A CATEDRAL DE SÃO BASÍLIO, O MAUSOLÉU DE LÊNIN E O GUM

23/06/2016

São muitas as atrações que ficam no interior e nos entornos da Praça Vermelha. Na entrada da Praça, um enorme prédio de tijolos vermelhos construído no século XIX, abriga o Museu Histórico, com mais de 4 milhões de peças sobre a ascensão e expansão do Estado Russo.

A Praça Vermelha em Moscou

A Praça Vermelha em Moscou

Na frente da fachada do Museu Histórico, fora da praça, aparece uma estátua de um herói russo da Segunda Guerra Mundial, o General Gueórgui Jukov, a estátua foi inaugurada em 1995, para marcar o 50º aniversário do fim da Segunda Guerra.

o General Gueórgui Jukov

o General Gueórgui Jukov

O pórtico da entrada é a Porta da Ressurreição, possui duas torres vermelhas cobertas por cúpulas verdes. Originalmente foi construída em 1680. Durante o regime comunista estas torres foram destruídas em 1931, a mando de Stálin. Somente após o fim do regime comunista, elas foram reerguidas em 1995, a mando de Boris Yeltsin, o primeiro Presidente da nova Rússia após o fim da URSS.

A Porta da Ressureição

A Porta da Ressureição

Na base desse pórtico de entrada da Praça Vermelha aparece a pequena Capela da Virgem Mingrélia, erguida no final do século XVIII para abrigar o ícone de São Jorge matando o dragão, o Padroeiro de Moscou. Na Capela, uma fonte de água benta no seu interior atrai os fiéis. Também foi destruída por Stálin que queria transformar a Rússia num país completamente ateu. A capela também foi reconstruída por Yeltsin.

A pequena Capela da Virgem Mingrélia

A pequena Capela da Virgem Mingrélia

No meio da praça, em frente aos muros do Kremlin, aparece um grande shopping de luxo, num prédio histórico. O GUM, construído no final do século XIX, cujo nome é a abreviatura da loja Gassudárstveny Universálny Magazin, e que já sediou um antigo mercado local.

O GUM

O GUM

O prédio já abrigou mais de mil lojas, que vendiam de tudo. Nos tempos da URSS, no governo de Stálin, foi transformado em prédio de escritórios. Hoje o GUM possui três galerias separadas, com uma decoração encantadora, e as principais lojas de grifes mundiais estão aí representadas. É uma boa opção também para almoço ou jantar, pois possui uma grande variedade de cafés e restaurantes.

O interior do GUM

O interior do GUM

Em frente ao GUM e ao lado da muralha do Kremlin aparece o Mausoléu de Lênin, onde fica o seu corpo embalsamado. Lênin foi o grande líder da Revolução Bolchevique, que implantou o regime comunista no país. O reconhecimento da importância histórica de Lênin é visível nas várias imagens dele que aparecem em diversos pontos do país e sobretudo de Moscou.

O Mausoléu de Lenin.

O Mausoléu de Lenin.

Nos tempos da União Soviética a visita ao Mausoléu de Lênin era quase um ato religioso. Milhares de pessoas serpenteavam numa fila sem fim para visitar o túmulo do herói da Revolução Bolchevique. Com o fim do comunismo na Rússia, o Mausoléu de Lênin perdeu prestígio e hoje atrai sobretudo turistas. Atrás do Mausoléu ficam os túmulos de outros comunistas famosos como: Josef Stálin e Leonid Brejnev, além do jornalista/escritor John Reed, comunista americano e autor do clássico Os Dez Dias que Abalaram o Mundo.

Stálin, Brejnev e John Reed estão enterrados atrás do Mausoléu de Lênin.

Stálin, Brejnev e John Reed estão enterrados atrás do Mausoléu de Lênin.

Ao lado do GUM aparece a pequena Catedral de Kazan de 1637. Uma réplica da original que foi demolida por Stalin em 1936. A Catedral que abrigava o ícone da Virgem de Kazan foi reconstruída em 1990 a mando e Boris Yeltsin.

A Catedral de Kazan

A Catedral de Kazan

Ainda na Praça Vermelha aparece uma das entradas do Kremlin com suas torres altas e posicionadas nas extremidades. A Torre do Salvador se ergue majestosa a 70 metros de altura.

