AS PONTES SOBRE O RIO DANÚBIO, EM BUDAPESTE

04 de maio de 2017

Seguimos andando pela Avenida Andrassy, o coração da cidade de Budapeste, até as margens do Rio Danúbio, sempre muito movimentada por turistas e cidadãos de Budapeste. O destino era o Dock 10, onde pegamos um barco para fazer o passeio pelo rio. O ticket do barco já está incluso no sistema de ônibus Hop On Hop Off.

Escultura na Orla do Rio Danúbio.

O Rio Danúbio é a artéria principal da cidade e separa os bairros de Buda e Peste. É o segundo rio mais longo da Europa. Nasce na Alemanha, na região da Floresta Negra, próximo ao Lago Constança e deságua no Mar Negro, na região da Romênia. Atravessa todo o território da Hungria, de norte a sul.

O Rio Danúbio.

O passeio de barco pelo Danúbio possibilita vistas espetaculares dos principais monumentos e edifícios de Budapeste. De um lado o Palácio Real imponente, marca as colinas de Buda, do outro lado, o edifício do Parlamento de Budapeste, decora a margem do rio e confirma a fama de ser um das mais belas construções históricas do mundo.

O maravilhoso Parlamento de Budapeste.

No passeio pelo rio, contornamos a Ilha Margarida, onde aparece o parque mais bonito de Budapeste. A Ilha Margarida possui prédios históricos e muita área verde. A população de Budapeste costuma usar as margens do rio, na Ilha Margarida, para práticas esportivas, caminhadas, etc.

Muita área verde na Ilha Margarida.

Em Budapeste aparecem várias pontes ligando as duas metades da cidade. A Ilha Margarida está ligada às duas margens do Danúbio pela Ponte Margarida. A ponte data do final do século XIX. Esculturas decoram os seus pilares e dão um charme especial à ponte.

Detalhe da Ponte Margarida.

A mais famosa e principal, é a Ponte da Correntes, que fica na posição mais central da cidade. A Ponte das Correntes é uma ponte pênsil, foi inaugurada em 1849. É considerada uma obra-prima da arquitetura de Budapeste.

A Ponte das Correntes

A Ponte Elizabeth original é, também do século XIX. Foi destruída na Segunda Guerra Mundial, com todas as outras de Budapeste. A ponte atual foi inaugurada em 1964. Possui um formato mais modernos, com uma estrutura Art Nouveau da sua decoração.

A Ponte Elizabeth

A Ponte Francisco José, ou Ponte da Liberdade, que também foi bombardeada na Segunda Guerra Mundial, foi reconstruída logo depois, em 1946. Todos os motivos ornamentais foram preservados, o que faz dela uma das mais bonitas da cidade.

A Ponte da Liberdade.

Quando concluímos o passeio de barco pelo Rio Danúbio, atravessamos a Ponte Francisco José e fomos até a Igreja da Caverna, na base do Monte Gellért. A igreja foi construída literalmente dentro de uma gruta e é um dos atrativos das margens do rio.

A Igreja da Caverna

Em frente à Igreja da Caverna fica o Hotel Gellért, um dos ícones de Budapeste. O Hotel Gellért foi construído aos pés das colinas de Buda, no início do século XX. O objetivo era aproveitar as águas termais e terapêuticas existentes aí, para atrair visitantes de toda a Europa.

O Hotel Gellért

O interior do hotel possui uma decoração suntuosa, com mosaicos, vitrais e esculturas. O complexo possui um centro de tratamento termal, que pode ser utilizado por visitantes ocasionais. Não é uma exclusividade dos hóspedes. Paga-se uma taxa para usar as piscinas cobertas e banhos do Hotel Gellért.

Uma das piscinas do Hotel Gellért

O hotel hoje possui um aspecto decadente, mas está em reforma. Possui 300 leitos. É procurado para tratamento de doenças circulatórias, reumáticas, neurológicas e digestivas.

Detalhes da Ponte da Liberdade.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Hungria e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s