COPENHAGUE, A CIDADE DA PEQUENA SEREIA

12/07/2016

Estávamos em Copenhague, no ônibus aberto, hop on hop off, que vai passando pelos principais pontos turísticos da cidade e os passageiros escolhem onde descer. O local de maior interesse, onde todos descem, é ao lado da escultura da “Pequena Sereia”, feita por Edvard Erichsen, e que é um dos símbolos da cidade.

A Pequena Sereia de Edvard Erichsen

A Pequena Sereia de Edvard Erichsen

A escultura representa a famosa personagem de um dos contos de Hans Christien Andersen, o mais famoso escritor dinamarquês e que ficou imortalizados pelos contos infantis, dentre eles: A Pequena Sereia, O Soldadinho de Chumbo e O patinho Feio. No conto de Andersen, a Pequena Sereia abandona o mar ao se apaixonar por um príncipe.

Estátua de Hans Christien Andersen

Estátua de Hans Christien Andersen

A pequena escultura da Pequena Sereia foi inaugurada em 1913, fica na beira de um do canal Öresund, um dos que atravessam a cidade de Copenhague. Já foi danificada em alguns episódios. Por duas vezes teve a sua cabeça amputada e uma vez, um dos braços. Não se sabe quem fez nem o porque. A escultura é muito pequena e não tem muita importância artística, mas os turistas adoram, e nós também.

A Pequena Sereia.

A Pequena Sereia.

Continuamos no ônibus, passando por algumas da atrações da cidade: o prédio da Prefeitura, O Tivoli Parque e a Nyhavn, a Rua do Porto Novo, um estreito canal, com largas calçadas nas laterais. As calçadas estão cercadas de casas coloridas ocupadas por bares e restaurantes. Os barcos ancorados no canal completam o visual da Nyhavn.

Nyhavn, a Rua do Porto Novo

Nyhavn, a Rua do Porto Novo

Seguimos até a fábrica de cervejas da Carlsberg, uma das atrações turísticas de Copenhague. A cervejaria é um dos símbolos do país, foi fundada em 1847. A fábrica desenvolveu um conteúdo turístico próprio e milhares de pessoas visitam as suas instalações diariamente. O passeio inclui degustação de cervejas, visita às instalações de produção e a um museu que conta a história da cerveja e da cervejaria.

O Museu da Carlsberg

O Museu da Carlsberg

Saímos da Carlsberg e voltamos para a Stroget, a movimentada rua de pedestres de Copenhague. No caminho passamos pela porta do Tivoli Parque, um dos mais antigos parques de diversões do mundo e que fica no coração da cidade. O Tivoli é um grande centro de lazer, com teatros, parque de diversões, restaurantes e lanchonetes. Não chegamos a entrar, pois tínhamos apenas um dia para Copenhague.

A entrada do Tivoli Parque.

A entrada do Tivoli Parque.

Seguimos para o passeio de barco por entre os canais da cidade, que completava o tour do hop on hop off. O barco circula por entre os canais e passa por baixo de pontes muito pequenas. É uma outra forma de ver a cidade e suas atrações. Copenhague, assim como Estocolmo, possui uma série de ilhas interligadas por canais.

O passeio de barco pelos canais de Estocolmo.

O passeio de barco pelos canais de Estocolmo.

No meio do passeio caiu uma chuva forte, com características das tempestades tropicais, o que prejudicou bastante o passeio, mas mesmo assim deu para aproveitar bastante.

Muita chuva no passeio de barco.

Muita chuva no passeio de barco.

Passamos por algumas construções modernas e impactantes, dentre elas o prédio da nova Ópera de Copenhague.

A nova Ópera de Copenhague

A nova Ópera de Copenhague

Quando o passeio terminou, estávamos encharcados. Fomos para o hotel e nos preparamos para o jantar de despedida de Dr. Nery e Dra. Marise, que voltariam no dia seguinte. Escolhemos um bom restaurante. Copenhague, é conhecida hoje, como uma cidade de gastronomia especial. O Noma, do super chef René Redzepi, por alguns anos tem sido considerado o melhor restaurante do Mundo, e isso atraiu para a cidade, chefs de prestígio internacional que estimulou a gastronomia local.

No dia seguinte, a nossa aventura pela Escandinávia e Rússia estaria chegando ao fim.

No dia seguinte, a nossa aventura pela Escandinávia e Rússia estaria chegando ao fim.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Dinamarca e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s