O JARDIM BOTÂNICO DE CURITIBA

13 de maio de 2016

Essa ida a Curitiba foi oportunizada por uma reunião que tivemos em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, quando participamos do Show Room da LIVE!, uma fábrica de roupas femininas especializada em moda Praia, Fitness e Casual.

O Show Room da LIVE! em Jaraguá do Sul

O Show Room da LIVE! em Jaraguá do Sul

Saímos de Jaraguá e pegamos a estrada para Curitiba. Seguimos pela BR 101, que hoje está em bom estado e muito mais segura que no passado. No caminho a paisagem já encanta. Seguimos pela Serra do Mar e passamos por grandes áreas de araucária, a árvore símbolo do Paraná e que deu nome à cidade. A palavra Curitiba deriva do Tupi e significa “Muitos Pinheiros”.

A paisagem rural na estrada para Curitiba.

A paisagem rural na estrada para Curitiba.

Curitiba está a 934 metros de altitude, o que confere à cidade, temperaturas amenas o ano inteiro. No passado, as araucárias dominavam toda a paisagem, porém a madeira, excelente para a construção civil e para a indústria moveleira, incentivou os imigrantes a derrubarem a floresta. Hoje, ameaçada de extinção, as araucárias sobrevivem arduamente.

A Araucária, o Pinheiro do Paraná

A Araucária, o Pinheiro do Paraná

Chegamos a Curitiba e fomos para o Hotel Pestana, com uma excelente localização, no bairro do Batel, no centro da cidade. Colocamos as malas no quarto e descemos para encontrar a guia Fátima, contata pela Agência Via Alegria, pois tínhamos combinado um tour panorâmico pela cidade. Teríamos apenas uma tarde, pois no dia seguinte iríamos fazer a viagem de trem para Morretes.

O Jardim Botânico é o maior símbolo de Curitiba

O Jardim Botânico é o maior símbolo de Curitiba

Fátima nos contou que Curitiba é considerada uma das capitais com melhor qualidade de vida no Brasil. Se tornou famosa internacionalmente pelas ruas largas e pelo excelente sistema de transporte público urbano, que inspirou outras capitais no Brasil e no Mundo. Em Curitiba, ponto de ônibus se tornou atração turística.

Os pontos de ônibus são uma das atrações turísticas da cidade.

Os pontos de ônibus são uma das atrações turísticas da cidade.

Outro destaque da cidade é a grande quantidade de parques que possui. Curitiba é considerada a capital brasileira de maior área verde por habitante e a cidade mais ambientalmente sustentável da América Latina. São muitos os parques. Começamos a visita pelo Jardim Botânico, o mais famoso deles.

O Jardim Botânico de Curitiba

O Jardim Botânico de Curitiba

O Jardim Botânico de Curitiba, ou Jardim Botânico Francisca Maria Garfunkel Richbieter, uma homenagem à urbanista, que foi pioneira no planejamento urbano da cidade, é o símbolo maior da capital do Paraná. Foi inaugurado em 1991 e é um dos pontos turísticos mais visitados. Na entrada possui um caminho de cerejeiras japonesas e logo depois um jardim com mosaicos inspirados nos jardins franceses.

O caminho das cerejeiras.

O caminho das cerejeiras.

O ponto principal do Jardim Botânico, é a Grande Estufa com três abóbodas em estilo art nouveau e inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Possui uma estrutura de ferro e vidros, climatizada, que abriga espécies da Mata Atlântica.

A estufa do Jardim Botânico.

A estufa do Jardim Botânico.

Do interior da estufa se tem uma vista privilegiada dos jardins em estilo francês.

Os jardins em estilo francês.

Os jardins em estilo francês.

Dentro do Jardim Botânico existe o inusitado Jardim das Sensações, inaugurado em 2008. Um espaço delimitado por cercas vivas, feito para apurar os sentidos e as sensações dos visitantes, estimulando o contato direto com as plantas para sentir o aroma, a textura e a forma. O percurso pode ser feito de olhos vendados para estimular os sentidos. Todas as plantas possuem placas com identificação em braile, a escrita dos cegos, que costumam frequentar o parque.

Detalhe do Jardim das Sensações.

Detalhe do Jardim das Sensações.

Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Paraná e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s