A BASÍLICA DA SANTA CROCE, O PANTEÃO DAS GLÓRIAS ITALIANAS

18 de maio de 2017

Começamos o dia em Florença visitando a Piazzale Michelangelo, onde fica o mirante da cidade. Lá de cima dá para ter uma vista espetacular de Florença, o belo Rio Arno e todo o seu centro histórico. É a melhor vista da cidade, com um panorama magnífico.

A Piazzale Michelangelo

No centro da Praça, mais uma réplica do David de Michelangelo e algumas barracas com venda de suvenires. A bela vista da cidade atrai um grande número de turistas.

As melhores vistas de Florença aparecem do mirante da Praça Michelangelo.

Descemos a colina andando até o Rio Arno, atravessamos a Ponte alle Grazie, de onde se tem uma bela vista da Ponte Vecchio e seguimos até a Basílica da Santa Croce.

A Ponte Vecchio

 

A Basílica da Santa Croce é apelidada de O Panteão das Glórias Italianas. Uma igreja que impressiona e traduz toda a energia da cidade. Começou a ser construída em 1294. A grande atração é a presença dos túmulos de alguns dos moradores mais importantes de Florença. São ao todo, 276 tumbas. Algumas especiais. Lá dentro, lado a lado, estão enterrados Michelangelo, Galileu Galilei, Maquiavel, Rossini, dentre outros.

A impressionante Basílica da Santa Croce

O interior da Santa Croce é cheio de túmulos e mausoléus. Existem 16 capelas muito bem decoradas e algumas delas homenageiam os florentinos famosos. Michelangelo morreu em Roma, em 1564, mas o seu corpo foi trazido para Florença e enterrado na Santa Croce.

O túmulo de Michelangelo na Basílica da Santa Croce

Galileu Galilei nasceu em Florença, no ano em que Michelangelo morreu, 1564. Astrônomo fenomenal, defendeu a teoria de que a Terra girava em torno do Sol e não ao contrário. Por isso foi julgado e condenado pela Santa Inquisição. O seu corpo ficou abandonado por muitos anos, apenas em 1737 foi levado para a Basílica da Santa Croce e ganhou um lugar de destaque em frente a Michelangelo.

Mausoléu dedicado a Galileu Galilei

Nicolau Maquiavel viveu em Florença entre os séculos XIV e XV. Foi político, filósofo e escritor. O autor de “O Príncipe” foi conselheiro e influenciou a família dos Medici por muitos anos.

Túmulo de Nicolau Maquiavel

Dante Alighieri é outro florentino imortal. Autor de “A Divina Comédia”, também tem um espaço na Basílica, mas curiosamente o monumento está vazio, pois Dante está enterrado em Ravena, onde morreu em 1321.

Mausoléu de Dante Alighieri

A Basílica é famosa também pelos afrescos de Giotto que estão em algumas das capelas da igreja. Giotto foi o mais importante dos artistas medievais. Foi ele quem deu os primeiros passos em direção ao Renascimento Cultural.

O altar mor da Basílica da Santa Croce

Uma das obras de arte mais importante da Basílica é o Crucifixo de Cimabue, na sacristia. Muitas das obras de arte da Basílica de Santa Croce ficaram bastante danificadas com a grande enchente do Rio Arno de 1966. O Crucifixo de 1280 foi engolido pelas águas e depois restaurado.

O Crucifixo de Cimabue

Saímos da Santa Croce, circulamos um pouco pela cidade e voltamos para o hotel, pois tínhamos que nos preparar para o casamento dos amigos Paula Duarte e Ewerton Visco, realizado num típico palacete secular, nas colinas da Toscana, nos arredores de Florença. Uma noite maravilhosa compartilhada com amigos.

Um Belo casamento em Florença

A Basílica da Santa Croce em Florença

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Itália e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s