O FABULOSO MOSTEIRO DE SÃO SÉRGIO NA RÚSSIA

24/06/2016

Saímos de Moscou para uma viagem em direção ao Anel de Ouro. Nesta área nos arredores da capital, ficaram as primeiras cidades importantes do país. Muitas delas foram fundadas a partir do século XI, quando os russos foram expulsos da região de Kiev, na Ucrânia, e seguiram um pouco mais para o norte e interior do país. As cidades de Rostov, Yaroslávl, Vladimir e Suzdal cresceram nessa região, impulsionadas pelo comércio com o Império Bizantino.

O Anel de Ouro da Rússia

O Anel de Ouro da Rússia

Nessa mesma área, conhecida como o Anel de Ouro, a cidade de Serguiev-Possad se transformou num importante centro da Igreja Ortodoxa Russa, ancorada pelo magnífico Mosteiro da Trindade de São Sérgio.

O Mosteiro da Trindade de São Sérgio

O Mosteiro da Trindade de São Sérgio

O Mosteiro foi fundado no século XIV, por Sérgio de Radônej. Sérgio foi um articulador e teve um papel fundamental na união dos Príncipes russos contra os mongóis. Em 1380, o Príncipe Dmitry Donskoy, pediu a bênção a Sérgio, antes de atacar e vencer os mongóis na batalha de Kulikovo. A vitória russa e o fato de o corpo do monge ficar milagrosamente intacto após um ataque mongol ao Mosteiro em 1408, levaram à canonização de Sérgio, o mais Santo dos monges russos.

São Sergio de Radônej

São Sergio de Radônej

Sérgio construiu uma igrejinha de madeira, na floresta a norte de Moscou. A partir daí muitos peregrinos foram atraídos para o local, pelos relatos da devoção de Sérgio e assim surgiu uma comunidade ao redor da pequena igreja que formou o Mosteiro da Trindade. Hoje, o enorme conjunto fica dentro de muralhas, com 1,6 km de extensão. Lá dentro, um conjunto de incríveis igrejas agrupadas em volta da espetacular Catedral da Assunção, forma um dos conjuntos religiosos mais belos do Mundo.

O conjunto de igrejas e capelas do Mosteiro.

O conjunto de igrejas e capelas do Mosteiro.

Até hoje, o Mosteiro da Trindade de São Sérgio é um dos mais importantes centros religiosos e local de peregrinação da Rússia. Durante a história do Mosteiro, ele foi testemunho de alguns momentos importantes, como o cerco dos poloneses ao mosteiro entre 1608 e 1610. Em 1680, Pedro, O Grande, um dos mais importantes dos monarcas russos, com apenas 10 anos de idade, refugiou-se no Mosteiro durante a Rebelião dos Stréltsy (os guardas reais).

O interior do Mosteiro de São Sérgio

O interior do Mosteiro de São Sérgio

Ao longo de toda a história da Rússia, a relação entre a Igreja e o poder, foi marcada por conflitos e interferências de ambos os lados. Em 1919, os comunistas fecharam o Mosteiro, que apenas foi reaberto por Stálin, em 1946, no contexto da Segunda Guerra Mundial, para se tornar a sede da Igreja Ortodoxa Russa, até o final do período comunista em 1988.

Jovem padre no Mosteiro de São Sérgio

Jovem padre no Mosteiro de São Sérgio

Do lado de fora do Mosteiro existe um enorme pátio, onde os peregrinos se concentram no períodos de romarias e onde os ônibus de turismo estacionam. Nos entornos da praça, ficam lanchonetes e lojinhas de artesanato.

O pátio externo do Mosteiro de São Sérgio

O pátio externo do Mosteiro de São Sérgio

O Mosteiro de São Sérgio foi fortificado no reinado de Ivan, O Terrível. Possui muros de 12 metros de altura. A entrada do complexo se dá pela Torre Linda e acima dela a Igreja de Porta de São João Batista, construída no final do século XVII.

A entrada principal do Mosteiro

A entrada principal do Mosteiro

A Igreja da Porta de São João Batista.

A Igreja da Porta de São João Batista.

 

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Rússia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para O FABULOSO MOSTEIRO DE SÃO SÉRGIO NA RÚSSIA

  1. Sérgio Henrique disse:

    Gostaria muito de conhecer O Monsteiro de São Sérgio, ele é meu xará.

  2. Lygia Regina GIRODO Liedtke disse:

    Eu o conheci e realmente é um lugar deslumbrante ,digno de ser visitado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s