A GRANDE SINAGOGA DE BUDAPESTE

04 de maio de 2017

Um dos lugares mais interessantes de Budapeste é o Mercado Coberto Central, foi construído no século XIX, inaugurado em 1897. O edifício possui 150 metros de extensão, com seis naves laterais interligadas. É o maior da cidade.

O Mercado Coberto Central

Quando foi construído era considerado uma obra de arquitetura e engenharia muito moderna. Hoje encontra-se totalmente reformado e é um lugar interessante para passear, observar as inúmeras barracas de frutas, queijos, embutidos e temperos coloridos.

O Mercado Coberto Central

No segundo andar do mercado aparecem lojas de artesanatos, lembranças da cidade e dezenas de pequenos restaurantes que servem comidas típicas para visitantes e cidadãos de Budapeste.

O Mercado Coberto Central

Deixamos o mercado para trás e seguimos andando até a Grande Sinagoga. Mais uma atração exclusiva da cidade. A Grande Sinagoga de Budapeste é a maior da Europa e segunda maior do mundo, perdendo apenas para a Nova York. Foi construída na segunda metade do século XIX, em estilo mouro-bizantino. É um edifício único no mundo. Bastante diferente das sinagogas tradicionais. Se assemelha a uma Catedral Católica, e por esse motivo, foi bastante criticada por judeus ortodoxos.

A Grande Sinagoga de Budapeste parece uma catedral cristã.

Possui duas grandes torres na fachada, encimadas por estruturas de “cebola”, que faz lembrar as catedrais russas e lhe dá um ar de santuário. A Sinagoga pode receber até 3000 fieis sentados, sendo que as mulheres ficam nas sacadas, em um espaço separado dos homens, obedecendo a uma tradição ortodoxa judia.

Duas grandes torres compõem a fachada da Sinagoga de Budapeste.

Construir a Sinagoga de Budapeste inspirado numa catedral cristã, foi uma estratégia dos novos judeus que chegaram a Budapeste, vindos da Europa Ocidental, para se aproximar mais das comunidades cristãs, e com isso, quebrar preconceitos e facilitar relacionamentos. No centro da nave principal, existem púlpitos, como nas catedrais cristãs.

A Sinagoga de Budapeste

No mesmo edifício da Sinagoga de Budapeste existe um museu com um acervo judeu, a mais rica coleção da Europa com esse conteúdo. Existem objetos desde a época romana até o século XX, bem como livros impressos há muito tempo.

A Sinagoga de Budapeste

Na área externa da Sinagoga, existe um jardim, que foi transformado em cemitério durante a ocupação nazista de Budapeste, entre 1944 e 1945. Um bela escultura de metal denominada de Árvore da Vida, serve de memorial aos 400 mil judeus húngaros mortos durante o Holocausto. A árvore representa um salgueiro chorão e nas suas folhas estão impressos os nomes das pessoas que ajudaram a salvar vidas de judeus nessa época.

A Árvore da Vida

A Sinagoga fica na entrada do Bairro Judeu. Durante a Segunda Guerra Mundial eles foram obrigados a viver aí. O bairro era cercado por casas altas e muros de pedra, para evitar que os judeus fugissem ou que recebessem ajuda externa. O bairro era superpopuloso, viveram aí mais de 60 mil pessoas, não havia coleta de lixo e os mortos apodreciam nas ruas, onde doenças e pragas se espalhavam.

Escultura no bairro judeu de Budapeste.

O bairro degradado tinha os alugueis mais baixos de Budapeste nas décadas do pós-guerra. A partir do início dos anos 2000, o bairro foi ocupado por bares, food trucks e restaurantes transados. Se encheu de estudantes e artistas. Possui muitas lojas de design, galerias de arte e se transformou no centro da vida noturna e cultural da cidade.

Bares e restaurantes no bairro judeu.

O beco Gozsdu, no bairro judeu, é um dos exemplos de lugar descolado nesse centro de Budapeste.

O beco Gozsdu

 

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Hungria e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para A GRANDE SINAGOGA DE BUDAPESTE

  1. Pingback: A GRANDE SINAGOGA DE BUDAPESTE — Um Pouquinho de Cada Lugar – Joaquim Nery | O LADO ESCURO DA LUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s