COMEÇANDO A VISITAR VIENA PELA CATEDRAL DE SANTO ESTEVÃO

01 de maio de 2017

Viena é hoje, uma cidade com aproximadamente 1,6 milhões de habitantes, é a maior da Áustria. Fica localizada nas margens do Rio Danúbio. Historicamente foi, durante séculos, a capital do Império Áustro-húgaro. A cidade e o país possuem excelente qualidade de vida. Hoje atrai mais de 12 milhões de turistas por ano.

A bela cidade de Viena.

Viena é compacta e o centro histórico pode ser conhecido a pé. Tudo gira ao redor do Palácio Hofburg, que foi sede imperial dos Habsburgo.

O Palácio Hofburg

A grande reforma urbana de Viena foi realizada pelo Imperador Francisco José, em meados do século XIX, quando foram destruídas as muralhas que cercavam a cidade e no local foi implantada uma larga avenida , a Ringstrasse, que circunda todo o centro histórico.

As avenidas largas de Viena

Como o nosso hotel, o K+K Palais, ficava numa posição muito central, seguimos andando para a Stephansdom, que é o coração da cidade. Ponto mais central e onde fica a magnífica Catedral de Santo Estevão, o edifício mais alto do centro histórico de Viena.

A magnífica Catedral de Santo Estevão.

No caminho para a Catedral de Santo Estevão, paramos na mais antiga praça de Viena, a Hoher Market, onde aparecem vestígios arqueológicos da antiga cidade romana de Vindobona, que deu origem a Viena. Aí fica o relógio Ankeruhr, uma das atrações da praça.

O magnífico relógio Ankeruhr

No centro da mesma praça aparece a Fonte de Betrothed, que representa o casamento da Virgem Maria e São José. O monumento é do século XVIII.

A famosa Fonte de Betrothed

Chegamos à Stephansdom, A Catedral de Santo Estevão e entramos na igreja que é o coração de Viena. A primeira igreja foi implantada aí no século XII. Esse projeto atual é dos séculos XIV a XVI. Possui predominância de etilo gótico, com torres altas e um telhado colorido de azulejos vitrificados. A torre sul, a mais alta, chega a 136 metros de altura.

A Catedral de Santo Estevão e a grande torre gótica de 136 metros de altura.

O interior da igreja é espetacular. Possui uma série de imagens de santos adornando as colunas. O destaque maior fica para o púlpito gótico, bastante trabalhado e para o altar-mor.

O púlpito gótico da Catedral de Santo Estevão.

A Stephenplatz foi bastante castigada durante a Segunda Guerra Mundial. Na sua reconstrução do pós-guerra surgiu espaço para estilos arquitetônicos diversos. Um dos mais polêmicos é a Haas House, o edifício de vidro da praça, da década de 90 e que contrasta com os prédios históricos dos arredores. A fachada de vidro reflete o perfil da Catedral.

A polêmica Haas House

Seguimos andando pela Rua Graben, a principal e mais elegante rua de pedestres da cidade. Cercada de cafés, lojas de grifes, restaurantes, galerias de arte, etc.

A movimentada Rua Graben

No centro da Graben destaca-se a imensa Coluna da Praga, do século XVIII, mandada erguer pela Imperatriz Maria Teresa para marcar e agradecer o fim da epidemia de praga que a cidade viveu no século XVII. O monumento é uma representação da Santíssima Trindade.

A coluna da praga, no centro da Graben

Também perto da Graben aparece a Igreja de São Pedro, do século XVIII, construída em estilo barroco. Logo na sequência vai aparecer a Kohlmarkt, a rua de compras mais luxuosa da cidade, quase como uma continuação da Graben.

Igreja barroca de de São Pedro

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Áustria e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s