MUSEU DO PRADO, O MAIS IMPORTANTE MUSEU DE MADRI

14.07.2016

Saímos do Museu Rainha Sofia e seguimos andando até o Museu do Prado. Os dois museus ficam na região do Paseo del Prado, muito próximos um do outro. O Paseo del Prado é uma avenida larga, com muita área verde. A principal atração do lugar é o complexo de museus, cujo mais importante é o Museu do Prado.

O Museu do Prado

O Museu do Prado

O Museu do Prado possui a maior coleção do Mundo de pinturas espanholas, com destaque para as obras de Velazquez, El Greco, El Bosco e Goya. Possui também obras importantes de artistas italianos e flamengos, como Rubens. Nos jardins do Museu do Prado aparece uma bela estátua de Velazquez.

Velazquez

Velazquez

O Museu funciona num edifício neoclássico do final do século XVIII, projetado especificamente para esse fim. Foi inaugurado em 1819 para expor as coleções reais de belas artes e peças de decoração. O acervo reflete a importância da família real espanhola naquela época e nos séculos anteriores. No dia em que visitamos o Museu do Prado, estava acontecendo um evento especial em homenagem a um dos maiores artistas presentes no Museu, El Bosco.

Tela de El Bosco

Tela de El Bosco

El Bosco foi um pintor excepcional. Possuía uma criatividade única. A sua obra, do final do século XV e início do século XVI, permanece com características bastante atuais. Nasceu nos Países Baixos, que na época pertencia à Espanha. Faz parte portanto, do grupo de artistas flamengos do Museu do Prado.

O Jardim das Delícias de El Bosco

O Jardim das Delícias de El Bosco

Diego Velazquez é o queridinho do Museu e de toda Madri. Uma das obras primas do Museu do Prado, e sem dúvida a mais procurada pelos visitantes é, As Meninas, de Velazquez, de 1656, que retrata a Infanta Margarita cercada pela sua corte. Todas as lojas de suvenir de Madri têm alguma lembrança com detalhes de “As Meninas”.

Adaptação do quadro As Meninas de Velazquez.

Adaptação do quadro As Meninas de Velazquez.

Velazquez nasceu em Sevilha e viveu no início do XVII. Foi um dos mais importantes pintores da Espanha. Mestre do barroco e se tornou um artista universal. Passou a vida pintando retratos do rei e da sua família.

As Meninas de Velazquez

As Meninas de Velazquez

Após a visita ao Museu do Prado, seguimos andando para o centro de Madri. Subimos pela Calle San Jeronimo até a Puerta del Sol. No caminho passamos pelo Museu del Jamon, que não é um museu e sim uma loja especializada em venda e degustação de presuntos, uma das iguarias mais típicas da Espanha.

Museu del Jamon

Museu del Jamon

O Presunto Ibérico ou Presunto Pata Negra é o mais procurado e desejado pelos clientes. No Museu del Jamon é possível degustar os produtos no balcão, como um aperitivo. É uma delícia.

O Pata Negra

O Pata Negra

 

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Espanha e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s