CHEGANDO A SANTIAGO, NO CHILE

Junho de 2004

Chegamos em Santiago para iniciar uma viagem maravilhosa, com a família completa. Fomos eu, Monica, Nanda, Tess e Kim. O foco principal seria atravessar a Cordilheira dos Andes através dos Lagos Andinos. O ponto de partida dessa aventura seria a cidade de Port Mont no sul do Chile, mas tudo começou por Santiago, onde dormimos três noites no excelente Hotel Marriott de Santiago. Uma bela torre ao lado da Cordilheira dos Andes.

Na chegada ao Chile, a Cordilheira dos Andes já impressiona.

Na chegada ao Chile, a Cordilheira dos Andes já impressiona.

No primeiro dia que tivemos em Santiago, contratamos um guia/motorista e saímos para um giro pela cidade. Santiago está localizada em um extenso vale, emoldurado pela Cordilheira dos Andes. A cidade é hoje uma grande metrópole e polo turístico principal do país. Recebe turistas de todas as partes do mundo e do Brasil, pela proximidade e por ser o principal ponto de entrada do país, e de partida para grandes atrações, como: O Deserto do Atacama, as estações de esqui da Cordilheira dos Andes e a Patagônia Chilena.

O Deserto do Atacama é uma das principais atrações do Chile.

O Deserto do Atacama é uma das principais atrações do Chile.

A cidade possui uma arquitetura que lembra um pouco as cidades europeias. Grandes palácios, prédios históricos e igrejas barrocas, da época da colonização espanhola. Começamos a visita pelo marco zero de Santiago, pela parte histórica da cidade, com a Plaza das Armas, um dos principais pontos turísticos locais. A praça é grande e movimentada. Cheia de artistas de rua, com alguns monumentos e prédios históricos em volta. A Catedral Metropolitana, o Correio Central, o Museu Histórico Nacional entre outros.

A Catedral Metropolitana de Santiago.

A Catedral Metropolitana de Santiago.

Aí no centro fica também o Palácio La Moneda, o palácio presidencial do Chile, onde morreu o presidente socialista Salvador Allende em 1973.

Vista panorâmica de Santiago.

Vista panorâmica de Santiago.

Seguimos para o Cerro San Cristóbal, uma montanha de 880 metros que possui uma vista maravilhosa da cidade, com a Cordilheira dos Andes ao fundo.

A vista panorâmica do Cerro San Cristóbal

A vista panorâmica do Cerro San Cristóbal

Para chegar até lá é possível ir caminhando. Muitos dos moradores de Santiago vão de bicicleta. Os turistas preferem pegar o funicular, o bondinho que sobe os trilhos até o topo do morro.

Vista do Cerro San Cristóbal

Vista do Cerro San Cristóbal

Visitamos ainda o Mercado Central de Santiago, a poucos quarteirões da Plaza das Armas. O mercado é uma joia da arquitetura de Santiago e possui uma enorme oferta de peixes e frutos do mar. No pátio central fica uma grande variedade de restaurantes oferecendo as iguarias que estão a venda no Mercado.

O Mercado de Peixes de Santiago.

O Mercado de Peixes de Santiago.

As manchas a la parmegiana , os ceviches feitos com salmão ou peixe branco e a “Centolla” uma espécie de caranguejo gigante que é cultivado no sul do Chile, são alguns dos destaques do Mercado. Um dos destaques que vimos por lá foram os enormes anéis de lula gigante.

Anel de lula gigante.

Anel de lula gigante.

O Mercado é uma grande feira-livre, os vendedores fazem barulho anunciando os seus produtos. A variedade de peixes e mariscos frescos é imensa, consequência das águas ricas em peixes da corrente marítima fria de Humboldt que banha o litoral do Chile.

Mercado de peixes de Santiago.

Mercado de peixes de Santiago.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Chile e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s