CHEGANDO A SÃO PETERSBURGO

25/06/2016

Chegou o dia de deixarmos Moscou para trás. Seguimos para a estação, onde pegamos um trem para São Petersburgo. Nesse momento, aconteceu um primeiro stress na viagem. Dr. Eduardo Nery quase foi impedido de embarcar, pois o número do passaporte que constava na passagem do trem não coincidia com o número real. Depois de muita argumentação e da interferência do guia da Special Tours, deu tudo certo e seguimos para São Petersburgo, numa viagem de três horas. Chegamos a São Petersburgo e fomos nos hospedar no Hotel Holliday inn, muito bem localizado e com um bom serviço, ao lado do Arco de Moscou, na entrada da parte central da cidade.

Seguimos de trem para São Petersburgo.

Seguimos de trem para São Petersburgo.

Nos alojamos no hotel e decidimos seguir para o centro de São Petersburgo. Saímos para a cidade em busca da Nevskiy Prospekt, a principal avenida do lugar. Foi muito fácil seguir de metrô, havia uma estação ao lado do hotel e pegamos informações consistentes. Ao contrário de Moscou, o metrô de São Petersburgo possui sinalização em alfabeto latino, o que facilita o acesso.

A Porta de Moscou, ao lado do nosso hotel.

A Porta de Moscou, ao lado do nosso hotel.

Os recepcionistas do hotel não recomendaram a ida até o centro da cidade naquela noite, pois haveria uma grande festa de jovens, que estavam comemorando o final do ano letivo. Segundo ele seria uma festa de muitas bebidas e o clima estaria muito tenso. Decidimos arriscar e adoramos.

A Avenida Nevskiy Prospekt estava em festa.

A Avenida Nevskiy Prospekt estava em festa.

Quando chegamos à Nevskiy Prospekt, a rua estava em festa. Era a comemoração da graduação da High School. Mais de 100 mil pessoas, circulavam pelas ruas e faziam festas para todos os lados.

A Avenida Nevskiy Prospekt estava lotada.

A Avenida Nevskiy Prospekt estava lotada.

Músicos e artistas de rua atraiam multidões. Chamou a atenção um grupo muito jovem tocando música clássica para a multidão, como se estivessem num show de pop rock.

Música clássica no meio da rua.

Música clássica no meio da rua.

Na São Petersburgo, que foi capital da Rússia Imperial, e que era a segunda cidade mais importante da União Soviética comunista, ficamos surpresos por ver ruas privatizadas para comemorar uma festa escolar. Só entrava na festa quem tinha ingresso.

Ruas privatizadas no centro de São Petersburgo.

Ruas privatizadas no centro de São Petersburgo.

A Avenida Nevskiy é a mais importante artéria da cidade. Aí estão os principais marcos de São Petersburgo. É um resumo da história da era dos Czares e um resumo dos cafés e butiques que inundam a moderna São Petersburgo. É um pouco da vida social da cidade, desde o século XVIII.

Galerias na Avenida Nevskiy

Galerias na Avenida Nevskiy

A Nevskiy está para São Petersburgo, como a Champs Elysées está para Paris. É o ponto de partida ideal para explorar a cidade. Alguns dos principais pontos turísticos de São Petersburgo estão na Nevskiy ou nos seus arredores.

A Catedral da Virgem de Kazan em São Petersburgo.

A Catedral da Virgem de Kazan em São Petersburgo.

A avenida possui 4,5 km de extensão e estava completamente lotada e as pessoas não paravam de chegar. Durante o regime comunista a Nevskiy perdeu o brilho, mas agora voltou a ser como no início do século XX.

Os entornos da Avenida Nevskiy estavam lotados.

Os entornos da Avenida Nevskiy estavam lotados.

A Avenida foi o eixo central do planejamento urbano que levou à fundação de são Petersburgo, pelo Czar, Pedro, O Grande. Palácios, monumentos e prédios históricos compõem a estrutura da Avenida.

A Avenida é repleta de monumentos e obras de arte.

A Avenida é repleta de monumentos e obras de arte.

Jantamos no excelente restaurante Asia, do Hotel Europa, um dos mais exclusivos da Nevskiy. Ficamos na varanda externa, ao lado da calçada e não imaginávamos que o restaurante seria tão bom. Foi coincidência, mas adoramos.

Música de rua na Avenida Nevskiy

Música de rua na Avenida Nevskiy

 

 

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Rússia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s