CHEGANDO Á NORUEGA

04.07.2016

Deixamos Estocolmo e saímos pela manhã em direção à Noruega. O destino do dia era Oslo, a capital. São 530 quilômetros de distância entre Estocolmo e Oslo por uma excelente estrada, que percorremos em aproximadamente 8 horas. Fizemos uma parada, na pequena cidade de Karlstad, ainda na Suécia, no meio do caminho, para recarregar as baterias e chegamos a Oslo no final da tarde.

A praça central da pequena cidade de Karlstad, na Suécia.

A praça central da pequena cidade de Karlstad, na Suécia.

Estávamos ansiosos para chegar à Noruega. Esse seria um dos pontos altos da viagem. O que mais atrai no país é a sua geografia. A paisagem é de grandes contrastes. A Noruega é um país estreito, de litoral extenso, que fica espremido entre o mar e a cadeia de montanhas dos Alpes Escandinavos, na divisa com a Suécia.

Mapa da Noruega

Mapa da Noruega

Uma boa parte do país fica além do Círculo Polar Ártico, onde no verão existe o fenômeno das noites eternas, com o sol da meia-noite, quando o sol não se põe por vários dias seguidos. No inverno é ao contrário, as noites eternas são terríveis, pois o sol não aparece por meses inteiros. É aí que acontece o fenômeno das auroras boreais, apenas no inverno.

Bacalhau seco na Noruega.

Bacalhau seco na Noruega.

Um dos maiores encantamentos da Noruega é o litoral totalmente recortado pelos fiordes. Os fiordes foram formados pelo degelo da última era glacial, há cerca de 12 mil anos atrás. À medida que o gelo derretia, o seu peso e o movimento, escavava enormes vales de erosão que eram preenchidos pela água do mar. Esses vales profundos e que penetram muito no continente, são os fiordes.

Os fiordes são estreitos e profundos.

Os fiordes são estreitos e profundos.

Essa geografia ímpar teve influência decisiva na cultura e na formação da sociedade da Noruega. A escassez de terras cultiváveis e a forte presença do mar e de portos abrigados, deu ao povo norueguês, uma forte dependência dos seus recursos. Hoje a Noruega é um grande gerador de energia hidrelétrica e possui grandes reservas de petróleo, na sua plataforma continental.

Os fiordes favorecem a navegação.

Os fiordes favorecem a navegação.

Os Vikings ocuparam as terras da Noruega, do ano 800 a 1050 d.C. e de lá, saíram em busca de novas áreas, velejando pelo mundo, conquistando e ocupando territórios na Grã-Bretanha, Islândia, Groelândia e até no Canadá. Penetraram nos rios da Rússia e chegaram ao Mar Negro. Através do Estreito de Gibraltar, chegaram ao Mar Mediterrâneo.

Os barcos Vikings eram leves e de fácil navegação

Os barcos Vikings eram leves e de fácil navegação

Em Oslo, ficamos hospedados no Hotel Scandic Holberg, com uma excelente localização, a dois passos do centro da cidade. Dava para fazer tudo a pé. O hotel era também ruim, com os mesmos problemas de Estocolmo. Quartos pequenos e sem ar condicionado. Começamos a aprender que essa é uma característica de toda a Escandinávia.

Centro de Oslo ao entardecer.

Centro de Oslo ao entardecer.

Chegamos no final da tarde a depois de um dia intenso de viagem, faltava energia para seguir em frente. Saímos para passear no centro histórico, que estava ali ao lado, mas paramos no início. Jantamos por aí, no Hard Rock Café de Oslo.

Um país de montanhas e mar.

Um país de montanhas e mar.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Noruega e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para CHEGANDO Á NORUEGA

  1. birovisky disse:

    Lindo lugar, meu sonho é conhecer esta região Escandinava, Holanda e Canadá, não necessariamente nesta ordem. Vou ver sobre Estocolmo, se eu tivesse lido antes, pediria para você registrar o local onde foi gravado o filme “Deixa Ela Entrar” de 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s