A LINDA CIDADE DE BERGEN, PRIMEIRA CAPITAL DA NORUEGA

08/07/2016

Estávamos hospedados no Hotel Myrkdalen, numa das mais movimentadas estações de esqui da Noruega. Era verão, nesse período o movimento no hotel é menor. Serve de apoio para as excursões que estão cruzando o país, como era o nosso caso.

A estrutura do Hotel Myrkdalen serve de apoio aos visitantes que cruzam o país.

A estrutura do Hotel Myrkdalen serve de apoio aos visitantes que cruzam o país.

O Hotel Myrkdalen fica no Vale de Voss. Toda a região possui uma geografia especial e as belezas naturais estão por todas as partes. No inverno, o Vale de Voss se transforma num dos mais importantes centros de esqui da Noruega. No verão os lagos e rios atraem os apaixonados por pescarias, caminhadas e outras atividades ao ar livre.

Belas cachoeiras no Vale de Voss.

Belas cachoeiras no Vale de Voss.

Saímos cedo em direção a Bergen, o nosso destino final do dia. Foram pouco mais de duas horas de viagem até o centro histórico de Bergen, onde ficamos hospedados no Hotel Augustin. A localização é excelente, no coração da cidade, mas, como os outros hotéis da Escandinávia, as instalações e conforto dos quartos deixam a desejar, sobretudo no verão, pela ausência de ar condicionado.

A cidade de Bergen.

A cidade de Bergen.

Antes mesmo de termos acesso aos quartos, pois havíamos chegado muito cedo, saímos para um tour panorâmico pela cidade de Bergen, com o excelente guia chileno/norueguês, Luiz.

O excelente e criativo guia, Luiz.

O excelente e criativo guia, Luiz.

O Luiz nos contou que Bergen é a segunda maior cidade da Noruega, com aproximadamente 250 mil habitantes. Fundada em 1070, foi a primeira capital do país. Perdeu essa condição em 1299, quando a capital foi transferida para Oslo.

A bela cidade de Bergen.

A bela cidade de Bergen.

Chove muito em Bergen, é considerada a cidade mais chuvosa da Europa. É uma das mais belas da Noruega. Muito visitada, tanto por turistas noruegueses como por estrangeiros. É o principal porto de parada dos cruzeiros que partem para a costa da Escandinávia. O bairro medieval Bryggen fica no cais, ao lado do porto.

O bairro medieval Bryggen, no caís do porto.

O bairro medieval Bryggen, no caís do porto.

No passado foi um dos mais importantes entrepostos comerciais da Liga Hanseática Germânica, uma poderosa associação de comerciantes que dominava os negócios através dos mares da Europa, do século XIV ao século XVIII.

O centro comercial medieval da Liga Hanseática

O centro comercial medieval da Liga Hanseática

Os antigos armazéns de madeira, são o principal cartão postal de Bergen. Hoje são pintados em cores vibrantes e abrigam um grande conjunto de lojas, museus, bares e restaurantes. A cidade integra a lista de Patrimônio da Humanidade da UNESCO.

Um grande conjunto de lojas, museus, bares e restaurantes, no Bryggen

Um grande conjunto de lojas, museus, bares e restaurantes, no Bryggen

Nas informações passadas pelo guia Luiz, fica evidente o orgulho que têm, pela qualidade de vida e o estado de bem estar social que os cidadãos da Noruega possuem. Essa realidade mudou muito a partir da década de 70 do século XX, quando o petróleo da Noruega passou a ser explorado mais intensamente e o preço desse produto estava nas alturas.

Detalhe de Bergen

Detalhe de Bergen

Foram os recursos do petróleo, a criação do Fundo Soberano do Petróleo e a população pequena que viabilizaram o crescimento econômico e a construção de uma sociedade mais igualitária para o país.

A economia do país gira em torno do petróleo, da pesca e do turismo.

A economia do país gira em torno do petróleo, da pesca e do turismo.

A cidade se destaca também pelos moradores famosos que teve. Três Prêmios Nobel de Literatura nasceram em Bergen, além do compositor Edvard Grieg e Henrik Ibsen, o maior dramaturgo norueguês, do Século XIX.

Estátua em homenagem a Henrik Ibsen.

Estátua em homenagem a Henrik Ibsen.

O Mercado de Peixes, Fish Market, é uma das principais atrações da cidade. É aí que almoçam os turistas e cidadãos de Bergen. A comida é preparada na hora e servida nas mesinhas ao ar livre. Muitos dos garçons são imigrantes ou viajantes ocasionais, escolhidos para trabalhar, pelos idiomas que falam.

O Mercado de Peixes de Bergen.

O Mercado de Peixes de Bergen.

No Mercado de Peixes de Bergen, fala-se qualquer idioma. Sempre haverá alguém para atender aos turistas. A variedade dos peixes e frutos-do-mar é outra atração. O bacalhau, a carne de baleia (na Noruega, ainda se pratica a caça das baleias) e o caranguejo do Alasca são algumas das iguarias mais disputadas.

Bacalhau seco no Fish Market.

Bacalhau seco no Fish Market.

Almoçamos por aí e continuamos a circular pela cidade, degustando esse que seria o nosso único dia em Bergen.

Encontramos um Troll em Bergen.

Encontramos um Troll em Bergen.

A cidade está cercada por sete montanhas, o que lhe confere um destaque e uma geografia especial. A mais alta é a Montanha Uriken, com 643 metros de altura, cujo pico pode ser alcançado por uma trilha lateral ou por um bondinho do tipo furnicular. O teleférico chega ao topo da montanha em sete minutos. Lá em cima existe um belo mirante com uma vista espetacular de toda a cidade.

O furnicular sobe a Montanha Uriken

O furnicular sobe a Montanha Uriken

A bela vista do alto da montanha.

A bela vista do alto da montanha.

Quando voltamos para o hotel, descobrimos que o Dr. Eduardo Nery, nosso companheiro de viagem, havia esquecido a sua mala no Vale de Voss, no Hotel Myrkdalen. No dia seguinte, teríamos que voltar 150 km, para pegar a mala. Ainda bem que a estrada é cercada por paisagens maravilhosas. Saímos para jantar no bom restaurante italiano Rucula. Os restaurantes italianos sempre “quebram o galho”, na reta final das viagens.

Cores de Bergen.

Cores de Bergen.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Noruega e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s