seguir por nossa conta. Achamos o lugar. E a vista para o mar é arrebatadora. A última parada foi em um local desconhecido. O instinto de viajante nos fez parar. E, numa cidadezinha à beira da estrada, resolvemos entrar num beco para ver até onde chegaríamos. Chegamos a um conjunto de falésias de pedras brancas que possibilitaram algumas fotos mágicas da viagem, como essa em destaque.

Leia mais em: https://umpouquinhodecadalugar.com/2015/01/02/as-praias-da-puglia-na-peninsula-de-salento/

"Selfie" na pedra. Púglia.

“Selfie” na pedra. Púglia.

POSITANO E A COSTA AMALFITANA

A Costa Amalfitana é uma estreita faixa de terra a sul de Nápoles. A área fica entre as cidades de Sorrento e Salerno, e percorre uma extensão de 60 km. É a mais bela e romântica paisagem da Campanha. Caracteriza-se pelas encostas íngremes, estradas sinuosas e estreitas, e uma maravilhosa vista para o mar. Destacam-se as cidades de Sorrento, Positano, Amalfi e Ravello.

Positano é uma cidade presépio, uma vila pendurada nas encostas e na beira do mar, frequentada por ricos e famosos, mas que tem opções de serviços e hospedagens para todos os bolsos. A vila é um charme, formada por ladeiras estreitas e cheias de lojas de grife, galerias de arte, restaurantes, bares e lojas de suvenires.

Leia mais em: https://umpouquinhodecadalugar.com/2015/01/26/a-costa-amalfitana/

Positano.

Positano.

CEFALÚ

Cefalú é uma grata surpresa no Mar Tirreno. A cidade é colorida. Fica aos pés da imensa Catedral Normanda, uma das mais belas da Sicília. Na fachada principal, uma escadaria completa o conjunto da Catedral. A praia que fica em frente ao centro histórico é uma enseada de águas quentes e paradas. Barracas de praia e sombreiros dão um toque latino e aumentam o colorido de Cefalú.

Leia mais em : https://umpouquinhodecadalugar.com/2014/11/16/cefalu-uma-grata-surpresa-as-margens-do-mar-tirreno/

Cefalú.

Cefalú.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em França, Itália e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s