A Torre do Salvador, entre a Praça Vermelha e o Kremilin

A Torre do Salvador, entre a Praça Vermelha e o Kremilin

A Catedral de São Basílio é o maior destaque da Praça. Fica do lado oposto ao pórtico de entrada. Foi encomendada por Ivan, o Terrível para celebrar a conquista da fortaleza mongol de Kazan em 1552.

A Catedral de São Basílio.

A Catedral de São Basílio.

A Catedral é o símbolo maior de Moscou. As suas cúpulas coloridas e espiraladas, em forma de cebolas descascadas, dão à Praça Vermelha um toque de conto de fadas. Ivan ficou tão maravilhado com a beleza da Catedral de São Basílio, que mandou cegar o seu arquiteto, para que ele não mais fizesse nada parecido.

As cúpulas coloridas são a marca da Cadedral de São Basílio

As cúpulas coloridas são a marca da Cadedral de São Basílio

A Catedral é formada por várias capelas. Cada cúpula é uma delas, isso diminui a sua grandiosidade interna. O sucesso da Catedral de São Basílio está no seu exterior magnífico. Os restos mortais de São Basílio Abençoado estão enterrados na Catedral.

A Catedral de São Basílio.

A Catedral de São Basílio.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Rússia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para A CATEDRAL DE SÃO BASÍLIO, O MAUSOLÉU DE LÊNIN E O GUM

  1. joaquimnery disse:

    Olá Romano,

    Vou fazer contato com ela e passo para você. Existem também opções com outras operadoras que posso te passar. Por favor, entre em contato com Carolina Barradas, na Via Alegria, pelo telefone (71)3797-6130.

    Um abraço.

    Nery

  2. ROMANO ZAVALLONI disse:

    Como vai Nery? Obrigado por ter ENVIADO O MATERIAL SOBRE MOSCOU.
    COM REFERÊNCIA ÀS CONSIDERAÇÕES DA ALDA COM OS PROJETOS DE VISITAS À EUROPA, CASO HAJA ALGUM QUE FAÇA PARTE A NORMANDIA, NORTE DA FRANÇA, MAIS
    ESPECIFICAMENTE ás PRAIAS DO DESEMBARQUE, DIA “D”, 6.6.1944, MUSEUS DOS DESEM-
    BARQUE, CEMITÉRIOS ALIADOS E ALEMÃO, GOSTARIA DE TOMAR CONHECIMENTO,POIS
    ESTOU MUITO INTERESSADO EM VISITAR ESSES LOCAIS. ACABEI DE CHEGAR DA EUROPA
    MAS NÃO FUI ATÉ LÁ DEVIDO ÀS SEVERAS REGRAS DE ANTI-TERRORISMO E DOS JOGOS
    DA EUROCOPA.
    GRATO PELA ATENÇÃO
    ROMANO ZAVALLONI

  3. joaquimnery disse:

    Que Bom Alda. Vou te ligar.Um abraço. Continue acompanhando.

  4. Oi Nery, é sempre um prazer ler seus relatos de viagem tao claros e detalhados. Estou agora lendo sobre a Praça Vemelha e muito atenta, apesar de esta indo pela segunda vez proximo dia 4 com um Grupo da Espaço, tenho certeza que agora vou observar muito mais aos detalhes para passar aos meus clientes independente do guia que nos acompanhara! O acompanhamento é fundamental, desde 2011 quando eu me propus a levar os grupos pessoalmente ( fora Disney) por que sempre viajei muito com Edwardo, nāo deixei de fazer nenhum que me propus.
    Tenho muita vontade de trabalhar encima de um roteiro especial em parceria com a Via Alegria tendo voce como acompanhante trabalhando a sua clientela e a Espaço a dela, podemos realmente criar esse roteiro mais que especial e fazer essa experiencia, quem sabe???
    Ja estou com o catálago de roteiros Europeus até abril de 2018, inclusive com valores e promoçoes, tudo de primeirissima! Podemos com antecedencia lançar no mercado desde agora aproveitando o dolar e euro mais baixo alem do financiamento em ate 12 X.
    Se tiver interesse vamos conversar!!
    Abraços e parabens pelas materias , cada dia saem melhores!
    Alda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s