VALPARAÍSO E VIÑA DEL MAR

Junho de 2004

No terceiro dia que passamos no Chile, fomos para Valparaíso, na costa do Pacífico. São 120 quilômetros que se faz numa boa estrada, em uma hora e meia de viagem. No caminho paramos numa vinícola para aprender um pouco sobre o cultivo da uva e a preparação dos vinhos. Esse é sempre um passeio obrigatório para quem visita Santiago.

São muitas as vinícolas nos arredores de Santiago.

São muitas as vinícolas nos arredores de Santiago.

São muitas as vinícolas nos arredores da cidade, sobretudo no Vale Central e quase todas oferecem passeios turísticos. No programa, assistimos a explicações sobre o plantio, a colheita e o preparo dos vinhos e depois somos convidados para uma degustação. Claro que no final do tour pela vinícola, se torna obrigatório passar pela loja para que adquirir alguns produtos.

Barricas de vinhos.

Barricas de vinhos.

Seguimos para Valparaíso, uma cidade portuária, fundada em 1543, que teve um passado de glórias. Valparaíso era parada obrigatória para os navios que faziam viagens enormes entre a costa do Atlântico e a costa do Pacífico, antes da existência do Canal do Panamá. Todo navio que saia da costa leste dos Estados Unidos para a costa Oeste, obrigatoriamente precisava dar a volta pelo sul da América do Sul, por isso o porto de Valparaíso era fundamental para a navegação.

O porto de Valparaiso já teve um papel estratégico no passado.

O porto de Valparaiso já teve um papel estratégico no passado.

Depois da construção do Canal do Panamá a cidade perdeu importância estratégica muito rapidamente, mas as marcas da glória do passado estão presentes nas suas ruas e na sua arquitetura.

A cidade está pendurada numa encosta tectônica.

A cidade está pendurada numa encosta tectônica.

A cidade está pendurada numa encosta rochosa. Uma falha tectônica, se assemelha a uma grande arena debruçada sobre o mar. As casas coloridas e coloniais do século XIX, enfeitam as ruas e mirantes. A cidade foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Valparaiso em 2004

Valparaiso em 2004

Ao lado de Valparaíso fica Viña Del Mar, a “Cidade Jardim”, de arquitetura charmosa e muitas praças, existem flores por todos os lados. As duas estão separadas por apenas 15 minutos pela orla e possuem muitas semelhanças. Ambas estão penduradas nas encostas da falha tectônica.

Viña del Mar

Viña del Mar

Viña del Mar é o mais chique balneário turístico do litoral do Chile. Possui uma excelente infra estrutura, com grande rede hoteleira. Em frente ao Museu de Arqueologia e História Francisco Fonck, aparece uma bela escultura de um Moai da Ilha de Pascoa.

Um Moai em Viña del Mar

Um Moai em Viña del Mar

A cidade é considerada a capital turística do Chile. Possui as melhores praias do país, o que atrai muitos visitantes, sobretudo no verão. Uma das atrações são as colônias de focas e leões-marinhos que ficam espreguiçados nas pedras do litoral.

Viña del Mar

Viña del Mar

 

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Chile e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s