A IGREJA DE NOSSA SENHORA DIANTE DE TŸN EM PRAGA

07 de maio de 2017

Voltamos ao centro histórico de Praga, nesse segundo dia na cidade. A primeira visita que fizemos foi à Igreja de São Tiago, na periferia do centro histórico. A igreja atual em estilo barroco data de 1689. Possui algumas histórias associadas a ela. O magnífico túmulo do conde Vratislav de Mitrovice é o mais bonito da Boêmia. Dizem que o conde foi enterrado vivo, pois mais tarde o seu cadáver foi encontrado sentado.

Detalhe do magnífico túmulo do conde Vratislav de Mitrovice

Na entrada da igreja existe um antebraço mumificado e pendurado na parede, que dizem ter sido de um ladrão que tentou roubar as joias de Nossa Senhora, que estavam no altar. Ela segurou o braço do ladrão com tanta força que tiveram que amputá-lo. Um dos destaques da igreja é o maravilhoso órgão de 1702.

O maravilhoso órgão da Igreja de São Tiago.

Seguimos adiante em direção à praça central da Cidade Velha de Praga. As ruas estavam interditadas pois acontecia a Maratona de Praga, considerada uma da melhores do Mundo, pelo clima ameno dessa época do ano e pelo inusitado de o ponto de largada e chegada ser no centro histórico da cidade.

Os atletas chegando na Maratona de Praga.

Praga estava absolutamente impactada pelos maratonistas, suas famílias e acompanhantes. Uma festa. Na reta de chegada, na praça central da Cidade Velha, a animação ficava por conta de uma charanga brasileira e tcheca tocando samba reggae.

A banda de samba reggae animando a chegada da Maratona de Praga.

No centro da praça, destaca-se o enorme Monumento a Jan Hus, , o líder da Reforma Protestante e herói Tcheco. Hus foi queimado na fogueira, condenado à morte, como herege, pelo Concílio de Constança, em 1415. Com a sua morte surgiu o movimento dos Hussitas, que com uma enorme força bélica, mesmo utilizando armas simples, se opôs às cruzadas católicas do imperador e obteve muitas vitórias.

O monumento a Jan Hus, na praça central da Cidade Velha de Praga

Um dos destaques da Cidade Velha é a enigmática igreja de Nossa Senhora Diante de Tÿn. As suas magníficas torres dominam a praça, mas visitá-la não é fácil. A fachada fica por detrás de algumas casas da praça medieval. Encontrar a entrada da igreja já é difícil, fica por dentro de uma arcada em uma das casas que estão a sua frente.

As magníficas torres da Igreja de Nossa Senhora Diante de Tÿn

A igreja hoje é em estilo gótico. Começou a ser construída no século XIV. Depois da Reforma Protestante da Boêmia, ela se tornou o principal templo Hussita da região.

A entrada da Igreja é difícil de achar.

Na Praça da Cidade Velha existem inúmeros casarões em variados estilos, cheios de cores e elementos decorativos. A praça é o principal ponto de encontro e procura para quem visita Praga. Restaurantes, cafés, bares, lojas e galerias completam as atrações.

Fachada de casarão na praça da Cidade Velha.

Seguimos adiante em direção ao Rio Moldava e nos deparamos com um museu inusitado, para Praga. O Apple Museum, em pleno centro histórico da cidade, contrastando a tecnologia de última geração com um centro histórico medieval. O Museu não é oficial. Abriga a maior coleção privada de produtos da Apple.

O Appel Museum de Praga

Num edifício histórico, no centro da cidade, aparecem desde o primeiro Macintosh até todos os modelos de iPod, iPhone e iPad e muito mais. São ao todo 472 artigos com a marca da Apple.

Steve Jobs no Apple Museum de Praga

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em República Tcheca e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s