ESTOCOLMO, A CIDADE DO PRÊMIO NOBEL

02.07.2016

Fizemos a travessia do Mar Báltico, de Helsinque para Estocolmo, num cruzeiro de ferry boat, no Silia Symphony. Acordamos cedo e após o café da manhã, nos posicionamos no deck mais alto do navio para observar a passagem pelos canais estreitos, entre as centenas de ilhas que aparecem na entrada de Estocolmo. São mais de duas horas de navegação por entre ilhas e canais. A navegação passa por estreitos improváveis.

Os navios passam por entre os estreitos.

Os navios passam por entre os estreitos.

Chegamos em Estocolmo às 9:30. Saímos do navio e antes mesmo de entrar no Hotel Scandic, seguimos para um tour panorâmico, guiado, pela cidade. Estocolmo é a capital da Suécia, o maior de todos os países escandinavos. A Escandinávia é formada por Finlândia, Suécia, Noruega, Dinamarca e Islândia. Os quatro primeiros compõem a Península da Escandinávia, e a Islândia é um país insular a noroeste da Península.

Estocolmo

Estocolmo

A Suécia, assim como os seus vizinhos, possui incríveis paisagens naturais, com montanhas cobertas de neve, florestas, lagos (cerca de 100 mil) e milhares de ilhas no litoral do Mar Báltico, criam um mosaico de belezas naturais. Aproximadamente 15% do seu território fica acima do Círculo Polar Ártico. A população está concentrada na porção sul do país, onde o clima é mais ameno e as possibilidades agrícolas são maiores. Apenas 7% das suas terras são cultiváveis.

A maior parte da população vive no sul do país.

A maior parte da população vive no sul do país.

Estocolmo foi fundada no século XIII e fica sobre um conjunto de 14 ilhas, na porção sul do Mar Báltico, ao lado do Lago Mälaren. A cidade hoje possui cerca de 800 mil habitantes, é cortada por canais de mar e parte dela fica na borda do lago. Os 750 anos de história deixaram um legado arquitetônico com belíssimos edifícios para a cidade.

O Lago Mälaren

O Lago Mälaren

Seguimos até um mirante de onde se tem uma bela vista da cidade e dos seus canais.

Bela vista de Estocolmo a partir do mirante.

Bela vista de Estocolmo a partir do mirante.

Em seguida fomos até a Gamla Stam (Cidade Velha), a maior das ilhas de Estocolmo e o coração histórico da cidade. Foi aí que a cidade nasceu. Seguimos andando pelas ruelas estreitas e tortuosas dessa parte medieval da cidade, com casas coloridas, que fica em volta do majestoso Palácio Real.

Os edifícios coloridos são um marco para Estocolmo.

Os edifícios coloridos são um marco para Estocolmo.

A Cidade Velha é cheia de bares, restaurantes, ateliês e lojinhas interessantes que vendem lembranças para turistas No centro está a Praça Grande (Stortorget), onde ficava a sede medieval do Município de Estocolmo.

A Praça Grande

A Praça Grande

Saímos da Cidade Velha, deixamos parte do grupo no centro da cidade e seguimos para o prédio da Prefeitura, o Stadshuset (Município), um imponente edifício de tijolos vermelhos, com uma grande torre lateral, com 106 metros de altura. O Prédio da Prefeitura fica na Ilha do Rei (Kungsholmen).

O Stadshuset, o prédio da Prefeitura.

O Stadshuset, o prédio da Prefeitura.

O Stadshuset é um dos pontos mais visitados de Estocolmo, pois é aí que acontece a cerimônia de entrega do Prêmio Nobel, todos os anos, no dia 10 de dezembro. Logo na entrada do prédio, aparece o imenso Salão Azul (Blä Hallen), com piso de mármore e paredes de tijolos vermelhos. O nome Salão Azul deve-se ao projeto original de pintura interna, que nunca foi executado em função da beleza dos tijolos vermelhos.

O Salão Azul

O Salão Azul

Um dos destaques do Salão Azul é a elegante escadaria. No centro do salão acontece o jantar de gala para cerca de 1.300 convidados, que encerra com pompas a cerimônia de entrega dos prêmios Nobel.

A escadaria do Salão Azul.

A escadaria do Salão Azul.

A festa é um acontecimento especial para a cidade. Alfred Nobel nasceu em Estocolmo em 1833. Estudou em São Petersburgo, na Rússia e como químico industrial, se dedicou ao estudo da nitroglicerina e o seu uso como explosivo. O sucesso do uso da dinamite gerou a fortuna de Nobel, que criou um império industrial. Antes da sua morte, em 1896, Alfred Nobel deixou a sua fortuna e patrimônio para uma fundação com o seu nome, que deveria anualmente, entregar cinco prêmios a personalidades que tivessem destaque mundial nos principais campos da arte e da ciência: física, química, medicina, literatura e paz. O Prêmio Nobel da Paz, é o único que não é entregue aqui. A entrega acontece em Oslo, na Noruega, pois quando o prêmio foi criado, a Suécia e a Noruega eram um só país.

É nesse edifício, na Praça Grande, que os vencedores do Prêmio Nobel são anunciados.

É nesse edifício, na Praça Grande, que os vencedores do Prêmio Nobel são anunciados.

Ao lado do Salão Azul, aparece a Gyllene Salen (Sala Dourada), projetada como sala de banquetes. A sala é decorada por grandes mosaicos dourados realizados por Einar Forseth, com inspiração bizantina. O maior deles fica numa das extremidades do salão e representa a Rainha do Lago Mälaren.

A Sala Dourada e os seus belos mosaicos.

A Sala Dourada e os seus belos mosaicos.

Outro salão que merece ser visitado no Município é o Salão do Conselho, uma espécie de câmara de vereadores de Estocolmo, com uma decoração suntuosa. O teto deste salão é magnífico e tenta reproduzir a cobertura de uma antiga casa viking.

O Salão do Conselho

O Salão do Conselho

A Rainha do Lago Mälaren

A Rainha do Lago Mälaren

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Suécia e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para ESTOCOLMO, A CIDADE DO PRÊMIO NOBEL

  1. birovisky disse:

    Adorei sua aventura pela Estônia, país no qual ainda irei, e a Finlândia. Tudo inspirado pelo filme A Vida Secreta de Walter Mitty!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s