PARADA NO POVOADO DE BAIXIO, A CAMINHO DE ARACAJU

27 de dezembro de 2016

Escolhemos passar o Reveillon 2016/2017 em Recife. Decidimos fazer uma “Road Trip” pelo litoral do Nordeste saindo de Guarajuba, pela Estrada do Coco, que tem continuação na Linha Verde na Bahia e seguimos para Aracaju. No planejamento inicial, deveríamos passar no caminho, em duas praias “especiais”, antes de chegar a Aracaju.

Uma "Road Trip" no litoral do Nordeste

Uma “Road Trip” no litoral do Nordeste

A partir da Praia do Forte, no quilômetro 54 da BA 099, a estrada deixa de ser conhecida como Estrada do Coco e passa a ser chamada de Linha Verde. A estrada é excelente, bem sinalizada e administrada pelo consórcio CLN.

Estrada do Coco e Linha Verde

Seguimos pela Linha Verde até o quilômetro 123, onde aparece o acesso para o Povoado de Baixio. Daí são mais 7,5 quilômetros de uma boa estrada asfaltada, até o povoado. Na chegada, uma linha de coqueiros delimita e enfeita o caminho.

A chegada ao Povoado de Baixio.

Decidimos entrar no Povoado de Baixio, impactados pelas campanhas publicitárias dos lançamentos imobiliários que estão sendo implantados aí. Belas imagens na propaganda da TV e nas campanhas de out-door. Achávamos que Baixio era um paraíso, com belezas naturais incríveis. A entrada no povoado é a primeira decepção. A sensação que tivemos é de que o povoado é simples e sem charme, sem nenhuma infraestrutura e com uma praia razoável, mas muito inferior a outros destinos da Estrada do Coco, como Guarajuba, Arembepe, Praia do Forte ou Imbassahy.

Igrejinha do Povoado de Baixio

As lagoas que existem aí possuem nascentes próprias, são famosas pela cor azul que assumem em determinadas épocas do ano, sobretudo nas épocas chuvosas. Nesse período, porém, estão com um volume menor de água e ficam barrentas e com forte cheiro do manguezal. Não possuem a beleza que vimos nas propagandas da TV.

A praia de Baixio.

Fomos até a praia, que é agitada, mar aberto, com muitas ondas. A água não é cristalina, pois sofre forte influência do Rio Inhambupe que deságua aí perto. O Baixio é uma área de natureza intocada e bucólica, com um povoado bem simples. Não era isso que estávamos procurando. Desistimos de Baixio e seguimos viagem para Aracaju.

A Linha Verde segue até o quilômetro 190, na divisa com Sergipe. A partir daí pegamos a SE 100, que segue bordejando o litoral até Aracaju. Chegamos a Aracaju pela praia do Mosqueiro, onde começam as grandes barracas de praia da cidade. Paramos na Barraca Parati, que havia sido recomendada por um amigo.

A péssima Barraca Parati

A Parati é uma barraca de grande porte, mas o serviço estava péssimo. Atendimento ruim e o almoço intragável. Devolvemos o prato que pedimos e seguimos com fome para Quality Hotel de Aracaju. Um bom hotel com uma boa localização. Fica dentro de estacionamento do Shopping Riomar, na Coroa do Meio.

A Praia Parati em Aracaju

Saímos á noite para jantar no excelente Restaurante Muratto. Valeu a pena e apagou parcialmente a péssima impressão da Barraca Parati.

A Praia de Baixio

Esse post foi publicado em Bahia, Sergipe e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para PARADA NO POVOADO DE BAIXIO, A CAMINHO DE ARACAJU

1. joaquimnery disse:

Obrigado Adalberto, continue acompanhando o blog

2. Tá simplesmente lindo esse post, Joaquim…pertinho da minha terra, Conde/BA

3. Adalberto Pedroso disse:

Joaquim, parabéns pela clara e verdadeira transcrição sobre sua passagem nos locais entre Guarajuba e Aracaju.
    É uma forma despretenciosa de relatar a sua visão de cada local em que passou. Continue assim. Credibilidade é isso.