ATHABASCA E SUNWAPTA FALLS, DUAS ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS DA ICEFILED PARKWAY

15 de agosto de 2017

Estávamos em Jasper, no Canadá. Uma das atrações da cidade é um bondinho que leva os visitantes até um mirante próximo ao pico das Montanhas Whistlers, a 2.277m. Começamos o dia com a visita ao bondinho, o TramWay de Jasper, que fica a 7 km da cidade. Lá de cima se tem uma vista maravilhosa do vale do Rio Athabasca e do Parque Nacional de Jasper.

O Bondinho de Jasper

O dia não estava adequado para a subida ao mirante das Montanhas Whistlers, mas mesmo assim insistimos. Não conseguíamos ver a cidade, por causa de uma neblina que ocupava toda a área do vale, mas do mirante temos uma bela vista das montanhas, que fica ali, muito perto, como sentinelas do Parque Nacional de Jasper. Descemos e seguimos viagem.

As Montanhas Whistlers

Existem viagens, cujo destino é o caminho. É exatamente isso que acontece com a Icefield Parkway, nas Montanhas Rochosas do Canadá. São tantas as atrações e pontos de contemplação da natureza pelo caminho, que fizemos os 232 km que separam Jasper de Lake Louise, em um dia inteiro de viagem. O mais importante não era chegar e sim, aproveitar a estrada, que é considerada uma das mais bonitas do planeta.

A Icefield Parkway nos surpreende a cada curva.

Fizemos uma primeira parada na região das cachoeiras do Rio Athabasca, 30 km a sul de Jasper, uma das atrações mais disputadas do parque. O Athabasca Falls fica no entroncamento entre as rodovias 93 e 93 A. A cachoeira do Rio Athabasca, tem 23 metros de altura e é uma das maiores atrações dessa parte da viagem.

Athabasca Falls

A queda d’água não é tão grande quando comparada com outras dos parques nacionais do Canadá, mas a força do Rio Athabasca, escava um cânion nas rochas por onde passa e forma um espetáculo impressionante.

Athabasca Falls

Deixamos as cachoeiras do Rio Athabasca para trás e continuamos para o sul por mais 30 km, até a região do vale do Rio Sunwapta, onde seguimos uma trilha para mais um complexo de cachoeiras. A palavra Sunwapta é uma expressão dos nativos da região, que significa “Águas Turbulentas”.

Sunwapta Falls

As cachoeiras dos Rio Sunwapta são menos concorridas que as do Rio Athabasca, mas são igualmente impressionantes. Toda a área ao redor possui trilhas de fácil acesso e caminhada, que possibilitam boas fotos do lugar.

Cachoeira do Rio Sunwapta

As águas turbulentas do Rio Sunwapta

Continuamos para o sul, por mais 45 km até chegar no Columbia Icefield. Cinco quilômetros antes, fomos surpreendidos, numa curva da estrada, por uma estrutura nova, que ainda estava sendo finalizada. Uma passarela de vidro sobre um vale profundo entre as montanhas. Não conseguimos andar na passarela, pois deveríamos seguir em frente até o Icefield Center e comprar os tickets que dão acesso à passarela de vidro. Desistimos, admiramos o vale e seguimos adiante.

Esse é o vale sob a passarela de vidro, na Icefield Parkway

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Canadá e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para ATHABASCA E SUNWAPTA FALLS, DUAS ATRAÇÕES IMPERDÍVEIS DA ICEFILED PARKWAY

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s