O GLACIAR ATHABASCA NO COLUMBIA ICEFIELD, A FORÇA DO GELO SOBRE A GEOGRAFIA DO CANADÁ

15 de agosto de 2017

O Columbia Icefield é uma das principais atrações da estrada e sem dúvida, a mais concorrida. A formação é um grande campo de gelo que se estende entre os parques de Banff e Jasper. O Icefield é a maior cobertura de gelo que existe a sul do Alasca. Possui uma área de 325 quilômetros quadrados, que em alguns trechos, chega a 365 metros de espessura.

O Columbia Icefield

O Icefield se formou na última glaciação, há cerca de 10 mil anos atrás. Apesar de as geleiras estarem diminuindo de tamanho, no final do século XIX, ela avançou e chegou a cobrir a estrada Icefild Parkway. Esses campos de gelo são o que resta de uma época em que o gelo cobria todo o território do Canadá. É com o degelo desse glaciar, que nascem a maioria dos rios dessa região.

O Campo de Gelo

Os glaciares são formados a partir da compactação da neve que se transforma em cristais de gelo. A massa de gelo avança e sofre contrações em épocas diferentes. Todos os anos as nevascas renovam parte da massa de gelo derretida.

Formação de um glaciar.

O Glaciar Athabasca

O Columbia Icefield possui seis grandes braços que se projetam em vales mais extensos. Um deles é o Glaciar Athabasca, com aproximadamente 6 km de extensão e com uma espessura que pode variar de 90 a 300 metros. O Athabasca recuou mais de 1,5 km nos últimos 125 anos, perdendo mais da metade do seu volume. É o glaciar mais visitado da América do Norte.

Toda essa área estava coberta de gelo até 1982

Em frente ao grande glaciar, na beira da estrada aparece o Icefield Center, um complexo de recepção e venda de serviços turísticos, onde é possível comprar excursões que permitem caminhar sobre o Athabasca. Algumas excursões são feitas em ônibus especiais que rodam sobre o gelo. No Icefield Center, existe também lojas de suvenires e estrutura de serviços que envolvem restaurantes, lanchonetes, banheiros, etc.

O Icefield Center

Como não havíamos reservado os tickets com antecedência, não conseguimos fazer o passeio. Havia uma multidão no Centro turístico do Columbia Icefield. Recomendamos reservar com antecedência. Isso não significa que o passeio tenha sido menos prazeroso. Fizemos uma bela caminhada pela moraina frontal, até a beira do Glaciar Athabasca.

Uma trilha leve pela moraina frontal, leva até a borda do glaciar.

A 85 Km a sul do Columbia Icefield and Icefield Center, já na área do Banff National Park, fica o Bow Sunmit, a 2.068m de altitude, é o ponto mais alto da estrada, onde aparece um caminho secundário e uma trilha que vai até o mirante, de onde se vê o Peyto Lake, outra atração imperdível da estrada. A vista do lago e das montanhas nevadas ao redor é uma das mais belas da região.

O Peyto Lake

O lago possui uma beleza especial. É um dos lugares mais fotografados da Icefiled Parkway. Possui uma cor turquesa. O seu nome é uma homenagem a um guia e guardião do Parque: Ebenezer William Peyto. Um personagem folclórico dessa região.

O que mais impressiona no Payto Lake é o azul turquesa da água.

Saímos do Payto Lake e seguimos o curso do Rio Bow e paramos no lago do mesmo nome, na beira da estrada, para algumas fotos.

O Lago Bow

Seguimos a estrada rumo ao sul, 45 km depois chegamos a Lake Louise, onde ficamos hospedados no Hotel Lake Louise Inn. Como chegamos no início da noite. Ficamos aí mesmo no hotel e decidimos visitar o Lake Louise no dia seguinte.

O Lake Louise Inn

 

Anúncios

Sobre joaquimnery

Joaquim Nery Filho é geógrafo, agente de viagens e empresário do showbusiness. Apaixonado por viagens e fotografia.
Esse post foi publicado em Canadá e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s