O PALÁCIO SCHÖNBRUNN, A CASA DA IMPERATRIZ MARIA TERESA

02 de maio de 2017

A Escola Espanhola de Equitação é uma instituição de Viena que tem tradição secular no treinamento de cavalos da raça Lippizan. Uma das mais antigas escolas de hipismo e adestramento de cavalos do mundo. Acredita-se que a sua história começou no século XVI. Aí na Áustria esta raça foi sendo desenvolvida a partir de cruzamento dos animais puro-sangue trazidos da Espanha, pelos Habsburgos, que começaram a criar e treinar os cavalos espanhóis.

Os fabulosos cavalos da raça Lippizan

Os exercícios dos cavalos acontecem no estábulo do Palácio Imperial, que fica no complexo do Palácio Hofburgo. O edifício em estilo barroco data do século XVIII. É luxuoso, possui uma área de treinamento e arquibancadas para que uma plateia possa assistir ao espetáculo. É único no mundo nesse estilo e finalidade.

O maravilhoso edifício da Escola Espanhola de Equitação.

Originalmente os espetáculos eram exclusivos para pessoas próximas à corte. Hoje em dia, turistas e visitantes podem assistir ao espetáculo. Os cavalos e cavaleiros fazem o show. Não existe nada previamente programado. Cada dia são feitos exercícios específicos e diferentes. Entram grupos de seis em seis cavalos a cada meia hora. Os exercícios/show, estão entre as atrações mais disputadas de Viena.

A Escola Espanhola de Equitação.

Saímos da Escola Espanhola de Equitação e pegamos o ônibus aberto do sistema Drop on Drop off para completar o tour que iniciamos no dia anterior. O objetivo hoje seria conhecer o Palácio Schönbrunn. O maior de todos os Palácios de Viena.

O Palácio Schönbrunn.

O Schönbrunn era o Palácio de Verão dos Habsburgos. Começou a ser construído em 1695 e foi oficialmente concluído no reinado da Imperatriz Maria Teresa, no século XVIII. O Palácio já foi testemunho de festas fantásticas e faz parte direta na história do Império Austro-Húngaro.

Detalhe da fonte em frente ao Palácio Schönbrunn.

A simetria do Palácio é complementada pelos jardins espetaculares que possui. Começamos a visita pelos jardins do Schönbrunn, que ficam na parte de trás do palácio e foram concebidos em estilo francês, lembrando um pouco os jardins de Versalhes.

Detalhes do jardim do Palácio Schönbrunn.

O interior do Palácio é ricamente decorado e alguns salões são suntuosos. Possui 1441 cômodos. Chegava a hospedar até 1.500 pessoas durante a temporada de verão da corte austríaca.

O salão dos espelhos no Palácio Schönbrunn.

A primeira grande Imperatriz do Império Austro-Húngaro foi Maria Teresa, que se tornou a verdadeira dona do Palácio. Maria Teresa foi a única mulher a governar o Império e se tornou a regente de uma boa parte do Continente Europeu. Foi Maria Teresa quem transformou Schönbrunn na residência de verão dos Habsburgo e ponto central do Império. Governou com o Imperador Francisco I, mas as decisões de governo ficavam por conta da Imperatriz.

A Imperatriz Maria Teresa.

Teve 16 filhos, sendo que 13 sobreviveram até a idade adulta. Casou os seus filhos com nobres, príncipes e princesas de países europeus. Essas alianças matrimoniais deram mais poder ao Império Austro-Húngaro e à dinastia dos Habsburgo. Uma das filhas da Imperatriz Maria Teresa, foi a Rainha Maria Antonieta, da França, casada com Luiz XVI e que foi decapitada na Revolução Francesa.

A grande família da Imperatriz Maria Teresa.

Quem teve também uma forte relação com o Palácio de Schönbrunn, foi o Imperador Francisco José e a Imperatriz Isabel (Sissi). Francisco José nasceu e morreu em Schönbrunn.

O Imperador Francisco José e a Imperatriz Isabel (Sissi)

O Palácio Schönbrunn.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Áustria e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para O PALÁCIO SCHÖNBRUNN, A CASA DA IMPERATRIZ MARIA TERESA

  1. maria goreth disse:

    amei demais esse post, amo esse palácio, um lugar magnifico, sou muito apaixonada por esse lugar, no lugar da foto o nome da imperatriz chama_se Sissi.
    O Imperador Francisco José e a Imperatriz Elizabeth chamada de Sissi

  2. joaquimnery disse:

    Olá José,

    Acho que posso te ajudar. Por favor me envie um e-mail com essa solicitação para joaquimnery@viaalegria.com.br , te retorno em seguida. Me informe a quantidade de dias disponíveis, que monto a sugestão de roteiro para você.

    Um abraço,

    Joaquim Nery

  3. jose guimaraes neto disse:

    olá, estou acompanhando sua viagem. na primeira postagem eu achei bem interessante pois ajuda a montar um roteiro. Nesta vc mostrou o palacio.
    Gostaria de um roteiro sequencial de cidades, entrando em lisboa/ viena, pegando um carro em direção ao interior, passando pela suiça / alpes / alemanha etc.
    Parabéns, abração.
    jose guimaraes, brasilia-df

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s