A RUA ARBAT EM MOSCOU

23/06/2016

Moscou estava em obras, sobretudo nos entornos do centro histórico. Pelo que entendemos, a prefeitura estava enterrando a rede de fios elétricos, de telefonia e de lógica, aumentando os passeios públicos. Estas obras pareciam ser melhorias para a Copa do Mundo de Futebol, que vai acontecer aí em 2018.

A cidade tinha obras para todos os lados.

A cidade tinha obras para todos os lados.

Seguimos andando dos Jardins de Alexandre até a Rua Arbat, uma rua para pedestres que ficou mundialmente famosa em função do romance, Os Filhos da Rua Arbat do escritor russo Anatoli Ribakov, que retrata a vida dos jovens nascidos nessa rua durante o regime comunista. Ribakov, foi um dos primeiros escritores russos a criticar o regime totalitário soviético, retratando o início da era Stalin.

A Rua Arbat

A Rua Arbat

O bairro chama-se Arbat Velho. No século XIX foi reduto de artistas, músicos, poetas e intelectuais. A Rua Arbat hoje é só para pedestres e cheia de restaurantes, bares, antiquários e lojas de suvenires. Ainda é comum a presença de artistas de rua para todos os cantos e o toque de boemia continua presente.

Esculturas no meio da Rua Arbat

Esculturas no meio da Rua Abruta

Paramos num restaurante turco, na beira da Rua Arbat. Jantamos por aí, na varanda, enquanto observávamos o movimento e o vai e vem desse pedaço pitoresco de Moscou.

Restaurantes no meio da rua

Restaurantes no meio da rua

No final da noite arriscamos pegar o metrô de volta para o hotel. O metrô de Moscou é completo e muito cheio de opções. O grande problema para nós, fica no reconhecimento do alfabeto cirílico, que não possui muitas semelhanças com o alfabeto latino. A dica é fazer a leitura dos extremos de cada linha do metrô e da estação que precisamos utilizar, com calma. Com o tempo vamos nos acostumando com a leitura gráfica do alfabeto cirílico. Não existe tradução das palavras russas em alfabeto latino. Para nós fica mais difícil a identificação dos destinos.

O fabuloso metrô de Moscou

O fabuloso metrô de Moscou

A Rua Arbat

A Rua Arbat

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Rússia e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s