O RELÓGIO ASTRONÔMICO DE PRAGA

06 de maio de 2017

Chegamos à Praça da Cidade Velha através da Rua Celetná, uma das mais antigas de Praga. É o principal vetor dessa parte da cidade. A partir do século XIV, ganhou prestígio por fazer parte do Caminho Real, que ligava os dois mais importantes centros de poder da cidade: a Casa Municipal e o Castelo de Praga. Por muito tempo, os reis e rainhas da Boêmia seguiam esse caminho nas cerimônias de coroação.

A Rua Celetná

Hoje a Rua Celetná possui muitos prédios de interesse histórico e arquitetônico. Restaurantes, bares, lojas e cafés completam as atrações da rua. Seguimos até a Praça da Cidade Velha, o ponto mais visitado e fotografado da cidade. Os edifícios que circundam a praça preservam a riqueza e a história de Praga.

A movimentada Rua Celetná

O ponto mais disputado pelos turistas que lotam a praça é a frente do Relógio Astronômico, um dos símbolos de Praga. O relógio fica no prédio da prefeitura da Cidade Velha. Foi construído inicialmente em 1490, pelo relojoeiro-mestre Jan Z Ruze. O relógio ficou tão fantástico, que os conselheiros, temendo que ele pudesse ser reproduzido em outro lugar, cegaram o relojoeiro-mestre.

O belo Relógio Astronômico na Prefeitura da Cidade Velha.

A principal atração do relógio é a procissão dos 12 apóstolos que acontece a cada hora cheia. Nesses momentos, a praça se enche de curiosos encantados com os movimentos que o relógio faz.

A procissão dos 12 apóstolos

Antes de começar a procissão, um esqueleto, a figura da morte, puxa a corda da mão direita e à esquerda, uma ampulheta sobe e vira, para a contagem final do tempo. Nesse momento, duas janelas se abrem acima do relógio e as imagens dos apóstolos se movimentam e são vistas pelas janelas. No final da apresentação, um galo canta e o relógio bate a hora marcada.

O esqueleto na borda do relógio.

O relógio é também uma apresentação astronômica. A Terra está no centro e os astros à sua volta. A intenção era reproduzir as órbitas do “sol” e da lua ao redor da Terra. Aparecem também os 12 signos do zodíaco.

Detalhe do Relógio Astronômico de Praga.

Após essa primeira visita à Cidade Velha, tivemos dificuldade em conseguir um bom restaurante para jantar. A cidade estava lotada por causa da Maratona de Praga e do feriadão que haveria em sequência, pois no dia 08 de maio é feriado na cidade. Normalmente fazíamos uma consulta pelo aplicativo do Trip Advisor. Fizemos três tentativas frustradas e desistimos. Escolhemos o mais próximo para tentar. Demos sorte Restaurante Le Grill, estava lotado, mas eles abriram vagas na varanda interna do hotel. Um bom restaurante, com um menu degustação moderno.

Milhares de pessoas na praça aguardando o relógio tocar.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em República Tcheca e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s