OS LAGOS DO PARQUE NACIONAL DE JASPER, NO CANADÁ

14 de agosto de 2017

Estávamos no Jasper National Park, na região das Montanhas Rochosas, no Canadá. Seguimos pela Maligne Road até o Medicine Lake. O lago é mais um entre os inúmeros que existem na região do parque. O destaque fica para o complexo sistema de cavernas subterrâneas que serve de escoamentos para as suas águas. Ele não possui escoadouro superficial. Fica totalmente cercado por montanhas. No início do outono, quando toda a água já escoou pelas cavernas subterrâneas, ele se transforma numa área pantanosa com um filete d’água no centro e alguns riachos superficiais. Volta a encher com o degelo da primavera.

O Medicine Lake

Continuamos pela estrada até o Maligne Lake, uma das maiores atrações dessa parte do Jasper National Park, localizado a 48 quilômetros de Jasper. O lago fica entre as cadeias de montanhas Maligne e Queen Elizabeth. É o maior lago da região, com 22 km de extensão.

Maligne Lake

O Maligne Lake é um lago de origem glacial, foi formado a partir do degelo de antigos glaciais. Possui até 96 metros de profundidade. Esse tipo de lago normalmente é profundo e extenso e nem sempre muito largo. O seu formato acompanha o do glacial que lhe deu origem. Voltamos pela Maligne Road e finalmente, no final da tarde, chegamos a Jasper.

O Maligne Lake é o maior dos lagos do Parque Nacional de Jasper.

Jasper é uma cidade pequena, mas com todos os serviços turísticos necessários. Restaurantes, lojas de artesanatos e galerias de artes se espalham por todo canto. Antes de ir para o hotel fomos até o Patricia Lake e ao Pyramid Lake, próximos à cidade, localizados a 8 km da sede. Os dois lagos ficam em frente à Pyramid Mountain, um pouco a norte de Jasper. Tanto o Patricia quanto o Pyramid, são também lagos de origem glacial.

O Lago Patrícia nos arredores de jasper

Depois de fotografar e visitar os lagos da região, finalmente chegamos à cidade. Jasper foi fundada em 1911 a partir de um assentamento para os operários da Grand Trunk Pacific Railroad, quando construiu a ferrovia transcontinental do Canadá que passava por entre as Montanhas Rochosas e, nesse trecho, pelo vale do Rio Athabasca.

Pyramid Lake

O Rio Athabasca passa por Jasper. Possui apenas 168 km de extensão e apesar disso é considerado um dos maiores rios do Canadá. Como o país tem muitos lagos. A maioria dos rios deságuam em um deles no meio do caminho e acabam tendo cursos de pequena extensão.

Rio Athabasca

Apesar de termos feito todo o planejamento da viagem com antecedência, em Jasper, o nosso grupo ficou dividido. São poucas as opções de hospedagens nos Parques Nacionais do Canadá. Seguimos direto para o Best Western Jasper Inn Suites, enquanto que o restante do grupo ficou no Lobstick Lodge, de qualidade semelhante. Os hotéis são bons, porém não são luxuosos.

Pyramid Lake Resort

Depois que fizemos check in no hotel, voltamos ao Pyramid Lake para jantar no bom restaurante do Pyramid Lake Resort, ao lado e com uma bela vista do lago.

O Pyramid Lake com o Pyramid Mountain ao fundo.

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Canadá e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para OS LAGOS DO PARQUE NACIONAL DE JASPER, NO CANADÁ

  1. Anônimo disse:

    Esta zona é muito pródiga em lagos e montanhas de inigualável beleza, e o meu amigo sabe muito bem gerir as diferentes sensibilidades da natureza.
    Grata pelas partilhas.
    Cumprimentos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s