SISSI, A IMPETRATRIZ DA ÁUSTRIA

01 de maio de 2017

A Michaelerplatz é o centro da cultura imperial dos Habsburgo. A praça fica no final da Kohlmarkt, a famosa rua das grifes de Viena. O movimento de visitantes no local é grande. Muitas carruagens oferecem serviços guiados para os turistas, e partem daí.

As carruagens na Michaelerplatz, para passear com os turistas.

Na lateral da praça, a Igreja de São Miguel, Michaelerkirche, do século XVIII, em estilo românico, se destaca. Possui um altar maravilhoso e visualmente moderno para a época que foi concebido.

A Igreja de São Miguel, Michaelerkirche

Detalhe do maravilhoso altar da Igreja de São Miguel

Aí também na Michaelerplatz fica o grande Palácio Imperial Hofburg, distribuído em vários prédios, construídos em épocas diferentes e em diferentes estilos. Foi o centro de poder dos Habsburgos, por setecentos anos. Desde o século XIII, até 1918, quando houve a proclamação da república.

O Palácio Hofburg na Michaelerplatz

O complexo Hofburg contempla os aposentos reais, os tesouros dos Habsburgos, vários museus, uma capela, uma igreja, a Biblioteca Nacional da Áustria, a Escola Espanhola de Equitação e os gabinetes do Presidente da Áustria.

O interior da Escola Espanhola de Equitação.

Dentre os moradores especiais do Palácio Imperial Hofburg, destacam-se a Imperatriz Isabel ou Elizabeth, mundialmente conhecida como Sissi, e o seu marido, o Imperador Francisco José. Sissi era uma jovem da região da Bavária, atual área sul da Alemanha, que se casou com o Imperador Francisco José, quando tinha 16 anos. Jamais aceitou as regras e os rigores da corte. Vivia angustiada e criou um estilo próprio de governar.

O Imperador Francisco José e a Imperatriz Isabel

Tinha uma personalidade moderna para a época em que vivia. Sissi cultuava a beleza. Fazia atividades físicas regulares, possuía salas de ginástica no seu palácio. Fazia uma dieta alimentar regrada, o que lhe dava um corpo esbelto e magro demais para os padrões de beleza da época.

A beleza de Sissi retratada ao longo da sua vida

A Imperatriz Isabel jamais aceitou os rigores da vida na corte. Se rebelou às regras e isso prejudicou muito o seu relacionamento com o Imperador Francisco José. Sofria de depressão. Não tinha um bom relacionamento com a sogra, a aquiduquesa Sofia. A vida de Sissi foi retratada de forma romantizada no filme que levava o seu nome e estrelado pela atriz austríaca Romy Schneider.

Romy Schneider como Sissi

Devido ao desgaste no relacionamento com a sogra e com o marido, a Imperatriz Sissi costumava viajar muito pelos países do Império Austro-Húngaro. Viveu muito tempo em Budapeste, na Hungria, em detrimento de Viena na Áustria.

Sissi, a Imperatriz da Hungria

A angústia de Sissi aumentou ainda mais a partir do suicídio do seu único filho homem, o príncipe herdeiro Rodolfo, que foi encontrado morto ao lado da amante Maria Vetsera. Sissi nunca superou a morte de Rudolfo. A Imperatriz acabou sendo assassinada por um anarquista italiano na cidade suíça de Genebra, em 1898.

Representação do assassinato de Sissi.

É aí no Palácio Imperial Hofburg que fica o Museu de Sissi. No museu destacam-se as suntuosas pratarias usadas nos grandes banquetes imperiais.

Serviço de jantar do Museu de Sissi.

Visitamos também os aposentos imperiais, que foram usados por Francisco José, de 1857 a 1916 e por Sissi, de 1854 a 1898. Dentre os cômodos, destacam-se a pequena academia de ginástica e o banheiro da Imperatriz Isabel.

Equipamentos de ginástica de Sissi, a Imperatriz

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Áustria e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s