OS MEMORIAIS DOS PRESIDENTES AMERICANOS: THOMAS JEFERSON E ABRAÃO LINCOLN

Dia 23/03/2016

Washington é a cidade dos memoriais. Ao lado do Parque das Cerejeiras e do lago Tidal Basin, fica o Thomas Jefferson Memorial. Existem dezenas de memoriais lembrando os heróis americanos. Políticos e anônimos.

O Thomas Jefferson Memorial

O Thomas Jefferson Memorial

O Memorial a Thomas Jeferson é um edifício neoclássico erguido no governo do Presidente Franklin Delano Roosevelt, entre 1939 e 1943. Roosevelt considerava que Jeferson tinha sido tão importante quanto Abraão Lincoln. Já existiam memoriais em Washington em homenagem a outros presidentes, Abraão Lincoln e George Washington.

O edifício neoclássico do Memorial de Jeferson.

O edifício neoclássico do Memorial de Jeferson.

Thomas Jeferson foi o terceiro presidente americano. Governou entre 1801 e 1809. Além de político, era filósofo, arquiteto, músico, colecionador de livros, cientista, inventor, horticultor e diplomata. Ajudou a escrever a Declaração de Independência dos Estados Unidos em 1776.

O Memorial de Jeferson

O Memorial de Jeferson

No centro do Memorial existe uma estátua de bronze de Thomas Jeferson, com 6 metros de altura. Nas paredes ao fundo da estátua, a Declaração de Independência e outros escritos de Jeferson.

A estátua de Thomas Jeferson

A estátua de Thomas Jeferson

Saímos do memorial de Jeferson e seguimos para o Lincoln Memorial. Abraão Lincoln foi o décimo sexto presidente americano, eleito em 1860. A sua posição favorável à abolição da escravatura criou uma situação de ruptura entre os estados do sul, que defendiam a continuação do regime de escravidão e os estados do norte, que defendiam a abolição. Esse conflito deu origem à Guerra Civil americana (Guerra da Secessão).

O Lincoln Memorial

O Lincoln Memorial

A cidade de Washington teve um papel fundamental na Guerra Civil americana, pois além de sede do governo, ficava exatamente na divisa entre os Estados do Norte e os Estados do Sul. Para proteger Washington, milhares de pessoas do Norte, migraram para a capital, durante a Guerra, o que fez com que a cidade crescesse bastante nesse período.

O espelho d'água em frente ao Memorial de Lincoln.

O espelho d’água em frente ao Memorial de Lincoln.

A Guerra terminou em 9 de abril de 1865, com a vitória do Norte, a reunificação do país e consequentemente a vitória de Abraão Lincoln. Lincoln, porém não conseguiu comemorar, pois foi assassinado 5 dias depois, em 14 de abril de 1865. Virou herói nacional e um dos mais comemorados presidentes dos Estados Unidos.

Abraão Lincoln

Abraão Lincoln

O Memorial a Abraão Lincoln foi construído em 1922, fica no interior de um “templo” neo-clássico, erguido sobre 36 colunas dóricas, instalado na ponta da “Piscina Refletora”. Cada uma das colunas representa um estado americano da época em que Lincoln morreu.

O Espelho D'Água

O Espelho D’Água

A estátua de Lincoln sentado num “trono”, possui 3 metros de altura e fica localizada dentro desse “templo”. É o mais importante dos memorais, o mais conhecido e o mais reflexivo.

O Memorial a Lincoln, um dos símbolos de Washington

O Memorial a Lincoln, um dos símbolos de Washington

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Estados Unidos da América e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para OS MEMORIAIS DOS PRESIDENTES AMERICANOS: THOMAS JEFERSON E ABRAÃO LINCOLN

  1. agenciamaso disse:

    patrimônio que devem ser visitados por todos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s