O MEMORIAL DE IWO JIMA E O CEMITÉRIO DE ARLINGTON

Dia 23/03/2016

Continuamos o city tour por Washington e dessa vez nos afastamos das áreas centrais, em direção aos locais mais periféricos da cidade. Passamos pelo bairro das embaixadas internacionais, o que nos faz perceber o quanto a cidade é cosmopolita e plural. A Mesquita de Washington atende à população islâmica do lugar.

A Mesquita de Washington

A Mesquita de Washington

Fizemos uma primeira parada em frente à Catedral de Washington. O nome oficial é Catedral de São Pedro e São Paulo. A sexta maior do Mundo. foi construída em estilo gótico, no século XX. O início das obras foi em 1907, mas somente foi concluída em 1990.

A Catedral de São Pedro e São Paulo em Washington DC

A Catedral de São Pedro e São Paulo em Washington DC

Na sequência seguimos para o bairro de Georgetown. O mais antigo do lugar. Possui uma história anterior à da cidade de Washington. O primeiro núcleo de colonização dos Estados Unidos se estabeleceu aqui a partir do século XVIII, ao lado de um porto de rio. A arquitetura peculiar faz de Georgetown um dos lugares mais charmosos dos arredores de Washington.

O charme de Georgetown.

O charme de Georgetown.

Seguimos adiante, em direção ao Memorial à batalha de Iwo Jima. Essa foi uma das passagens mais trágicas para a marinha americana na Segunda Guerra Mundial. Iwo Jima é uma pequena ilha no Oceano Pacífico considerado um local estratégico para os japoneses na Segunda Guerra Mundial.

O Memorial de Iwo Jima.

O Memorial de Iwo Jima.

Os americanos desembarcaram 74 mil fuzileiros navais em Iwo Jima. Os soldados enfrentaram muita resistência dos japoneses na conquista da ilha. A ilha deveria ser conquistada em uma semana, mas os japoneses resistiram por 36 dias. Morreram 6 mil americanos e aproximadamente 20 mil japonêses nas batalhas da ilha de Iwo Jima.

Detalhes do Memorial de Iwo Jima.

Detalhes do Memorial de Iwo Jima.

No momento em que conseguiram finalmente dominar o Monte Suribachi, seis fuzileiros navais americanos ergueram uma bandeira no alto do monte. Essa imagem foi capturada pelo fotografo Joe Rosenthal, que ganhou o prêmio “pulitzer” pela foto capturada. Considerada uma das mais importantes da história da fotografia mundial.

DSC_9290

A foto posteriormente gerou polêmica, pois descobriu-se que o Joe Rosenthal chegou atrasado para o “click” e pediu aos fuzileiros que repetissem a cena.

A estátua da foto de Joe Rosenthal

A estátua da foto de Joe Rosenthal

A imagem se tornou um símbolo da luta dos soldados americanos contra os japoneses na Segunda Guerra Mundial. Foi traduzida numa magnífica escultura de bronze que forma o Memorial de Iwo Jima em homenagem aos marinheiros americanos que morreram defendendo o seu país. É a maior estátua de bronze do mundo.

DSC_9271

Aí perto do Memorial de Iwo Jima fica o Cemitério de Arlington. O local é o mais conhecido e tradicional cemitério militar dos Estados Unidos e fica na área da antiga casa e fazenda do General Lee, líder dos Confederados na Guerra da Secessão. O General Lee viveu aí. Quando ele deixou a casa para liderar as forças confederadas, a fazenda foi desapropriada e transformada num cemitério para a guerra.

O Cemitério de Arlington.

O Cemitério de Arlington.

Em Arlington estão enterrados mais de 400 mil pessoas. Ex-soldados de cada uma das guerras que os Estados Unidos enfrentou na sua história desde a Guerra da de Independência até a Guerra do Iraque. Os mortos das guerras anteriores à Guerra de Secessão foram levados para lá após 1900.

O Cemitério de Arlington.

O Cemitério de Arlington.

As lápides são simples e muito parecidas umas com as outras. O ponto de maior visitação no Cemitério de Arlington é o Túmulo do Soldado Desconhecido, onde estão enterrados quatro soldados anônimos. Um da Primeira Guerra Mundial, um da Segunda Guerra Mundial, um da Guerra do Vietnam e o último da Guerra da Coreia.

As lápides.

As lápides.

Saímos do Cemitério de Arlinton e subimos a colina nos arredores até o Memorial da Força Aérea Americana, um dos mais novos memoriais de Washington. São três grandes torres de aço, que simulam o rastro de um voo.

O Memorial da Força Aérea Americana

O Memorial da Força Aérea Americana

Lá de cima da colina pode-se ver o prédio do Pentágono, onde fica o Departamento de Defesa dos Estados Unidos e o Quartel General das Forças Armadas. Não existe visitação turística ao Pentágono.

O prédio do Pentágono.

O prédio do Pentágono.

Terminamos esse denso city tour por Washington, que nos deu uma ideia bem completa sobre a cidade. Pedimos ao guia para nos deixar nas proximidades dos museus Simithsonian, mas quando chegamos por lá, não havia mais tempo hábil para alguma visitação. Deixamos para o dia seguinte.

A sede dos museus Smithsonian.

A sede dos museus Smithsonian.

Seguimos andando de volta para o hotel. Passamos pelo bairro de Chinatown, onde um belo pórtico chinês marca o lugar. Seguimos até a Capitol City Brewry, uma cervejaria próxima ao hotel frequentada por famosos e comuns de Washington. É lá que o Barack Obama toma um chopp de vez em quando.

O pórtico do bairro de Chinatown

O pórtico do bairro de Chinatown

À noite fomos até uma casa de jazz importante de Washington. O The Hamilton, com um ambiente jovem e bem americano.

A casa de jazz The Hamilton.

A casa de jazz The Hamilton.

O Memorial de Iwo Jima.

O Memorial de Iwo Jima.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Estados Unidos da América e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O MEMORIAL DE IWO JIMA E O CEMITÉRIO DE ARLINGTON

  1. joaquimnery disse:

    Obrigado Gustavo!!!

  2. Só faltou responder “presente” para mais uma bela aula. Valeu Nery!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s